O que fazer em Montevideo – Melhores atrações e roteiro de 3 dias

Vai conhecer o Uruguai e não sabe o que fazer em Montevideo? Então confira esse post com as melhores atrações e um roteiro de até três dias para curtir a cidade em um final de semana ou feriado prolongado!

O que fazer em Montevideo - Melhores atrações e roteiro de 3 dias pela capital do Uruguai

Apesar de ser um destino popular entre os brasileiros, eu nunca tive muita vontade de conhecer Montevideo. Mesmo sendo uma capital, na minha cabeça a cidade era pequena e sem graça, e não fazia parte dos meus planos visitá-la tão cedo.

Isso é, até que minha família resolveu passar um mês por lá turistando e trabalhando (todos nós trabalhamos na internet). Concordei em ir junto pois imaginei que seria um bom conteúdo para o blog, mas o que eu não esperava era me apaixonar tanto pelo lugar. 

Hoje em dia, quando me perguntam se vale a pena ir para o Uruguai, no geral, eu respondo com toda sinceridade que sim, e ainda acrescento que, apesar de existirem praias e outros locais incríveis no país, a capital não pode ficar de fora do roteiro. 

Isso porque, além de ser um destino fácil de chegar (existem voos direto saindo do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), você consegue conhecer as principais atrações em poucos dias. Ou seja, essa é uma viagem perfeita para fazer em um feriado prolongado ou até mesmo em um final de semana! 

Outra vantagem é que você consegue aproveitar a cidade o ano inteiro, não precisa esperar pela alta temporada quando as passagens e hotéis são caríssimos. Eu fui em agosto e setembro e, mesmo não podendo ir a praia, gostei bastante! Tenho outros amigos que também foram em épocas mais frias e não se arrependem.

Te convenci a visitar a capital do Uruguai? Então é hora de planejar essa viagem! Para te ajudar, escrevi esse post com dicas de o que fazer em Montevideo, com as melhores atrações e um roteiro de três dias, para tornar sua aventura ainda mais fácil!

O que fazer em Montevideo – Melhores atrações

Separei algumas das atrações turísticas que você não pode deixar de conhecer em Montevideo. É claro que existe muito mais o que conhecer na cidade, mas esses são os lugares que considero essenciais em um roteiro na primeira vez pela região:

Pôr do Sol na Rambla 

A Rambla é o nome dado a avenida a beira-mar que passa por Pocitos e Punta Carretas, seguindo até chegar na Ciudad Vieja. É um local delicioso para caminhar, e é comum durante o dia ver pessoas fazendo um lanche ou apenas descansando por lá. 

O grande atrativo dessa área, no entanto, é o pôr do sol. A paisagem é magnífica, com a praia de fundo, e até mesmo os locais param para assistir. A minha sugestão é ver o sol se por perto da área do Parque Rodo ou do Golf Club, onde além da calçada também existe um gramado para sentar e esperar o espetáculo. 

Assistir o pôr do sol na Rambla é uma das coisas imperdíveis entre o que fazer em Montevideo! Descubra outras atrações e veja um roteiro pela cidade nesse post!
Pôr do sol na Rambla

Feria de Tristán Narvaja 

A melhor forma de entender a dimensão da feira de Tristán Narvaja é pensar em uma feira de rua grande e multiplicar por mil. Fui achando que seria algo como uma ou duas ruas, essas feiras pequenas, e a realidade foi que eu e minha família passamos a manhã inteira por lá sem conseguir ver tudo. 

De maneira geral, você consegue encontrar qualquer coisa que imaginar por lá. Vi livros, revistas, antiguidades, plantas, brinquedos, roupas, comida, acessórios, óculos escuros, objetos de decoração e todo tipo de coisa vintage e usada. Se for querer fazer compras, leve dinheiro vivo pois os vendedores não aceitam cartão. 

Atenção pois ela acontece apenas aos domingos, das 9:00 as 16:00. 

Parque Rodó

Facilmente acessível e perto da Rambla, esse é um dos parques mais famosos da cidade. Além do normal, como lagos e fontes e muita área verde, por lá também existe um castelo cujo interior é uma biblioteca para crianças, um cassino e até mesmo um museu de artes visuais. 

Nos domingos também ocorre uma feira onde é possível encontrar de tudo, desde roupas e acessórios até objetos de decoração para casa.

O Parque Rodó é um dos parques mais famosos de Montevideo! Descubra o que fazer na capital do Uruguai e um roteiro pela cidade nesse post!

Telecommunications Tower

Que tal ver a cidade do alto? A Telecommunications Tower (também conhecida como Torre Anatel) é na verdade é um edifício comercial, mas visitantes podem pegar o elevador até o 26º andar e apreciar uma visão 360º da cidade. 

Como a maioria das atrações desse tipo, no andar superior existem placas mostrando o que você está vendo, com os principais edifícios e marcos da cidade. A subida é gratuita, mas só pode ser feita em horários pré-determinados de acordo com o site da torre.

Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto é um daqueles lugares imperdíveis quando se fala em o que fazer em Montevideo. É um mercado cheio de restaurantes que servem a culinária local, e, como é de se esperar devido ao grande número de turistas, os preços são bem elevados. 

Mesmo assim, devido a sua ótima atmosfera e excelente gastronomia, eu considero que vale a pena a visita. Nós escolhemos o restaurante El Palanque para comer a famosa parrilla uruguaia e não nos arrependemos. 

Na saída, não deixe de passar na loja de alfajores para aproveitar algumas maravilhas de Punta Ballena (que, convenhamos, são os melhores alfajores, desculpa Argentina).

O Mercado del Puerto é uma das atrações obrigatórias quando se fala em o que fazer em Montevideo! Veja outras atrações da capital do Uruguai nesse post junto com um roteiro de 3 dias pela cidade!
Parrilla Uruguaia no Mercado del Puerto

Librería Más Puro Verso

Imperdível tanto para quem gosta de livrarias quanto para quem aprecia uma bela obra arquitetônica. A escada que leva ao segundo andar é praticamente um símbolo da cidade, e a quantidade de livros é de tirar o fôlego de qualquer leitor. 

O ambiente é super agradável e além de render ótimas fotos, também existe um espaço para quem quiser ler em paz. No local também existe um café, mas por ser um local tão visitado os preços são bem salgados. 

Como fica no coração da Ciudad Vieja, é um ótimo lugar para dar uma passada quando você estiver nos arredores da Plaza Independencia.

Ciudad Vieja

Tanto o Mercado del Puerto quanto a Librería Más Puro Verso ficam na Ciudad Vieja, mas existem várias outras atrações dentro do bairro. Minha sugestão (como coloquei no roteiro no final do post), é conhecer também a Plaza Independencia, a Plaza de la Constitución, o Teatro Solís e a Puerta de la Ciudadela

Todos esses locais são ricos em história e você pode ir de um ao outro a pé enquanto aprecia a fantástica arquitetura de antigamente. 

A fonte da Plaza de la Constitución é um dos marcos da ciudad vieja em Montevideo! descubra o que fazer na capital do uruguai e um roteiro de 3 dias pela cidade nesse post!
Fonte da Plaza de la Constitución

O que fazer em Montevideo – Roteiro de 3 dias

A melhor opção para seguir esse roteiro é visitar a cidade em um final de semana, já que domingo é o dia em que acontecem as maiores feiras. Você pode tanto chegar na sexta e ir embora domingo a noite, quanto chegar sábado de manhã e voltar para o Brasil na segunda a noite, e ainda vai dar tempo de fazer praticamente tudo.

Tanto de carro quanto usando ônibus, minha sugestão é usar o app do Google Maps para conseguir se locomover facilmente pela cidade. Nesse post eu mostrei como usar o aplicativo durante as suas viagens.

Onde se hospedar em Montevideo

Apesar dos preços serem menores na Ciudad Vieja, as melhores regiões para se hospedar em Montevideo são Pocitos e Punta Carretas. Ficando por ali, você consegue ir a pé para várias das atrações, ou consegue pegar apenas um ônibus caso vá usar transporte público. 

Alguns dos melhores hotéis são: 

  • Ermitage Hotel: Já imaginou curtir o final de semana nesse quatro estrelas com localização privilegiada, bem de frente a praia de Pocitos? Pois o local possui recepção 24 horas, wifi gratuito e estacionamento, além de oferecer um café da manhã delicioso. Isso tudo com quartos com televisão de tela plana, ar condicionado e um ótimo preço! Nota no Booking: 8,5 Muito Bom. 
  • Mercure Punta Carretas: Outro quatro estrelas com preço sensacional e com vista de frente para o mar, mas dessa vez de Punta Carretas. Possui restaurante no local, assim como uma academia e um luxuoso lounge, além de jardim e terraço. Nota no Booking: 8,8 Fabuloso.
  • Rambler Punta Carretas: Se você quiser economizar, Montevideo também possui ótimos hostels. O Rambler fica pertinho da praia de Pocitos, tem recepção 24 horas, wifi grátis e até mesmo cozinha caso você queira preparar as próprias refeições. Cada cama nos quartos compartilhados tem sua luz e tomada próprias, além de serem super confortáveis. Nota no Booking: 8,6 Fabuloso.

1º Dia em Montevideo

No primeiro dia, o ideal é conhecer o centro da cidade e a Ciudad Vieja, já que nos domingos e segundas muitas lojas e atrações não abrem. 

Comece o percurso na Avenida 18 de Julho, onde ficam diversos centros comerciais e restaurantes. Recomendo passar pela Fuente de los Candados, símbolo da região e onde casais colocam cadeados para que seu amor seja duradouro e para que no futuros eles voltem ao local (parecido com a ponte em Paris). De lá, siga a pé pela avenida até a Plaza Independencia, onde está o mausoléu do José Artigas, militar importante na história da independência do país.

No final da praça está a Puerta de la Ciudadela, antiga porta da cidade de Montevideo quando a mesma ainda era uma fortaleza construída pelos espanhóis. Atualmente, essa porta é conhecida como a entrada da Ciudad Vieja. Ao atravessá-la, visite a Libraría Más Puro Verso, e prepara-se para se encantar com a arquitetura local. 

Saindo da livraria, desça a rua Bartolomé Mitre e visite o Teatro Solís, construído em 1856 e que funciona até hoje (no site do teatro tem os horários das visitas guiadas, caso você queira conhecer o interior).

De lá, volte para a rua Sarandí (a da livraria) e caminhe até a Plaza Constitución, onde aos sábados acontece uma pequena feira de antiguidades. Explore as barraquinhas e, quando estiver pronto para ir embora, ande até a Calle Perez Castellano. Essa é a uma rua de pedestres, e seguindo-a em direção ao porto você chegará no Mercado del Puerto, onde vai poder almoçar a famosa parrilla uruguaia. Os restaurantes ficam abertos até as 17:30, então não precisa correr e pode fazer um almoço mais tardio para explorar bem a Ciudad Vieja. 

Depois disso, caso tenha se hospedado em Pocitos ou Punta Carretas, minha sugestão é voltar para a área do hotel. No começo da praia de Pocitos fica o famoso letreiro de Montevideo, e como o sol já vai estar mais baixo vai ser o horário ideal para tirar fotos. Lembrando que, se estiver muito cheio, é só tirar foto na parte de trás da placa e depois inverter a foto no celular. 

Para finalizar, você pode tomar um café da tarde no Nuevo Expreso Pocitos, restaurante super tradicional e que serve os famosos chás da cidade (com sucos, salgados e mais). Caso queira esperar para jantar, a sugestão é caminhar pela Rambla ou pelas ruas do bairro, que são super agradáveis e mais para noite experimentar o chivito, sanduíche maravilhoso e tradicional. Recomendo o Chivitos Lo de Pepe. 

O letreiro de Montevideo é uma parada obrigatória na capital uruguaia! Descubra o que fazer em Montevideo e um roteiro de 3 dias pela cidade nesse post!
Letreiro de Montevideo em Pocitos

2º Dia em Montevideo (Domingo)

Esse dia precisa ser em um domingo, pois é quando acontecem as maiores feiras. As 9 da manhã inicia a Feria de Tristán Narvaja, no centro da cidade (o início é na Av. 18 de Julho esquina com a rua que dá nome à feira), e eu sugiro que você chegue cedo para que não esteja tão cheio.

Tranquilamente você consegue passar a manhã inteira por lá, pois o número de barraquinhas beira ao infinito. Não se preocupe se ficar com fome, já que várias delas vendem delícias uruguaias, inclusive alfajores e churros de doce de leite. 

Como é um dia bem movimentado no centro apesar de ser domingo, os restaurantes da região costumam estar abertos nesse dia. Você pode aproveitar a simplicidade e sabor do La Tortuguita ou do Gran Sportman.

Depois de comer, dirija-se ao Parque Rodó onde também acontece uma feira aos domingos. Ela é pequena (muito, mas muito menor que a de Tristán Narvaja) porém acaba às 15, então o ideal é não chegar muito tarde. Por lá tem mais decoração e roupas, com modelos bem mais atuais e baratos que na feira do centro de Montevideo.

De tarde a sugestão é explorar o restante do parque. Indico a visita ao Museu Nacional de Artes Visuais e a Galería de Arte Municipal. Por lá também existe um cassino, um lago e um castelo que por dentro serve como biblioteca infantil. Na lateral perto do McDonald’s também fica o Churros La Manola, barraquinha considerada por muitos com o melhor churros da cidade.

Se atente ao horário do pôr do sol e vá para a Rambla um pouco antes, para pegar um lugar no gramado para assistir ao espetáculo. 

De noite você pode aproveitar para jantar em alguns dos restaurantes mais bem aclamados da capital, como o Baco Vino y Bistro na beira do mar em Punta Carretas ou o La Pulperia para comer carnes deliciosas por um preço justo.

A Feria de Tristán Narvaja é uma atração imperdível em Montevideo! Descubra o que fazer em Montevideo e veja um roteiro de 3 dias pela cidade nesse post!
Um pouco da Feria de Tristán Narvaja

3º Dia em Montevideo

Depois de passar pelas principais atrações turísticas, pode ser difícil descobrir o que fazer em Montevideo. Apesar disso, existem alguns lugares que ainda não entraram no roteiro que você pode conhecer no seu terceiro dia na cidade.

Minha sugestão é começar o dia no Parque Prado, onde fica o Jardim Botânico de Montevideo e também o Rosedal (jardim de rosas). Também existem outros monumentos e pontos para tirar fotos no local.

Em seguida, perto da hora do almoço, parta para o MAM – Mercado Agrícola de Montevideo. É como se fosse um mercado público, com diversos estandes vendendo frutas, verduras, artesanato e produção local, além de inúmeros restaurantes. É ótimo para almoçar e depois comprar alguns potes de doce de leite e alfajores para levar de volta para casa. 

De tarde, se você gosta de futebol, pode aproveitar para conhecer o Estádio Centenário, que foi construído para a primeira copa do mundo. Visite o Museu do Futebol, onde você pode aprender sobre a história do esporte no país e até mesmo acessar as arquibancadas do estádio (não abre no final de semana).

Caso não seja muito fã do esporte, você pode aproveitar o começo da tarde para conhecer o Museo de Historia Natural dentro do IAVA ou dar uma volta no shopping Tres Cruces, até o horário de subir na Telecommunications Tower – nas segundas e sextas, as subidas acontecem de meia em meia hora entre as 15:30 e as 17. 

Para de noite, a sugestão é a mesma dos outros dias: aproveitar algum dos restaurantes da cidade. Caso queira fazer algo diferente, você também pode ir ao shopping fazer umas comprinhas. O de Punta Carretas é o melhor da região e também possui cinema. 

Quer ver Montevideo de cima? Então você precisa passar na Telecommunications Tower! Descubra o que fazer em Montevideo e veja um roteiro de 3 dias pela capital do Uruguai nesse post!
A vista da Telecommunications Tower

E aí estão, todas as dicas de o que fazer em Montevideo com um roteiro de 3 dias com o melhor da capital do Uruguai!

Se você tiver mais tempo no país, vale a pena conhecer outras cidades. No blog Foco do Mundo tem um post bem legal sobre o que fazer em Punta del Este em 2 dias!

Acha que faltou algum passeio legal? Tem alguma outra dica da cidade? Compartilha nos comentários! :)

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Descubra o que fazer em Montevideo, capital do Uruguai! Dicas de melhores atrações e roteiro completo de 3 dias para aproveitar no final de semana ou em feriados! #uruguai #montevideo #montevideu #americadosul #viagem

Os links para o Booking são afiliados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu