Hospedagem para a sua viagem: hostel, hotel ou airbnb?

Planejando suas férias e não sabe qual a melhor o melhor tipo de hospedagem para a sua viagem? Então descubra nesse post se seu perfil encaixa melhor com hotéis, hostels ou apartamentos completos, como aqueles que estão para alugar no AirBnb!

Descubra qual a melhor hospedagem para a sua viagem nesse post! Veja se você combina mais com hotel, hostel ou airbnb!

Quando eu comecei a viajar, não fazia ideia de que existiam outros tipos de acomodação ao redor do mundo além de hotéis. Achava que a única opção para quem quisesse se aventurar por aí era juntar muito dinheiro para conseguir pagar por quartos particulares caríssimos.

Descobri o conceito de hostels por acaso, quando cheguei na Nova Zelândia. A minha hospedagem tinha ficado por conta da agência de viagens, e quando cheguei lá, descobri que iria dividir o quarto com outras quinze pessoas. A experiência não foi ruim, mas com certeza não era o que eu estava esperando, rs.

Desde aquela época, já fiz inúmeras viagens e usei diversos métodos de hospedagem. Os meus favoritos, e que costumo usar em quase todas as viagens, são hostels, hotéis e airbnb.

Falando com meus amigos e outros viajantes menos experientes, no entanto, descobri que muitas pessoas ainda têm a mesma ideia que eu tinha antes: hotel é a única opção de acomodação. Muitos até já ouviram falar de hostels ou airbnb, mas pensam que é furada, tem a impressão de que são lugares desorganizados, ou apenas não entendem como funciona.

O que é uma pena pois, para muitas dessas pessoas com que conversei, essas opções “alternativas” seriam até melhores que um hotel tradicional.

Como você também pode também pode ter dúvidas sobre esses tipos de acomodação, resolvi escrever esse post para te ajudar a encontrar o melhor tipo de hospedagem para a sua viagem. Você pode não saber, mas pode estar deixando de conhecer pessoas legais ou até mesmo de economizar! Não dá, né?

Nos próximos parágrafos, vou explicar como funcionam hotéis, hostels e o airbnb, assim como quais as vantagens e desvantagens de cada um deles, e para quais viajantes eles funcionam melhor. No final, basta você ver qual mais se encaixa com o seu perfil e começar a sua busca pela acomodação perfeita!

Qual a melhor hospedagem para a sua viagem?

Hotel

A opção mais tradicional e que você provavelmente já sabe como funciona. Você reserva um quarto (ou vários, dependendo de quantas pessoas vão estar no seu grupo), e normalmente esse quarto possui um banheiro particular. Dependendo de como for a propriedade, pode ser até que o quarto tenha sala ou cozinha.

De maneira geral, a diária inclui apenas o quarto e o serviço, com frigobar e acesso a outras áreas como business lounge ou academia cobrados a parte. Alguns hotéis ainda possuem acesso grátis a algumas facilidades, como piscina ou lounge, mas cobram uma taxa do hóspede caso ele queira usar o spa, por exemplo.

Quando os estabelecimentos possuem restaurante ou bar, o consumo nos mesmos costuma ser cobrado por fora, no máximo o café da manhã pode estar incluído na diária. A exceção são os hotéis all-inclusive (tudo incluso), que colocam o valor de todas as refeições e bebidas dentro do preço do quarto.

Algumas das vantagens de se hospedar em um hotel:

  • Privacidade – o quarto e o banheiro são apenas para você e para as pessoas do seu grupo, não é preciso dividi-los com outras pessoas.
  • Segurança – normalmente hotéis possuem cofres para guardar seus objetos de valor. Também não tem problema itens menos valiosos fora da mala, já que não corre o risco de outros hóspedes entrarem no quarto e pegarem.
  • Tudo no seu próprio tempo – você é quem decide a hora de apagar as luzes, se vai assistir TV com som e que horas o despertador vai tocar para te acordar. Não é preciso se incomodar com barulho de outros hóspedes em uma cama próxima a sua.

Desvantagens de se escolher um hotel como hospedagem para sua viagem:

  • Dificuldade para conhecer pessoas – Hotéis não costumam ter áreas para socialização, no máximo um bar ou pequeno lounge, e os hóspedes costumam passar a maior parte do tempo nos seus próprios quartos. Dessa forma, caso você esteja viajando sozinho, é difícil fazer amigos ou encontrar companhia.
  • Preço – um quarto privativo costuma ser mais caro que um compartilhado, e por incluir o serviço de recepção e limpeza, além de amenidades, também costuma ser mais caro que apartamentos completos em plataformas como o Airbnb.

É a opção ideal de hospedagem para sua viagem se você: vai fazer uma viagem em grupo, casal ou em família e não precisa se preocupar tanto com o orçamento.

O melhor site para encontrar hotéis para a sua viagem é o Booking.com. Os preços costumam ser os melhores da internet, e a política de cancelamento costuma ser bem flexível.

Descubra tudo sobre hotéis e se eles são a melhor opção de hospedagem para a sua viagem nesse post! Dicas dos melhores tipos de acomodação para a sua próxima aventura!

Hostel

Um hostel (também conhecido no Brasil como albergue) é muito parecido com um hotel, com a exceção de que, tradicionalmente, você aluga apenas uma cama em um quarto, e não o cômodo inteiro. Outros hóspedes alugam as outras camas, e você divide o espaço com viajantes do resto do mundo durante sua estadia.

É uma opção super legal pois é fácil de conhecer pessoas, já que esse tipo de propriedade costuma ter várias áreas comuns para facilitar a interação!

Alguns pontos importantes para entender o funcionamento de um hostel: você não consegue escolher quem vai dormir no mesmo quarto com você, mas vários hostels possuem a opção de quartos mistos ou apenas femininos, caso você se sinta mais confortável em um ambiente que tenha apenas outras mulheres. Caso esteja em duas ou três pessoas, por exemplo, o melhor é pagar por todas as camas na mesma reserva, assim aumentam as chances de vocês ficarem no mesmo quarto.

Muitos hostels também trabalham com a opção de quarto privativo, assim se você quiser aproveitar a atmosfera sem ter que abrir mão da sua privacidade, essa é uma boa opção.

Banheiros dependem muito da propriedade. Já fiquei em lugares onde os banheiros eram no corredor e todos os hóspedes tinham acesso, assim como em hostels que tinham um banheiro por quarto, e até mesmo em lugares que eram uma combinação dos dois tipos. O certo é que, fora os quartos privativos com banheiro particular, você vai ter que dividir o banheiro.

No geral, hostels costumam ser mais propriedades mais simples do que hotéis. Não quero dizer antigos ou sujos, apenas que não é possível esperar o mesmo nível de conforto que um hotel. A exceção são hostels boutiques, propriedades mais modernas e que costumam ter várias das amenidades de acomodações mais caras. O Rado Hostel Boutique, onde me hospedei em Santiago, é um ótimo exemplo.

Essa é a minha opção favorita quando estou viajando sozinha, pois é fácil fazer amigos para conhecer a cidade comigo.

Vantagens de ficar em um hostel:

  • Preço – Quartos compartilhados costumam ser bem mais baratos que quartos particulares em hotéis. Além disso, muitos hostels ainda possuem cozinhas, para que você possa cozinhar suas próprias refeições e economizar ao não comer em restaurantes.
  • Fácil para fazer amigos – Como mencionei, além de ser fácil conhecer as pessoas do quarto, hostels também costumam ter vários ambientes para os hóspedes interagirem. Alguns deles, popularmente conhecidos como party hostels, também promovem festas e outros eventos.
  • Passeios – Alguns hostels também possuem um calendário de eventos e tours exclusivos para hóspedes. A própria acomodação providencia as atividades, os guias e o que mais for necessário, e você só precisa se inscrever para ir com o grupo. Costuma ser pago a parte, mas na minha experiência é mais barato do que fazer por conta própria ou com agências.

Desvantagens de escolher um hostel como hospedagem para sua viagem:

  • Privacidade – Como você vai ter que dividir o quarto e o banheiro, a sua privacidade vai ser bem menor do que em um quarto particular.
  • Segurança – Eu nunca tive problemas em nenhum hostel que fiquei, mas já vi relatos de pessoas que foram furtadas. No geral, os hostels disponibilizam um armário onde você pode guardar seus pertences, e você leva um cadeado para trancá-lo. No geral, é só não deixar seus pertences espalhados ou em cima da cama quando for tomar banho para não ter que se preocupar.
  • As pessoas podem não ser legais – Assim como é muito fácil fazer amigos, pode ser que as pessoas que estejam hospedadas no seu quarto ou até na propriedade no geral não tenham a mesma vibe que você. Também é possível que elas tenham outros costumes e regras em seus países, o que pode tornar a convivência difícil. Já ocorreu comigo uma ou duas vezes, mas faz parte.

É a opção ideal de hospedagem para sua viagem se você: vai viajar sozinho e quer fazer amigos para se divertir e conhecer o seu destino, ou se quer economizar.

Eu também costumo reservar meus hostels pelo Booking.com, já que os preços são melhores e é onde encontro o maior número de reviews.

Descubra se hostels são a melhor opção de hospedagem para a sua viagem! Veja mais sobre outros tipos de acomodação para usar nas suas próximas aventuras!
Vista do café da manhã do Rado Hostel Boutique!

Apartamentos no Airbnb

Originalmente, o Airbnb era uma plataforma onde as pessoas colocavam seus próprios apartamentos para alugar. Hoje em dia, com a popularidade da ferramenta, muitos já compram propriedades pensando em colocá-las na plataforma, assim algumas das opções que existem por lá se parecem mais com apart-hotel do que com a casa de alguém.

De qualquer jeito, a plataforma permite que você alugue tanto quartos quanto apartamentos completos ao redor do mundo.

Para usar a plataforma é só colocar o seu destino, ver quais são os locais disponíveis e, quando escolher, mandar uma solicitação de aluguel. Alguns donos preferem aprovar manualmente os hóspedes, enquanto outros permitem que a reserva seja feita automaticamente.

Depois disso, os hosts (como são chamados os responsáveis pelo aluguel dos imóveis) entram em contato para explicar o que você deve fazer ao chegar no local, para que eles possam te receber ou pelo menos já deixar o local organizado para você fazer o check-in por conta própria.

Todas as regras estão explícitas no anúncio, inclusive número de hóspedes (dependendo da quantidade de pessoas o preço muda), se pode animais, se possui máquina de lavar, amenidades que estão incluídas, estacionamento e outros. Se ficar com alguma dúvida, antes de fazer a reserva você também pode mandar uma mensagem para o host para fazer perguntas.

Como é possível alugar um apartamento inteiro, essa é uma ótima opção para grupos maiores, já que você pode procurar por locais de dois, três ou até mais quartos. Quando viajo em família, essa costuma ser a nossa escolha, pois é mais espaçoso que quartos de hotéis e também costuma ser mais barato.

Vantagens de ficar em um Airbnb:

  • Preço – Muitas vezes, um apartamento completo costuma ser o mesmo valor ou até mais barato do que um único quarto de hotel. Além disso, como você vai ter acesso a uma cozinha, pode comprar ingredientes para cozinhar as próprias refeições e economizar.
  • Espaço – Para uma família de quatro pessoas, por exemplo, é muito mais cômodo alugar um apartamento de dois ou três quartos do que dois quartos de hotel. Além disso, as propriedades também costumam ter sala e cozinha, ou seja, um ambiente bem maior onde ninguém fica “apertado”.
  • Privacidade – Em um apartamento completo, você não vai precisar dividir o espaço com desconhecidos. No caso de alugar apenas um quarto, você vai ter que dividir os outros cômodos, mas vai ter pelo menos um quarto próprio.

Desvantagens de escolher o Airbnb como hospedagem para sua viagem:

  • Limpeza: Diferente de hotéis ou hostels, onde existem funcionários fazendo uma limpeza diária, em um Airbnb você é responsável por limpar sua própria sujeira. Para alguns dias isso pode não ser problema, mas se for passar um longo período de tempo, pode ter que perder um tempo das suas férias para manter o local habitável.
  • Difícil para fazer amigos: Com exceção de quando você aluga um quarto e faz amizade com as pessoas da casa, um apartamento completo no Airbnb pode tornar difícil fazer amizades, já que não existem outros hóspedes ou lugares específicos para fazer amizade.

É a opção ideal de hospedagem para sua viagem se você: vai estar em um grupo e quer economizar, ou quer privacidade sem gastar muito.

Se você ainda não usou a plataforma, aproveite para fazer seu cadastro por esse link e garanta um desconto na sua primeira reserva!

Será que alugar um apartamento no airbnb é a melhor opção de hospedagem para a sua viagem? Descubra nesse post! Leia também sobre outras acomodações que você pode usar nas suas aventuras pelo mundo!

Afinal… Qual a melhor hospedagem para a sua viagem?

A verdade é que depende. Depende do seu estilo, quantas pessoas vão estar com você, orçamento…

De maneira geral, eu faria o seguinte:

Está em casal ou em um grupo um pouco maior e não precisa economizar? Vá de hotel.

Está sozinho e quer fazer amigos, ou com orçamento apertado? Vá de hostel.

Está em um grupo grande e quer economizar ou apenas ter mais espaço? Vá de Airbnb!

Fácil, né? Ficou com alguma dúvida sobre esses tipos de hospedagem? Já ficou em algum deles? Me conta nos comentários! :)

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Descubra qual a melhor opção de hospedagem para a sua viagem! Veja as vantagens e desvantagens de hotéis, hostels e apartamentos no airbnb, e descubra qual combina melhor com a sua próxima aventura! #viagem #hospedagem #hotel #hostel #airbnb #dicadeviagem

Deixe uma resposta

Fechar Menu