Viagem de Carro – 7 Dicas essenciais e melhores destinos

Pensando em fazer uma viagem de carro? Então confira nesse post 7 dicas essenciais para tirar essa aventura do papel, além de sugestões de como montar seu roteiro e melhores destinos para pegar a estrada!

Vai fazer uma viagem de carro? Então leia esse post com 7 dicas essenciais, sugestões de como montar seu roteiro e melhores destinos para sua aventura!

Eu nunca pensei que diria isso, mas eu amo viajar de carro.

O que antes me parecia uma perda de tempo interminável (especialmente quando era possível pegar um avião), hoje me deixa super animada e eu já começo a montar a playlist assim que surge a ideia da viagem.

O mesmo acontece com a maioria dos meus amigos e família.

Não sei exatamente qual é a mágica desse tipo de aventura: se são as horas junto com o grupo, o cenário pelo caminho, as músicas, a sensação de chegar em algum lugar… Só sei que é falar “roadtrip” que todo mundo já diz que está dentro e começa a fazer os planos.

Mas, para ser sincera, apesar de toda essa empolgação, a maior parte das viagens de carro que eu planejo não saem do papel. Isso porque, apesar de muito divertidas, essas aventuras exigem um quê de planejamento, especialmente se você ainda for voar para algum lugar para depois pegar o carro.

É preciso definir um roteiro, alugar o veículo, verificar a documentação, se preocupar com seguro, descobrir onde parar… Detalhes que nem são tão difíceis, mas que parecem ser tão trabalhosos que a maioria das pessoas acaba desistindo e só deixa a viagem para lá.

Mas chega desse passar por isso!

Nesse post, dei todas as dicas que você precisa saber para uma viagem de carro de sucesso. Detalhei todos os passos, o que você deveria saber antes, documentos, seguro, gasolina, lanches e até dei umas dicas de como montar o percurso e melhores destinos para esse tipo de viagem. Tudo bem mastigado para você não ficar com nenhuma dúvida.
Quer tirar a roadtrip do papel? Então continue lendo esse post!

7 Dicas essenciais para uma viagem de carro tranquila

Faça a manutenção do carro com antecedência

Antes de mais nada, caso você vá usar o seu próprio carro na viagem, é preciso fazer a manutenção e garantir que ele está em condições para pegar a estrada. 

Um bom ponto de partida é verificar os pneus – veja se eles estão calibrados e em bom estado de conservação, além de se certificar que as rodas estão alinhadas. Além disso, cheque se a água e o óleo estão no nível correto, afinal você provavelmente vai dirigir por horas e não é o momento de ficar sem água no parabrisa.

Se sua viagem for perto do período de revisão do carro, a sugestão é já fazer a revisão antes mesmo da viagem, assim você evita ter alguma surpresa desagradável no meio da estrada. 

Vai alugar um carro? Isso é o que você precisa saber 

Primeiro de tudo, certifique-se que você pode alugar um carro para a sua rota. Dependendo dos seus planos – como por exemplo, cruzar a fronteira de dois países – pode ser que não possa usar um veículo que não seja próprio.

Em seguida, verifique se a reserva inclui quilometragem ilimitada ou se existe um valor total por dia, geralmente 200km. Normalmente as ofertas de quilômetros ilimitados são um pouco mais caras, porém dependendo do quanto você for dirigir pode ser necessário optar por esse tipo de aluguel. Lembrando que a limitação por dia é calculada pelo período total, ou seja, se você vai ficar 10 dias com o carro tem 2000km para dirigir.

Quando for escolher seu veículo, dê atenção a detalhes importantes como segurança – como airbags e freio ABS, e o tamanho das malas. Se você estiver com cinco pessoas, por exemplo, provavelmente vai precisar de um porta malas maior do que se forem apenas duas, já que nesse segundo caso as malas podem ir até mesmo no banco de trás.

Por último, faça a reserva do carro com antecedência, assim você consegue o melhor preço. Eu recomendo fazer com a Rentcars, empresa parceira do blog que trabalha com as melhores seguradoras do mundo. Com a Rentcars você compara o preço de vários carros na categoria, e pode escolher aquele que oferece os melhores benefícios. Além disso, mesmo para viagens internacionais, você pode pagar em reais, sem a taxa do IOF e até mesmo parcelado! Uma mão na roda, né?

Não esqueça do seguro

Se você vai fazer a viagem de carro com um veículo próprio, provavelmente já tem um seguro válido e não precisa se preocupar com essa parte. Lembre apenas de levar os dados e tenha o número de telefone a mão para contactar a empresa caso aconteça alguma emergência.

Se for alugar o carro, no entanto, é provável que possa escolher entre diversos tipos de seguro. O ideal é sempre fazer o seguro completo, pois a maioria das locadoras encontra algo de errado na devolução do carro, e assim você evita surpresas desagradáveis já que praticamente tudo estará coberto. Caso não queira desembolsar tanto, faça pelo menos o seguro contra terceiros. Se for viajar para uma área não tão segura, também sugiro o seguro contra roubo.

Vai fazer uma viagem de carro? Então veja todas as dicas para montar seu roteiro, documentação, paradas, lanches e melhores rotas para essa aventura!
Carro que eu e minha amiga alugamos na nossa viagem para África do Sul (já sujo depois de alguns dias de safári).

Verifique a documentação necessária

Ao alugar o carro, compartilhe seu itinerário com a locadora para verificar se é necessário algum documento extra. Normalmente eles já cuidam de toda a papelada e você só precisa mantê-la com você durante a viagem.

Caso vá usar seu próprio automóvel, faça uma pesquisa para verificar se é preciso levar algo além do documento do carro. Caso vá circular por diversos países, por exemplo, você provavelmente vai precisar de uma carta verde, que é emitida pela seguradora para garantir que você tem a cobertura necessária em caso de acidentes. É obrigatório carta verde para dirigir para o Uruguai, por exemplo, e entre a maioria dos países na Europa.

Além disso, se o carro não estiver no seu nome, pode ser necessária uma declaração do dono atestando que ele te emprestou o veículo e que você tem permissão para levá-lo para fora do país.

Em alguns lugares, turistas também precisam da PID – permissão internacional para dirigir. Esse documento atesta em inglês que você está apto para dirigir, e pode ser adquirido no DETRAN da sua cidade. Caso seja obrigatório, algumas empresas não deixam nem você alugar o carro sem isso. Vale lembrar que a PID não substitui a carteira de motorista, você precisa apresentar os dois juntos!

Se prepare para os pedágios

No geral, países como os Estados Unidos ou lugares como a Europa possuem sites indicando onde ficam os pedágios, assim você consegue saber com antecedência quanto precisará pagar. Alguns sites que podem ajudar:

Caso não consiga calcular o valor antes da viagem, o ideal é reservar dinheiro para essa finalidade.

Pesquise também como são pagos os pedágios no seu destino. Existem lugares atualmente que só aceitam pagamento em cartão – e aí prepare-se para ter um cartão de crédito internacional ou um travel money – enquanto outros só aceitam dinheiro, e aí o ideal é deixar algumas notas e moedas no carro.

Existem também os pedágios eletrônicos, onde a única possibilidade é pagar através de serviços equivalentes ao “sem parar. Caso tenha alugado seu carro, normalmente a própria locadora te explica como funciona e oferece o seviço. Caso esteja com seu próprio veículo, normalmente você pode pagar a conta em lugares com o correio ou em pontos específicos do departamento de trânsito. 

Descubra como funcionam os postos de gasolina

Se for fazer uma viagem nacional, você pode ignorar essa parte, e só se preocupar com o preço da gasolina no seu destino.

Agora, se for viajar para o exterior, pode ser que os postos para abastecer sejam diferentes do que você está acostumado no Brasil, já que em vários lugares não existem frentistas, você é responsável por encher o tanque. Os locais costumam pagar direto na bomba utilizando cartão, mas na minha experiência grande parte dos postos não aceita cartões internacionais. Caso isso ocorra com você, é só ir na loja de conveniência, explicar qual sua bomba, pagar o valor que quiser e aí a máquina vai liberar o abastecimento. 

Pode parecer difícil, especialmente para quem não está acostumado com viagem de carro, mas depois da primeira vez você já pega o jeito!

Prepare uma playlist e não esqueça lanches e água!

Para finalizar, uma dica de sobrevivência para as longas horas na estrada: não esqueça do essencial. 

Você, seus amigos ou família vão sentir fome durante a viagem. Tente levar lanches que sejam fáceis de comer com a mão – eu sou particularmente fã de batata chips de vinagre e sal – e que não vão fazer muita sujeira no carro. Não esqueça também de levar muita água, especialmente nos meses mais quentes. 

E, claro, não esqueça de fazer uma playlist que agrade a todos (ou pelo menos a maioria, rs). Caso não consigam decidir num estilo musical, vale a pena escolher alguma lista já pronta no Spotify. Eu gosto muito da lista Road Trip Songs do Hostelgeeks, mas também sempre adiciono algumas das minhas favoritas na fila como A Thousand Miles (essencial cantar essa no carro, né!).

Vai fazer uma viagem de carro? Não esqueça de levar lanches para beliscar na estrada! Veja essa e outras dicas para a sua próxima aventura nesse post!
Lanches essenciais da nossa viagem de carro pela África do Sul (foto diretamente dos meus stories da época hahaha)

Como planejar a sua viagem de carro

As dicas acima são ótimas, mas de nada adiantam caso você não saiba onde está indo. Aqui estão algumas sugestões para traçar o percurso da sua viagem:

Planeje seu roteiro com antecedência

Atualmente, a maioria das pessoas que está indo para um lugar desconhecido apenas entra no carro, liga algum aplicativo de nagevação e sai dirigindo. E, apesar de ser uma possibilidade, eu não recomendo que você faça isso na sua viagem de carro. Isso porque esses apps tem o costume de escolher a rota mais rápida entre um ponto e outro, sem se preocupar com paradas ou com o cenário.

E por que isso importa? Primeiro que, se for uma viagem longa, você vai precisar parar para esticar as pernas ou até mesmo para passar a noite em algum lugar, e isso só é possível se existirem lugares para tal finalidade no seu percurso. Sabendo o caminho com antecedência você já descobre onde parar.

Além disso, o caminho mais rápido nem sempre é o desejado. Quando se fala de uma roadtrip pela Califórnia, por exemplo, estamos falando de percorrer o golden state através da estrada que contorna o oceano, com suas vistas de tirar o fôlego. Nem sempre essa estrada é a opção mais rápida, no entanto, e alguns aplicativos sugerem outras rotas. Sabendo disso com antecedência, você pode ajustar a rota e ter certeza que não vai perder uma parte incrível da viagem.

Para planejar o roteiro, minha sugestão é abrir o Google Maps e adicionar sua origem e destino no mapa. Depois disso, adicione alguns lugares extras como paradas e vá ajustando o mapa de acordo com as rotas de sua preferência. Aqui no blog já tem um post completo sobre como usar o Google Maps em viagens.

Vai fazer uma viagem de carro? Então monte seu roteiro com antecedência! Veja como e outras dicas para tornar essa aventura inesquecível nesse post!

Viagem longa? Decida onde dormir a cada dia

Caso precise dirigir por vários dias, o ideal é planejar onde você vai dormir com antecedência. Dessa forma, você consegue calcular quantos quilômetros vai precisar percorrer a cada dia, e sabe qual o seu destino final em cada um deles. 

Outra vantagem é que dessa forma você pode reservar seu hotel antes de chegar, garantindo que você conseguirá um quarto. Em alta temporada, é comum cidades que costumam ser pontos de paradas estarem lotadas. 

Para encontrar o melhor preço na hora de escolher a hospedagem, eu recomendo usar o Booking.com! Caso não tenha costume de usar essa plataforma, aqui no blog tem um post ensinando tudo que você precisa saber e com dicas para encontrar os menores valores para cada hotel!

Utilize apps durante a viagem para não se perder

Placas são ótimas, mas melhor ainda são os aplicativos que te guiam durante todo o percurso. Eles dizem onde virar, informam sobre radares e acidentes e ainda indicam as condições do trânsito. Realmente, nada como tecnologia na hora de viajar.

Os meus favoritos para usar nessas horas são o Waze e o Google Maps. Normalmente uso o primeiro já que ele reage mais rápido quando erro o caminho (o que, sendo sincera, acontece com frequência, rs). O Google Maps, no entanto, consome menos bateria – pelo menos na minha experiência –, e você pode carregar o mapa que criou anteriormente quando estava planejando o percurso. 

Não esqueça também que você vai precisar carregar seu celular durante a viagem. Mantenha o cabo a mão, e verifique se existe uma entrada USB nativa ou adaptador no painel do carro. Na pior das hipóteses, leve uma bateria extra para esses momentos, para ter certeza de que você não vai ficar sem um mapa para te guiar.

Economize no GPS durante a viagem

Eu sei… usar aplicativos no celular parece uma ótima ideia para viagens nacionais, mas como fazer o mesmo no exterior? Normalmente a locadora oferece o serviço de GPS com um custo adicional por dia, e não restam muitas alternativas… será mesmo?

Pois eu tenho uma dica para não gastar com GPS durante viagens internacionais: usar um chip de viagem. Com ele você tem internet durante todo o tempo que estiver fora do país, e pode tanto utilizar os aplicativos de navegação quanto redes sociais, Whatsapp, navegar na internet e mais. Você tem acesso a todas essas funcionalidades e, como o preço é fixo (diferente do GPS que você paga por dia), sai muito mais barato! 

Aqui nessa página expliquei tudo sobre o chip de viagem, mostrei as vantagens, fiz as contas para te mostrar como ele te ajuda a economizar e ainda recomendei o meu favorito!

Descubra os melhores aplicativos para usar na sua viagem de carro (E outras dicas!) nesse post!

Melhores destinos para uma viagem de carro

Ok, agora que você já está mais que pronto para fazer a viagem, só resta decidir para onde ir. Aqui estão algumas sugestões baseadas nas minhas últimas aventuras e dicas de amigos:

Portugal

Um dos lugares mais fáceis para dirigir no exterior, afinal, além do país ser pequeno e as estradas serem ótimas, as placas também estão em português! Eu já dirigi por aqui (estou morando em Lisboa atualmente) inúmeras vezes, e realmente as rodovias são bem sinalizadas e fáceis de navegar. 

A maioria dos roteiros por Portugal envolvem dirigir, isso porque existem inúmeros bate e voltas possíveis saindo de Lisboa e Porto, e são várias as cidadezinhas e atrações turísticas que ficam na beira das estradas. Além disso, para quem curte praia, usar um carro é a melhor forma de conhecer o Algarve, uma das regiões mais bonitas do país. 

Logo mais vai ter um roteiro de carro por Portugal aqui no blog! :)

Espanha

O mesmo que escrevi sobre Portugal pode ser dito sobre a Espanha: ótimas estradas, fácil de navegar e inúmeras paradas interessantes. De 12 a 15 dias você consegue conhecer uma grande parte do país dirigindo, passando pelas principais cidades e ficando algum tempo em cada uma delas.

Caso comece por Madrid, você pode aproveitar os bate e voltas na região, e depois descer para Sevilla e fazer o caminho pela costa até Barcelona, passando por Málaga, Valência (aqui no blog tem um roteiro pela cidade) e outros lugares. De lá, pode partir para o norte para San Sebastián ou Bilbau ou voltar para Madrid caso seja onde vai pegar o voo de volta.

Califórnia

Tem como falar de viagem de carro e não citar a Califórnia? O estado é o destino dos sonhos da maioria das roadtrips e não é por acaso: as estradas são de cinema, com vistas de tirar o fôlego e que te fazem querer parar em cada mirante para apreciar o cenário. 

Não vou me estender muito sobre roteiro pois aqui no blog tem um post super completo de viagem de carro para a Califórnia por 15 dias, com dicas de cidades, o que fazer no caminho, onde se hospedar e passando até mesmo por Las Vegas! Se essa é sua viagem, lê o post que lá tem TODAS as dicas possíveis!

A Califórnia é o destino ideal para a sua próxima viagem de carro! Veja dicas para essa aventura nesse post!

Uruguai

Um destino na América do Sul e que é super acessível para brasileiros irem de carro, já que é só atravessar a fronteira do país com o Rio Grande do Sul. Fiz essa viagem em família em 2017 e só tenho boas recordações, já que as estradas são boas e tranquilas, e fora de temporada são pouquíssimos carros passando.

De roteiro, eu sugiro Punta del Diablo, Punta del Este, Montevideo e Colonia del Sacramento, nessa ordem.  Reserve um ou dois dias para a Punta mais famosa – o blog Foco no Mundo tem um roteiro incrível com o que fazer em Punta del Este em 2 dias, quatro ou mais para aproveitar a capital e, se tiver tempo, deixe seu carro em algum estacionamento em Colonia e pegue o BuqueBus para Buenos Aires, e passe um ou dois dias.

Vale lembrar que para cruzar a fronteira entre o Brasil e o Uruguai você precisa da carta verde, como mencionei lá em cima. Não esqueça de imprimi-la em papel verde, ou não será aceita (juro!).

África do Sul

Um destino que você precisa de um carro para conhecer os melhores lugares, já que fora as cidades grandes como Cape Town e Johanesburgo, os pontos de interesse ficam na estrada ou precisam de um veículo (oi, safári!). 

Aqui existem duas opções de roteiros legais. Você pode começar por Cape Town e depois fazer a Garden Route, passando por Port Elizabeth, Mossel Bay, George e outros pontos. Você vai encontrar praias incríveis e até mesmo o maior Bungy Jumping de ponte do mundo. 

Ou, você também pode partir de Johanesburgo, dirigir até o Kruger Park para um safári inesquecível e na volta fazer a Panoramic Route, em Blyde River Canyon. Eu fiz esse segundo percurso e adorei, e sem dúvidas os pontos da rota panorâmica foram uma das melhores partes da viagem. 

Vale lembrar que na África do Sul você dirige da maneira britânica, ou seja, na esquerda, e o volante fica na direita do carro. Se prepare para altas emoções, rs.

E essas foram todas as dicas para fazer uma viagem de carro de sucesso! Agora é só se planejar e cair na estrada!

Ficou com alguma dúvida? Acha que faltou alguma coisa? Me conta nos comentários!

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Quer fazer uma viagem de carro? Então veja nesse post 7 dicas essenciais para tirar essa aventura do papel, dicas de como montar seu roteiro e sugestões dos melhores destinos para pegar a estrada! #viagemdecarro #viagem #dicasdeviagem #roadtrip

Os links para o Booking, Rentcars e Chip de Viagem são afiliados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu