Vale a pena comprar Uniqlo? Review da marca japonesa de roupas!

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Será que vale a pena comprar Uniqlo, a marca japonesa de roupas que está fazendo o maior sucesso nas redes sociais? Descubra nesse post com a minha review sobre algumas das principais peças da marca.

Em 2014, eu e minha família fizemos nossa primeira viagem internacional juntos, e aproveitamos para fazer várias comprinhas.

Uma delas foi uma camiseta com tecnologia inovadora, que apesar de ser de um tecido super fino, era super quente. Minha mãe tinha lido sobre ela na internet, e sobre essa tal marca chamada Uniqlo.

De lá para cá, dez anos depois, posso dizer com tranquilidade que essa é a marca que mais compôs meu guarda-roupa. Tenho blusas, camisas, calças, shorts, tops, e só não tenho mais porque a marca não tem lojas físicas em Lisboa. 

Nesse post, eu te mostro algumas das minhas peças favoritas, e te explico se vale a pena comprar Uniqlo, e quando é melhor escolher outras marcas ao invés da gigante japonesa.

Qual a proposta da Uniqlo?

A Uniqlo surgiu para ser uma opção acessível a peças de qualidade. A empresa fabrica peças tradicionais, mas sempre investindo em bons tecidos e em tecnologia, para que mesmo os itens mais simples tenham um toque moderno.

Com sua alta popularidade nas redes sociais, ainda mais entre o nicho de guarda-roupa cápsula, a marca atingiu uma grande popularidade, fazendo até mesmo collabs com grandes nomes como JW Anderson, Comme de Garçons, e Jil Sander.

Principais linhas da Uniqlo

Além de vender várias peças tradicionais, como camisetas, calças, blusas e até mesmo bolsas e acessórios, a Uniqlo possui algumas linhas características da marca, como por exemplo:

HEATTECH

Roupas termais com tecnologia japonesa, para manter o calor do corpo e te deixar aquecido durante o dia todo. As roupas dessa linha são feitas com fibras super finas, fazendo com que o calor não escape, além de te deixar sequinho o dia inteiro e controlar odores. 

Aqui na minha casa eu e meu namorado somos apaixonados pelas nossas camisetas HEATTECH. Uso embaixo de todos os meus looks no inverno, e ele usou agora durante uma viagem na Europa para assistir a vários jogos de futebol quando as temperaturas nos estádios estavam próximas dos zero graus. 

Levo na mala em todas as minhas viagens para o frio, e entrou até nas recomendações no post de como montar uma mala de viagem no inverno.

AIRism

O oposto da tecnologia anterior, a linha AIRsim é feita de tecidos leves, que liberam o calor ao invés de retê-lo. Perfeito para usar no calor, já que as roupas secam super rápido, não absorvem umidade, e te mantém seco até mesmo durante uma tarde de verão.

A linha é super completa, e conta com camisetas, calças, camisas, casacos e até mesmo roupas íntimas e máscaras higiênicas. Para quem tem viagem programada para bater perna no verão europeu, por exemplo, é uma ótima pedida.

Ultralight Down

É a linha “boneco de posto”, com aqueles casacos de gominhos característicos que lembram ao boneco Michelin. É talvez a linha mais popular da marca, pois os casacos são feitos com um enchimento especial que além de super quente, é muito leve.

É tão leve, que você consegue dobrar os casacos e guardá-los em saquinhos que são um pouco maiores do que a palma da sua mão. E o melhor é que a própria marca disponibiliza esses saquinhos junto com os casacos, para facilitar. 

Eu gosto de sempre amarrar o meu saquinho na mochila, assim não ocupa nenhum espaço e o casaco está sempre comigo. Usei muito quando fiz trilhas na África do Sul.

Minhas peças favoritas da marca e minhas impressões

Atualmente, eu possuo as seguintes peças:

  • Ultra Light Down Jacket
  • HEATTECH Scoop Neck Long Sleeve (uma na versão normal, uma na versão super quente)
  • Extra Fine Cotton Shirt (duas camisas de botão, uma branca e uma lilás)
  • Linen Cotton Blend Shorts (dois shorts de linho)
  • Pleated Wide Leg Trousers (calça viral no TikTok)
  • Seamless Bra Top (cropped com bojo embutido)
  • 100% Merino Turtleneck Jumper (duas camisas de gola alta de lã merino)

Ainda deve ter um ou outro item que estou esquecendo.

Eu amo absolutamente todas as peças em termos de qualidade. No inverno, eu praticamente só uso Uniqlo, combinando as minhas blusinhas da Heattech como primeira camada, e colocando as blusas de gola alta que são 100% lã por cima.

Essa é a combinação que eu uso aqui em Lisboa, e que usei até mesmo para ir para a Disney em Janeiro, no alto do inverno da Flórida (se é que se pode chamar de inverno, né). Nas noites mais frias, eu completava com o casaco de gominhos que não pesava nada para levar na mochila nos parques.

O mais interessante é que o tamanho é bem generoso – para as HEATTECHs uso tamanho Small (pequeno) e, mesmo ganhando quase 15kg desde a compra, elas ainda servem perfeitamente. Já as blusas de lã comprei tamanho M para usar por cima de outras e também ficam perfeitas. No geral, partes de cima são grandes, e partes de baixo são um pouco menores.

Vale tão a pena comprar Uniqlo que você pode usar as peças até em situações como parques da Disney ou dias inteiro fora de casa com várias temperaturas.
Com a blusa de 100% lã Merino. Ela é fina (dá para ver a manga da camiseta que to usando por baixo), mas super quentinha!

As peças de verão já estão comigo há dois ou três anos, e também foram muito usadas, tanto os shorts quanto o cropped e as camisas de botão que uso por cima de outros croppeds e regatas. 

Todas ainda estão intactas e com poucos sinais de uso, e só vou aposentar os shorts (ou passá-los a usar para praia) porque já percebi que 100% linho acaba subindo entre as pernas enquanto estou andando. Mas isso também acontece com outras marcas, não é culpa da Uniqlo.

A única coisa que não gosto na Uniqlo são os vestidos. Não pela qualidade, mas sim pelos modelos – a maioria é pouco acinturado e tem um caimento mais reto, o que não valoriza em nada o meu tipo de corpo. Também acho as peças um pouco compridas demais para os meus 1,59m de altura.

Vale a pena comprar Uniqlo? As peças têm qualidade?

Todos os itens que eu comprei da Uniqlo até hoje são excelentes. Mesmo lavando diversas vezes e usando com frequência, a maior parte dos itens ainda parece novo, e mesmo depois de dois ou três anos no guarda-roupa, as peças não parecem “acabadas“.

Os preços também são ótimos, especialmente pelos tecidos. A linha HEATTECH tem camisetas térmicas por menos de €15, e até mesmo as camisas que são 100% lã-merino, apesar de fina, custam menos de €30. Os itens mais caros são os casacos super leves, mas já tenho o meu há 8 anos e continua perfeito, então o preço é mais do que válido pela qualidade.

Eu mais que recomendo a Uniqlo, e visito a loja sempre que estou em uma cidade que tem loja física da marca. No Japão, existe a maior Uniqlo do mundo, com 8 andares!

Onde comprar Uniqlo?

Ainda não existem lojas da Uniqlo da América Latina, mas você pode encontrar a marca na América do Norte, Europa e na Ásia. Alguns destinos populares com lojas físicas são Orlando, Nova York, Paris, Londres, Madrid e Roma. 

Vale lembrar que, apesar de ser possível encomendar online para quase todos os países da Europa, ainda não existe loja física da Uniqlo em Portugal.

Conclusão

Como você pode ver pela minha review, vale a pena comprar Uniqlo. As peças são excelentes, com muita qualidade, e aguentam várias lavagens e trocas de estação.

Se passar por uma Uniqlo na próxima viagem, não deixe de entrar! 

E você, já conhecia a marca? Tem alguma peça? Me conta nos comentários!

Deixe um comentário