Eu sou o tipo de pessoa que arruma a mala duas horas antes da viagem. Em poucos minutos eu já consegui decidir quais roupas e sapatos levar, o que combina com o que, peguei os eletrônicos, arrumei a mala de mão… Sem dúvidas é um dos momentos que eu sou mais eficiente!
Mas, o oposto acontece na hora de montar a necessaire. Não é que eu não sabia o que colocar nela, é só que eu quero levar tudo. Vai que tenham insetos e eu precise de repelente? Muito sol e o protetor solar FPS30 não de conta? Melhor já levar um shampoo para cabelos oleosos também, né? E se for um inverno tão frio que eu precise de um hidratante mais potente? Hahaha
A parte boa é que essa minha mania exagerada me fez aprender vários truques para caber tudo. Um hack do Pinterest ali, umas coisinhas de R$1,99 para ajudar, uns produtos em miniatura e voilá, a mágica está feita! Ok, vai um pouco de desapego aí também hahaha
Nesse post eu reuni as dicas que eu acho mais úteis para montar uma necessaire de viagem pequena, mas com todos os produtos essenciais. No final, ainda coloquei a lista que eu uso para garantir que não esqueci de nada.
E, para quem quiser saber especificamente o que eu levo, gravei um vídeo com os meus escolhidos! Tem um pouco das dicas e os itens de cabelo, pele e maquiagem. Se gostar, lembra de se inscrever no canal do blog 🙂
Dicas para montar a sua necessaire de viagem
1 – Leve produtos multiuso
Itens como o Magic Soap do Dr. Bronner’s são ótimos, pois servem como shampoo, sabonete, demaquilante, sabonete para rosto… o verdadeiro mil e uma utilidades. Com eles, você evita levar um produto para cada função e diminui o peso da sua necessaire de viagem.
Pincéis que tenham várias funções ou uma esponja para aplicar os produtos de pele, junto com sombras que servem para fazer contorno e preencher a sobrancelha, são ideias para diminuir a quantidade de maquiagem. Gosto muito da esponja da Real Techniques, que é dupe da famosa Beauty Blender porém bem mais barata.
Tente encontrar produtos que servem para várias funções, ou pelo menos duas. Quando o meu estoque de Dr Bronner’s acaba (sempre compro quando vou aos Estados Unidos), procuro pelo shampoo para bebês da Granado. Serve para o cabelo, para lavar pincéis e até como sabonete em situações mais desesperadoras, rs.
Você também pode gostar: Resenha Dr. Bronner’s Magic Soap
2 – Divida com outras pessoas
Se a sua viagem for em grupo e você for dividir o quarto com uma ou mais pessoas, tente dividir os itens entre vocês. Um leva shampoo, outro condicionador e por aí vai. Dessa forma, todas as malas ficarão mais leves, não só a sua.
Ao utilizar essa dica, lembre-se de calcular a quantidade de produtos para o número de pessoas que vão utilizá-los, para não correr o risco de faltar.
3 – Use embalagens travel-size
Uma das maravilhas dos Estados Unidos e outros países é a quantidade de produtos travel size nas farmácias. É o meu corredor favorito (ok, depois do de maquiagens), e sempre encontro miniaturas de shampoos, sabonetes e esses itens essenciais cujas embalagens de tamanho normal ocupam muito espaço na mala.
Além de mais leves, como são feitos com o propósito de serem levados em viagens, suas embalagens não abrem com tanta facilidade. De qualquer jeito, é melhor vazar um frasco de 50ml de condicionador do que um de meio litro.
Se você já tem seus produtos favoritos, no entanto, comprar as miniaturas pode não ser uma opção viável. Nesse caso, recomendo comprar frascos pequenos e colocar um pouco do seus produtos dentro. Só lembre de selá-los com fita adesiva, pois as tampas costumam ser bem ruins e, pelo menos comigo, sempre vazam.
Se os fracos ainda forem muito grandes, você pode tentar utilizar a técnica dos canudinhos – coloque os líquidos dentro deles, feche as pontas com durex e abra uma delas quando for usar. Uso sempre para o líquido das lentes de contato quando as minhas embalagens pequenas acabam. Falando nelas, os próprios containers das lentes (os extras, não os que você for utilizar, obviamente)
Você também pode gostar: Resenha AMC Eyeliner Gel #77 da Inglot, o melhor delineador que eu já usei!
4 – Não leve o que você não usa
Não sei você, mas ao montar a minha necessaire de viagem eu sempre olho para os cremes que não uso há meses e penso “com certeza na viagem vou usar esse hidratante todos os dias”. Até parece, né?
Se você não costuma usar algum produto na sua rotina diária, dificilmente vai utilizá-lo durante os seus dias explorando um novo destino. Não coloque na mala.
Exceções para essa dica: protetor solar caso vá para lugares ensolarados, repelente e hidratantes caso você more em um local com clima tropical e vá para um inverno seco.
5 – Evite produtos líquidos
A lógica é simples: produtos líquidos vazam. Mesmo quando você usa fita adesiva e acha que a embalagem não tem como abrir, pode ter certeza que se for para acontecer, vai vazar. Isso sem contar que você provavelmente vai esquecer de levar o durex e não vai ter como fechar tudo direito na volta.
Atualmente já existem shampoos sólidos, assim como condicionadores, desodorantes e perfumes. Eles costumam ocupar menos espaço que os líquidos, são mais leves e não fazem sujeira na mala. Gosto muito dos produtos da LUSH, e também recomendo o shampoo seco da marca, que é em pó e super travel friendly, ao contrário daqueles de farmácia que são em spray.
Você também pode gostar: Resenha Shampoo seco No Drought da LUSH.
O que levar na sua necessaire de viagem
Criei uma lista com os principais itens para levar na sua necessaire de viagem. Você pode retirar ou incluir outros produtos de acordo com a sua rotina de cuidados.
LISTA – Necessaire de Viagem |
---|
Shampoo |
Condicionador |
Creme para pentear ou protetor térmico |
Shampoo Seco |
Escova de cabelo |
Sabonete |
Sabonete Facial |
Hidratante (corpo e rosto) |
Escova de dente |
Pasta de dente |
Fio Dental |
Enxaguante Bucal |
Líquido para lentes de contato |
Protetor solar (corpo e rosto) |
Perfume |
Demaquilante |
Pinça |
Lixa de Unha |
Absorventes* |
Remédios (cólica, dor de cabeça, dor muscular, anti-inflamatório, febre, diarreia, dor de estômago e vitaminas) |
*Coloquei absorventes na lista, porém super recomendo que você compre um coletor menstrual. Ele é ótimo para viagens e permite que você faça todo tipo de atividade, mesmo estando naqueles dias. Camila do blog O Melhor Mês do Ano tem um post super completo explicando como funciona e a experiência dela com o coletor!
Quer receber essa lista em PDF, pronta para impressão? É só preencher o formulário abaixo que você vai receber na sua caixa de entrada! Você também vai receber e-mails com as minhas melhores dicas de viagem 🙂
Acha que faltou alguma coisa na lista? Tem algum outro truque para montar sua necessaire de viagem? Me conta nos comentários!
Amei as dicas!!!! Tenho o mesmo problema que tu, arrumo as malas super rápido mas a necessaire é sempre um dilema. Pra piorar sou alérgica a maquiagem em pó, o que faz com que meus líquidos se multipliquem! A ideia do canudinho vai ser ótima pra levar sombras e blushs líquidos, amei <3
ai amiga, que ruim essa alergia! Mas investe nos canudinhos que é sucesso, só não esquece de levar durex se quiser selar eles de novo depois hahahaha
Ótimas dicas! Também adorei a ideia do canudinho. Com certeza vai me ajudar MUITO na próxima viagem!!!
Canudinho melhor ideia <3
hahaha… também sou dessas que arruma a mala em cima da hora!!! Adorei o checklist e as dicas!!! É bom para a gente não ter aquele esquecimento de última hora. 🙂
E mesmo com o checklist eu sempre esqueço algo hahahaha
amei as dicas