Decidir o que levar na mala de viagem é o pesadelo de quase todos os viajantes.
Para vencer esse desafio é preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre não carregar coisas demais, mas ao mesmo tempo levar o que será necessário. Não é uma das tarefas mais simples.
Já comentei em posts anteriores que eu era do time overpacking. Se possível, levava o guarda-roupa inteiro comigo e ainda comprava mais coisas para usar pelo caminho. A experiência e as novas taxas para despachar bagagem, no entanto, me fizeram perceber que não preciso de tantos itens.
Hoje não me incomodo mais quando chega a hora de organizar meus pertences para uma nova viagem. Independente do destino ou clima, eu levo praticamente as mesmas roupas, só adicionando alguns casacos ou biquínis dependendo da ocasião.
Da mesma maneira, mesmo que vá passar uma semana ou dois meses fora, a quantidade é a mesma, algo que só foi possível depois que passei a usar as máquinas de lavar ao longo das minhas aventuras, rs.
Foram muitas tentativas e erros para chegar em uma lista que funcionasse para quase todos os momentos, e quero usar esse post para compartilhá-la com você! Além de dicas sobre o que levar na mala de viagem, também vou te ajudar a entender o que deve ser colocado na mala de mão e o que é melhor despachar.
O que levar na mala de viagem
Mala de mão
No geral (em negrito porque você deve checar essa informação com a sua cia aérea), a bagagem de mão pode ser um peça de até 10kg e um objeto pessoal, como uma bolsa ou mochila pequena.
Devem ser colocados na mala de mão e nunca despachados: objetos de valor e eletrônicos. Câmeras, celulares, notebooks, jóias e óculos escuros, por exemplo, precisam estar com você o tempo todo. Itens com bateria, no geral, são proibidos no porão da aeronave, enquanto aqueles mais valiosos podem ser roubados durante o transporte da mala despachada entre o aeroporto e o avião (situação triste, mas que ocorre com frequência).
Se estiver levando duas peças na cabine, uma delas deverá ser colocada no compartimento superior e outra ficará com você o tempo inteiro, seja no seu colo ou embaixo do assento à sua frente. Sugiro colocar seus documentos e dinheiro nesse último, para que não os perca de vista. Uma daquelas pochetes estilo doleira também é uma boa opção.
Outra dica é levar uma muda de roupa extra. Nunca se sabe se você vai sofrer algum acidente no aeroporto (como derramar café), ou se sua mala vai ser extraviada pelo caminho. Em ambos os casos, essas peças extras podem resolver a sua situação, mesmo que temporariamente. Não esqueça de incluir roupas íntimas.
Por último, leve os itens que você vai usar dentro do avião. Já discuti os meus favoritos no post sobre como sobreviver a voos longos, mas recomendo fones de ouvido, máscara para dormir, cachecol fofinho, e algumas barrinhas de cereal e chocolates para matar a fome.
É proibido levar qualquer tipo de objeto pontiagudo, armas ou substâncias explosivas. Para viagens internacionais, líquidos também são restritos a 100ml ou menos por embalagem, e devem ser colocados em um ziplock transparente (só vi cobrarem isso uma vez, mas nunca se sabe). Confira todas as restrições no site da ANAC.
Quer receber essa lista em um PDF de alta qualidade, pronto para impressão?
Mala despachada
As franquias de mala despachada costumam variar de 20 a 32 kg, dependendo da companhia aérea, destino final e tarifa escolhida.
É nessa mala que você deve colocar o resto dos seus pertences, como roupas, sapatos e acessórios. Não esqueça roupas íntimas, meias, bolsas e mochilas para usar no dia a dia da viagem e chapéu ou boné caso vá fazer atividades ao ar livre. Também é aqui que vão aparelhos que precisam estar na tomada para funcionar, como secador de cabelo e chapinha.
Para bagagem despachada não se aplicam restrição de líquidos (com exceção de bebidas alcoólicas), então coloque nela os seus itens de higiene pessoal. Já dei várias dicas de como montar uma necessaire de viagem nesse post. Maquiagem é um caso à parte, eu gosto de levar na mala de mão pois sou apegada, mas você pode colocar em qualquer uma das duas (observando a regra de líquidos e ziplock).
Não esqueça aqueles objetos úteis como adaptador de tomada universal. Na seção de recursos de viagem do blog tem uma lista com todos os meus itens favoritos dessa categoria, além de ferramentas para te ajudar a planejar sua próxima aventura!
Quer receber essa lista em um PDF de alta qualidade, pronto para impressão?
Vai viajar apenas com a mala de mão?
Mesmo com a restrição de 10kg, com um pouco de organização (e muito desapego) é possível viajar apenas com a mala de mão, para evitar cobranças extras de bagagem.
Leve peças neutras e que combinam entre si, e se preciso repita alguns looks. Caso a viagem seja mais longa, não é preciso aumentar a quantidade de roupas, apenas lave-as a cada semana. Leve acessórios como cachecóis, lenços e óculos para variar os outfits.
Com a restrição de líquidos, o ideal é comprar itens de higiene pessoal de tamanho para viagem. Hoje em dia é fácil encontrar nas farmácias pastas de dente, shampoos e sabonetes em miniatura. Se estiver dentro do seu orçamento, você também pode deixar para adquiri-los no seu destino.
Outra dica é aproveitar ao máximo as duas peças permitidas. Normalmente eu levo uma mala de mão com roupas, sapatos e itens maiores, e uma mochila com eletrônicos, documentos e outros objetos pequenos. O importante é que essa segunda bolsa caiba com folga embaixo do assento à sua frente e não pareça estar estufada.
Quer receber a lista do que levar na mala de mão e na despachada em PDF, pronta para impressão? É só preencher o formulário abaixo que eu mando direto para a caixa de entrada do seu e-mail! Você também vai receber e-mails com as minhas melhores dicas de viagem 🙂
Perguntas frequentes sobre o que levar na mala de viagem
O que levar na mala de mão?
Na mala de mão devem ir todos os seus objetos de valor, como jóias e eletrônicos (computador, câmera, celular, tablet), documentos e o que você for usar no avião (como fone de ouvidos, máscara para os olhos, escova de dentes…). Se tiver espaço, leve também uma muda de roupas para o caso da sua mala despachada se perder pelo caminho.
O que não pode levar na mala de mão?
De maneira geral, o que você não pode levar na sua bagagem de mão são armas de nenhum tipo, baterias de lítio com mais que 160 Wh e objetos afiados ou inflamáveis. A lista completa pode ser consultada no site da ANAC.
Para voos internacionais, você não pode levar líquidos com mais de 100ml, incluindo bebidas alcoólicas. Para líquidos menores de 100ml, a recomendação é colocar todas as embalagens dentro de um zip lock transparente
Qual o tamanho e peso máximo permitido para bagagem de mão?
Para voos de companhias brasileiras as medidas de mala de mão são 55cm de altura, 35 de largura e 25 de comprimento. As medidas de companhias internacionais podem variar, por isso é melhor sempre consultar o site da cia aérea.
Já o peso máximo de uma mala de mão é de 10kg.
Qual o tamanho e peso máximo permitido para bagagem despachada?
A mala despachada pode ter um total de 158cm somando suas medidas de largura, altura e profundidade. O peso depende da companhia aérea e da sua origem e destino. No geral, o peso varia entre 20, 23 e 32kg.
O que não esquecer de lavar na mala?
Alguns dos melhores itens para levar na mala de qualquer viagem e que costumam ser esquecidos são: adaptador de tomada universal, carregador portátil, havaianas, amarrador de cabelo, lixa de unha, pijama e óculos escuros.
Acha que faltou alguma coisa nas listas? Tem alguma outra dica? Me conta nos comentários!
Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!
Excelente dicas. Me ajudou muito