Lugares para viajar sozinha – Destinos no Brasil e no exterior

Quer fazer uma viagem por conta própria mas não sabe quais são os melhores lugares para viajar sozinha? Então confira esse post com dicas de destinos no Brasil e no exterior!

Descubra os melhores lugares para viajar sozinha no Brasil e no exterior nesse post!
Visitando Cajón del Maipo perto de Santiago do Chile, uma viagem que fiz sozinha! Fotinho tirada pela amiga que fiz no hostel <3

Eu nunca vou esquecer da minha primeira viagem sozinha. Foram apenas dois dias, em Auckland na Nova Zelândia. Eu tinha acabado de fazer meu Topdeck (espécie de viagem em grupo tipo Contiki), e resolvi ir para a ilha norte para conhecer o cenário onde foram gravadas cenas de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Confesso que eu não lembro o que fiz na primeira noite – estava em um quarto privativo em um dos maiores hostels do centro da cidade, e provavelmente jantei um McDonalds e fui dormir já que o passeio era cedo no dia seguinte. O legal foi que, chegando em Hobbiton, eu fiz uma amiga para tirar fotos e conheci outras pessoas que também estavam no meu hostel. Antes do final do tour já haviamos combinado de explorar juntos a cidade.

Foi a minha primeira experiência viajando sozinha, e desde aquela época já encarei inúmeras viagens por conta própria. Com o perdão de usar uma palavra que está muito na moda, preciso admitir que viajar sozinha é algo extremamente empoderador, pois você percebe que tem capacidade de resolver os problemas que surgem pelo caminho, e que sua companhia é mais que o suficiente.

Eu não vou mentir para você: ainda fico nervosa toda vez que entro no avião para uma aventura desse tipo, afinal são vários os desafios de viajar sozinha. Mas é só chegar no destino e começar a explorar que toda essa ansiedade vai embora, e só resta aquela emoção da viagem. Todas as mulheres deveriam passar por essa experiência!

Por isso, se você está planejando sua primeira viagem por conta própria mas ainda não tem certeza do destino ou está ansiosa com o assunto, esse post é para você. Selecionei os melhores lugares para viajar sozinha (tanto no quesito segurança quanto hospitalidade), e no final ainda dei algumas dicas para tornar sua viagem mais fácil.

Melhores lugares para viajar sozinha no Brasil

Caso essa seja uma das suas primeiras (ou até mesmo a primeira) viagem, minha sugestão é começar com um destino no Brasil. É mais fácil resolver qualquer problema na nossa própria língua, e você também vai ter mais facilidade de fazer amigos nos hostels, caso queira companhia.

Aqui estão quatro lugares para viajar sozinha no Brasil:

Florianópolis

A ilha da magia é segura e possui ótimas praias, além de ter um sistema de transporte público fácil de ser utilizado. A região da Lagoa da Conceição recebe viajantes de todas as parte do mundo, e lá existem diversos hostels para quem quer fazer amizades para explorar a região. Minha recomendação é se hospedar no Mama Africa, um dos melhores hostels de Florianópolis.

O destino é uma ótima opção para quem gosta da natureza e quer tirar uns dias para relaxar, já que além do mar a cidade também possui inúmeras trilhas e parques. Aqui no blog tem um roteiro com o que fazer em Floripa em um final de semana, com sugestões de passeios caso você vá passar mais dias por lá.

Florianópolis é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil! Descubra outros destinos legais para conhecer por conta própria nesse post!
Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis

São Paulo

Sei que não é muito tradicional escolher cidades grandes para uma viagem sozinha, especialmente uma que não tem a fama de ser tão segura. Mas a verdade é que São Paulo tem tanto a oferecer e um sistema de transporte tão fácil, que acho um destino super tranquilo para explorar por conta própria. Mas claro, valem as recomendações de ficar de olho nos seus pertences e tentar não andar a pé sozinha muito tarde da noite!

Você pode aproveitar a região da Avenida Paulista com o MASP, SESC e outras atrações, a noite na Vila Madalena, o bairro da Liberdade e seus excelentes restaurantes, o Ibirapuera e o parque Villa Lobos e, claro, inúmeros museus e atividades.

Minha sugestão é se hospedar no The Hostel Paulista que fica super bem localizado e tem um ótimo preço.

Região dos Lagos

Um dos melhores lugares para viajar sozinha e relaxar é a região dos lagos, no Rio de Janeiro. Diferente da capital do estado, as cidades de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio ainda são tranquilas na questão da violência, e possuem muitos hostels e pousadas para você aproveitar sua própria companhia.

Além disso, são destinos baratos (especialmente Arraial do Cabo) e o acesso às praias é fácil. Também existem passeios de barco em grupo que levam nas principais atrações, assim você nem precisa se preocupar com um roteiro muito detalhado e ainda aproveita para fazer novas amizades.

Minhas sugestões de hospedagem são o Bravo Pousada + Design ou, se quiser algo mais luxuoso, a Pousada da Prainha.

A região dos lagos é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil! Descubra outros destinos legais para conhecer por conta própria nesse post!
Praia do Forno de Arraial do Cabo

Curitiba

Foi o primeiro lugar para o qual eu viajei sozinha no Brasil, e não podia ter feito uma escolha melhor. O transporte público é fácil de utilizar, as atrações são super interessantes e a rede de hostels da cidade está crescendo a cada ano.  

Sugiro uma visita ao Jardim Botânico, uma caminhada na Rua das Flores e uma visita ao museu do Oscar Niemeyer, e a região do Batel tem ótimos barzinhos para aproveitar a noite. Também existe uma ônibus de turismo que passa nos principais pontos, como os que citei e outros com o Bosque Alemão e o Parque Tanguá, cujo bilhete custa R$50 e é válido por 24 horas.

Minha sugestão de hospedagem é o Curitiba Casa Hostel, com um dos melhores cafés da manhã que já experimentei quando se fala em hostels. A cama também é maravilhosa!

Melhores lugares para viajar sozinha no exterior

Também existem várias cidades excelentes para viajar sozinha no exterior. Nesses casos, recomendo que você tenha pelo menos uma noção básica do inglês ou espanhol, ou que viaje para um local que fale português.

Aqui estão cinco destino internacionais para você conhecer na sua viagem sozinha:

Nova York

Foi a última viagem que fiz apenas comigo mesma, e é um dos meus lugares favoritos no mundo. É uma ótima opção pois, além de ser uma cidade segura, o sistema de metrô leva para todos os lugares, até mesmo para os aeroportos. Possui inúmeros museus, atrações, ruas incríveis e restaurantes fenomenais, e eu sempre saio de lá pensando em quando vou conseguir voltar.

Os Estados Unidos não tem uma cultura de hostels, por isso não existem muitos na cidade. Eu já fiquei em dois, e de longe o melhor foi o HI NYC Hostel, que é enorme e possui inúmeras áreas comuns para quem quer fazer amizade. Além disso, eles tem uma programação própria para os hóspedes com tours e eventos, o que faz com que seja ainda mais fácil se enturmar. Recomendo muito e tem resenha completa aqui no blog.

Nova York é um dos melhores lugares no exterior para viajar sozinha! Veja esse e outros destinos legais para conhecer por conta própria nesse post!
Feliz da vida sozinha em Nova York com meu selfie stick no Central Park :)

Santiago do Chile

Outro destino que já conheci em uma viagem sozinha e me apaixonei. O local é uma delícia, com inúmeras atrações legais e uma vista de tirar o fôlego da Cordilheira dos Andes, com muita natureza misturada com a vibe de cidade grande. Tem metrô e é super fácil de usar.

Nesse post comentei sobre alguns dos passeios imperdíveis. O legal é que os passeios mais afastados (como algumas vinícolas e cidades próximas) são feitos com agências que você contrata lá mesmo. Quando fui para Cajón del Maipo a empresa estava levando vários brasileiros, então conheci várias pessoas.

A cidade é cheia de hostels, então tem opções para todos os orçamentos. Eu gostei muito do Providencia Hostal, mas meu favorito foi o Rado Boutique Hostel, com um terraço sensacional, perfeito para beber vinho com os outros hóspedes no final do dia.

Portugal

Um dos melhores lugares para viajar sozinha na Europa, especialmente porque a língua oficial também é o português. É fácil de dirigir entre as cidades caso você queira alugar um carro, e também existem ônibus ligando um lugar ao outro e agências que fazem passeios de alguns dias.

Se tiver poucos dias, minha sugestão é explorar Lisboa e pegar o comboio para as praias próximas, como Carcavelos e Cascais. Não deixe de experimentar os famosos pastéis de nata e ver a Torre de Belém!

Minha sugestão de hostel é o Home Lisbon Hostel, que além de super bem localizado tem nota de 9,4 no Booking com mais de 2000 reviews!

Um dos melhores lugares para viajar sozinha no exterior é Portugal! O português torna tudo mais fácil! Descubra esse e outros destinos para conhecer por conta própria nesse post!
Torre de Belém em Portugal

Buenos Aires

Um destino clássico para quem está saindo do país pela primeira vez, e também uma ótima opção para quem vai viajar sozinha. É fácil de se locomover pela cidade usando transporte público (o metrô funciona super bem), e como eles estão acostumados a receber brasileiros, estão entendem bem o portunhol, rs.

Não deixe de visitar o centro da cidade com a Casa Rosada, fazer compras nas Galerias Pacifico, passear por Palermo e de visitar a famosa livraria El Ateneo! Para se hospedar, eu recomendo ficar no Meridiano Hostel Boutique, hostel super bem localizado em Palermo e com ótimas áreas comuns para quem quer fazer amigos.

Sydney

Agora, se você quiser ir para bem longe, a minha sugestão é Sydney, na Austrália. É um dos poucos lugares que conheci até hoje que combinam o melhor dos dois mundos: praia com cidade grande.

É super seguro, tem um sistema de transporte eficiente com trens, ferries e ônibus, e você ainda consegue fazer muita coisa a pé se estiver hospedado no centro. Não deixe de visitar Darling Harbour, Manly Beach e fazer a caminhada entre Coogee e Bondi. É um dos meus destinos favoritos e eu explorei muito por conta própria, sem nenhum receio.

De hostel, eu recomendo o Wake Up! Sydney Central ou o Base Sydney, mas você pode ver outras opções de hospedagem em Sydney nesse post.

Nova Zelândia

Como poderia deixar de incluir nessa lista o lugar da minha primeira viagem sozinha? A Nova Zelândia é o destino de muitos viajantes solo, e não é à toa já que o país possui inúmeras opções de atrações, esportes radicais e uma forte cultura de hostels.

Minha sugestão é visitar Queenstown, cidade da adrenalina, onde você pode fazer atividades como Bungy Jumping (já contei minha experiência nesse post), saltar de paraquedas, rafting e até mesmo se aventurar em um dos balanços mais famosos do mundo. Caso prefira a cidade grande, vá para Auckland e explore os arredores!

Um dos hostels mais famosos é o YHA Auckland City, no meio do agito pertinho da Queen Street.

Espanha

Outro lugar para viajar sozinha na Europa, dessa vez com a língua sendo espanhol, o que também facilita para nós brasileiras. O legal da Espanha é que o país possui opções para todos os tipos de viajantes, desde cidades grandes como Madrid, centros culturais como Barcelona e praias paradisíacas em Ibiza e Maiorca.

No Brasil o mais comum é encontrar voos para Madrid, já que é onde fica um dos maiores aeroportos da região. Caso queira visitar outros locais, você pode pegar o trem ou comprar um voo em uma companhia low-cost. Minha sugestão é conhecer a capital, Barcelona e Valencia.

Um dos hostels mais animados do país é o St. Christophers em Barcelona, com sua programação de festas todas as noites.

A Espanha é um dos melhores lugares para viajar sozinha no exterior! Comida deliciosa, cidades incríveis e praias paradisíacas! Veja esses e outros destinos legais para conhecer por conta própria nesse post!
Jardín del Turia em Valência, Espanha

Dicas para viajar sozinha

Eu já escrevi um post sobre como perder o medo de viajar sozinha, caso você ainda esteja nervosa em fazer a viagem. Mesmo assim, gostaria de deixar algumas dicas aqui que acho fundamentais, especialmente se você for estar por conta própria.

Avise onde você está indo

O que eu costumo fazer é montar um roteiro com o que vou fazer a cada dia, e compartilhá-lo com a minha mãe. Caso não queira montar algo com antecedência, pelo menos mande uma mensagem para um amigo ou familiar quando decidir o que vai fazer naquele dia.

Dessa forma, caso aconteça alguma emergência (esperamos que não, mas é sempre melhor se prevenir), as pessoas vão saber onde procurar por você. Lembre-se de comunicar qualquer mudança nos planos!

Mantenha-se conectada

A melhor forma de comunicar onde você está indo, usar o transporte público e descobrir lugares legais durante a viagem é usando a internet no seu celular. Caso sua viagem seja nacional isso não é um problema, mas roaming internacional custa uma fortuna e é uma opção inviável para a maioria dos viajantes.

Para resolver esse problema, minha sugestão é comprar um chip de viagem. Você recebe ele na sua casa, antes de embarcar, e ele começa a funcionar antes mesmo de você descer do avião. Nada melhor do que chegar no seu destino e já avisar que está tudo bem e conseguir chamar um uber ou descobrir qual ônibus pegar para seu o seu hotel.

Nessa página eu expliquei em detalhes tudo sobre o chip de viagem, como usar, como ele te ajuda a economizar (juro!) e qual a melhor empresa oferecendo esse serviço atualmente.

Pergunte aos funcionários locais sobre os lugares

Algo que eu faço sempre em um lugar novo – com amigos ou sozinha –, é perguntar para o pessoal na recepção do hostel se tal lugar é seguro ou se é tranquilo andar a noite pela região.

Na Cidade do Cabo, por exemplo, nos explicaram que era tranquilo andar pelo centro e eu e minha amiga fomos procurar por algum bar às 11 horas da noite sem problemas. Em Joanesburgo, no entanto, nos falaram que não era muito seguro sairmos sozinhas depois de anoitecer, e realmente percebemos que o melhor seria pegar um Uber para um lugar específico caso quiséssemos comer algo.

Faço essa recomendação pois, mesmo pesquisando na internet e lendo sobre o seu destino, pode ser que a realidade seja diferente no momento da sua viagem. Opiniões que você encontrou online podem estar desatualizadas, ou terem sido escritas por homens (o que não é um problema, mas vamos admitir que eles não enfrentam os mesmos tipos de desafios que as mulheres).

Não quer ficar sozinha? Faça amizade nos hostels!

Você deve ter reparado que eu recomendei apenas hostels quando citei opções de hospedagem em cada destino. Isso porque, além de serem mais baratos quando você está viajando em apenas uma pessoa, esse tipo de acomodação também facilita caso você queira fazer amigos. A maioria dos locais tem áreas comuns onde você pode socializar, além de tours ou eventos exclusivos para os hóspedes.

Eu já fiquei em hostels em lugares como Chile, Nova Zelândia, África do Sul, Nova York e Curitiba, e em quase todos fiz amigos para explorar a cidade comigo. Alguns deles ainda mantenho contato até hoje!

Minha sugestão é procurar por hostels que tenham áreas comuns (como todos os que mencionei aqui no post), ou se você for do tipo que gosta de baladas e curtir a noite, optar por party hostels.

Eu sempre faço minha reserva no Booking.com, onde encontro os melhores preços.

Algumas amigas que fiz no hostel em Auckand, um dos melhores lugares para viajar sozinha! Conheça esse e outros destinos no post!
Na Sky Tower em Auckland com algumas amigas que fiz no hostel!

Faça um seguro viagem (indispensável!)

Imagina se você sofre algum acidente ou fica doente no meio da viagem, sem ninguém para te ajudar? Eu não quero te colocar medo, mas essa é uma situação possível e você precisa estar preparada caso ela aconteça.

A melhor forma de lidar com essa situação é contratar um seguro viagem. Além de ser obrigatório para alguns países dessa lista, como Portugal, um seguro te garante assistência especializada em casos como doenças, atraso ou cancelamento de voo e até mesmo perda de bagagem.

Além disso, como esse serviço oferece uma cobertura médica, ele mesmo cuida da parte financeira caso você precise passar por uma consulta ou internação. Se você está com o orçamento apertado e não quer ter despesas extras durante a viagem, contrate esse serviço e economize milhares de reais caso aconteça algum imprevisto.

Um seguro é a maneira mais simples de viajar sem preocupações, pois com ele você conta com assistência especializada em caso de emergências ou outras situações típicas de viagem.

Descubra todos os benefícios do seguro viagem, tire todas as suas dúvidas e descubra como encontrar um seguro de qualidade por um ótimo preço (é mais barato do que você imagina) nessa página.

Melhores lugares para viajar sozinha

E aí estão, 11 lugares para viajar sozinha e algumas dicas para fazer com que essa aventura seja ainda mais tranquila!

Tenho certeza que você deve estar nervosa pensando em fazer uma viagem por conta própria, mas isso é normal até mesmo entre as viajantes mais experientes. O importante é não deixar o medo vencer e ir desbravar o mundo, mesmo que você seja sua própria companhia! Pode confiar em mim, vale super a pena!

Já visitou algum outro destino viajando sozinha? Como foi a experiência? Me conta nos comentários!

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Descubra os melhores lugares para viajar sozinha no Brasil e no exterior! Descubra 11 destinos super legais para explorar por conta própria e ainda veja dicas para tornar essa aventura ainda mais fácil! #viajarsozinha #dicasdeviagem #viagem #destinos #brasil #internacional

Alguns links nesse post são afiliados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu