O que fazer em Madrid – Roteiro de 3 dias ou mais pela cidade!

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Não sabe o que fazer em Madrid? Então confira esse post com as principais atrações da cidade e um roteiro completo para 3 ou mais na capital!

Eu já ouvi falar muito mal de Madrid. Por anos, quando amigos e conhecidos falavam sobre viajar para a Espanha, a capital era sempre um lugar para incluir no roteiro apenas de passagem, afinal, Barcelona era muito melhor e não tinha porque ir para Madrid!

Pois eu estou aqui para te falar que isso é um absurdo.

A capital da Espanha é uma das melhores cidades que já visitei, e eu amo a atmosfera, a facilidade de se locomover, o quanto as pessoas são atenciosas, inúmeras coisas para fazer, o quão perto está de outras cidades, restaurantes deliciosos, museus, lojas e por aí vai…

Por isso, se você entrou aqui ainda pensando se vale a pena deixar alguns dias para Madrid na sua viagem, ou se vale a pena mesmo fazer uma visita a cidade, eu diria para você pagar para ver e descobrir o que você acha por conta própria. Tenho certeza que Madrid vai te surpreender!

Para te ajudar com isso, nos próximos parágrafos mostrei o que fazer em Madrid, com dicas de onde ficar, quais são as principais atrações e um roteiro completo para 3 ou mais dias. 

Descubra o que fazer em Madrid nesse post com várias dicas e roteiro completo para 3 dias ou mais na capital da Espanha!

ONDE SE HOSPEDAR EM MADRID

A melhor região para se hospedar em Madrid é no centro, perto da Plaza Mayor, Puerta del Sol e da Gran Vía. Dessa maneira você fica perto da maior parte das atrações, podendo fazer grande parte do roteiro a pé. Você também estará perto de diversas estações de metrô, fazendo com que chegar a qualquer lugar seja muito fácil.

Alguns dos melhores hotéis da região são:

  • Urban (LUXO): Com piscina, terraço e um bar de cocktails, esse hotel boutique é a opção perfeita para quem quer estar no coração da cidade sem abrir mão do conforto. O local ainda é casa do CEBO, restaurante com estrela Michelin, e um pub gastronômico. Os quartos têm decoração estilo oriental, banheira e wifi grátis. Nota no Booking: 8,9 Fabuloso.
  • Room Mate Alicia (CONFORTÁVEL): Com localização perfeita para quem quer estar perto das atrações mas não na muvuca turística, esse hotel possui todos os quartos decorados por um designer de renome. Wifi gratuito e recepção 24 horas estão disponíveis, além de um buffet de café da manhã maravilhoso que é servido até o meio-dia. Opção ideal para quem quer descansar com tranquilidade por um preço mais amigável. Nota no Booking: 8,9 Fabuloso
  • Generator Madrid (HOSTEL): Praticamente na Gran Via, o Generator não poderia estar em lugar melhor, e o hostel ainda possui um terraço com hidromassagem, áreas compartilhadas, um café e um restaurante. Todos os quartos possuem banheiros próprios, inclusive os compartilhados, e você ainda tem armário, luz na cama e até mesmo entradas USB para carregar seus dispositivos enquanto dorme. Essa cadeia de hostels é super famosa e tem alguns dos melhores hostels pela Europa. Nota no Booking: 8,6 Fabuloso.

SEGURO VIAGEM PARA A EUROPA

O seguro viagem é obrigatório para visitar qualquer país da União Europeia. Para garantir que você não vai ser barrado na imigração por algo tão simples, adquira seu seguro e viaje com tranquilidade. 

Os preços são bem em conta, e você pode comparar os valores das melhores seguradoras do mercado usando a Seguros Promo! Já usei a empresa inúmeras vezes, e não só ela me ajuda a economizar muito quando o assunto é seguro viagem, mas eles também tem uma equipe especializada, que você pode entrar em contato a qualquer momento caso precise acionar seu seguro ou de alguma orientação durante sua viagem! Perfeito, né? 

O que fazer em Madrid – Melhores atrações da cidade

O roteiro abaixo passa por diversos pontos turísticos, mas é sempre mais interessante saber um pouco mais sobre eles antes de decidir se você quer realmente conhecê-los. Separei algumas das melhores atrações da cidade, aquelas que considero imperdíveis e que mais que recomendo a visita para te mostrar:

  1. Palacio Real

Apesar de atualmente só ser usado para cerimônias do governo, o Palacio Real de Madrid foi a residência oficial da família real, e conta com mais de 3 mil quartos! A arquitetura é incrível e, ao fazer uma visita, você pode não só conhecer o salão de bailes, sala de banquetes e outros aposentos, mas também ver obras exclusivas de grandes nomes da arte européia.

Você precisa de ingressos para visitar o interior do palácio, e eu recomendo comprá-los com antecedência para evitar filas. Se quiser saber mais sobre a história do local, um tour guiado também pode ser uma ótima opção. Caso não tenha tanto interesse no interior, você pode aproveitar os arredores do palacio onde existe um jardim incrível e super gostoso para passar o tempo. 

Fachada do Palacio Real
  1. Gran Vía

A Gran Vía nada mais é do que a “rua de compras” de Madrid. Por lá você encontra todas as lojas famosas, como H&M, Lefties, Nike, Adidas, Zara, Mango, Bershka, Pull & Bear, Stradivarius e até mesmo um El Corte Inglés. Destaque também para a Primark, que além de ser uma ótima parada pelos preços super baixos, também é uma atração à parte com seus quatro andares e arquitetura incrível. Parece mais um shopping do que uma única loja.

Mesmo que não goste de fazer compras, eu sugiro caminhar pela Gran Vía, já que essa é uma das principais ruas da cidade. Ela é enorme, tem construções de tirar o fôlego, e mesmo sem comprar nada você vai se divertir olhando ao redor.

  1. Parque El Retiro

A atração perfeita para quem quer um pouco de natureza no meio de uma cidade grande. O parque El Retiro é o principal parque da capital, e ele é tão grande que possui até mesmo um lago onde você pode andar de barquinho, além de um jardim botânico, e inúmeras fontes, estátuas, áreas para piqueniques e quiosques. 

Caso queira descansar no meio do dia, vale a pena comprar um lanche e sentar em um dos banquinhos (ou na grama mesmo) e aproveitar a vista. Nos dias ensolarados muitas pessoas aproveitam o parque, e não é incomum ver grandes grupos e até mesmo festas de aniversário.

Não deixe de caminhar até o Palacio de Cristal, que fica no meio do parque. O local serve para exibições de arte organizadas pelo Museo Reina Sofía, e é um espetáculo à parte.

Não sabe o que fazer em Madrid? Que tal uma volta no parque El Retiro, uma das maiores área verde da cidade?
  1. Museo Nacional del Prado

O principal museu da cidade, parada obrigatória caso você seja fã de arte européia, já que ele abriga a maior coleção desse tipo do mundo. Você encontra obras de Francisco Goya (artista com o maior número de peças expostas nas galerias), Bosch, El Greco, Diego Velázquez e muitos outros. 

Se prepare para passar algumas horas dentro do museu, tendo em vista que ele possui um acervo muito vasto, com obras que vão desde o século XII. O ingresso custa €15 por pessoa para a exposição geral, e eu recomendo comprar com antecedência se você for fazer uma visita durante a temporada. As visitas gratuitas acontecem todos os dias nas duas últimas horas de abertura, porém é necessário reservar o ingresso grátis pelo site. Não deixe para tentar conseguir esse ingresso na hora pois todas as vezes que tentei ele estava esgotado. 

  1. Feira El Rastro

Essa feira só acontece aos domingos, por isso se você estiver na cidade nesse dia, eu sugiro que você faça uma visita. É uma das maiores feiras de rua que já vi na vida, perdendo apenas para a Tristán Narvaja em Montevideo, e você pode encontrar de tudo por lá. É o lugar perfeito para comprar roupas de segunda mão (ou até mesmo novas), casacos de inverno, acessórios, lembrancinhas de viagem, e qualquer outra coisa que você possa imaginar.

As ruas por onde a feira passa também estão cheias de lojas interessantes que vão chamar sua atenção, com vários brechós, lojas de móveis usados, outlets e produtos com desconto. Algumas barraquinhas da feira aceitam cartão, mas sugiro você levar dinheiro em espécie.  

Além de ser uma atração super legal, sua localização também é excelente – a feira acontece na região da estação de metrô La Latina, onde você pode encontrar alguns dos principais restaurantes de tapas da cidade. 

O que fazer em Madrid – Roteiro de 3 dias ou mais

Agora, passando para o roteiro. Os dias 1 e 2 podem ser em qualquer momento, porém recomendo deixar o dia 3 para um domingo, para aproveitar a feira de rua que só acontece uma vez por semana.

Dia 1 – Centro Histórico, Gran Vía

  • Palacio Real
  • Plaza Mayor
  • Mercado San Antonio
  • Chocolatería San Ginés
  • Puerta del Sol
  • Gran Vía

O primeiro dia em Madrid é focado em conhecer o centro histórico, onde estão algumas das construções mais incríveis da cidade. Todas as atrações são próximas e podem ser feitas a pé, não é necessário usar nenhum tipo de transporte. Use sapatos confortáveis e se prepare para explorar bastante.

A minha sugestão é começar a partir da estação Ópera, especialmente se você for de metrô até o centro histórico, já que essa é uma estação bem central. Lá, admire o prédio do Teatro Real, e caminhe até a Plaza de Oriente, jardim que fica de frente ao Palacio Real. Caso goste de visitar atrações por dentro, vale muito a pena garantir seu ingresso para o Palacio Real, onde você pode visitar a sala do trono, salão de baile e até mesmo a sala de espelhos, e admirar obras do Goya, Caravaggio e outros artistas conhecidos. Atrás do Palacio também existe um jardim incrível, que pode ser visitado gratuitamente.

De lá, siga para a Plaza Mayor, uma praça imponente com diversos restaurantes e lojinhas típicos da região. Tire algumas fotos, aproveite a vista e, se quiser, você pode aproveitar para provar um dos pratos típicos da região, os Bocadillos de Calamares, no bar La Campana. 

Eu não recomendo que você coma muito, porém, pois do lado da Plaza Mayor fica o Mercado de San Miguel, um dos meus pontos favoritos do roteiro. O mercado inclui diversos restaurantes de tapas, e o ritmo caótico de pessoas, mesas e vitrines vai te deixar sem saber o que provar primeiro. Eu testei algumas tapas de mozzarella e salmão, e sai mais do que satisfeita. Para um local tão popular, o preço é bem ok. 

Caso ainda tenha um espacinho para sobremesa, você pode aproveitar para visitar a Chocolatería San Ginés, que fica no caminho para a próxima atração. Essa chocolatería é super tradicional, e a recomendação é que você experimente os churros com chocolate. Eles são deliciosos, mas vou ser sincera e dizer que prefiro a versão sul americana, que costuma ser recheada com doce de leite.

De lá, caminhe até a Puerta del Sol, outra praça onde você encontra não apenas personagens fantasiados para fotos, mas também um dos símbolos da cidade, o El Oso y el Madroño, estátua de um urso com um cacho de morangos. 

Em seguida, é hora de caminhar até a Gran Vía, avenida mais famosa de Madrid. Para isso, sugiro seguir a Calle de Alcalá, rua com prédios lindíssimos, como o hotel Four Seasons. Chegando a Gran Vía, se você pretende fazer compras em lojas de rua, esse é o local. Você vai encontrar uma das maiores unidades da Primark, com mais de quatro andares e digna de fotos por sua arquitetura, além de H&M, Zara, Lefties, Mango, Nike, Adidas, Bershka, Pull & Bear e muito mais. Vá com paciência, pois as lojas são enormes e costumam estar cheias!

Caso queira dar uma descansada, eu sugiro parar para beber alguma coisa e petiscar algo no 100 Montaditos, que fica na Calle de la Montera (transversal ao Mc Donalds). Esse bar oferece bebidas e tapas a €1.50, e é perfeito para dar aquela descansada enquanto você belisca umas batatas fritas, bolinhas de queijo e toma uma cerveja ou sidra. 

Depois das compras e de explorar a região (são várias ruazinhas bonitas e interessantes), a sugestão é terminar o dia em um dos restaurantes e bares perto da região da estação Sol. O Rosi La Loca foi bem recomendado, e tem uma decoração impecável, e na Casa García Atocha você ganha tapas a cada bebida que pedir.

El Oso y el Madroño é uma das principais estátuas de Madrid!
El Oso y el Madroño

Dia 2 – Real Madrid, El Retiro, Museo del Prado

  • Estádio do Real Madrid
  • Salamanca
  • Parque El Retiro
  • Jardim Botânico
  • Museu do Prado
  • Barrio das Letras

Para começar o dia, eu sugiro pegar o metrô até a estação Santiago de Bernabéu e fazer o tour pelo Estádio do Real Madrid. Eu não sou fã de futebol, tenho zero interesse no assunto, só fiz esse programa porque meu namorado é fanático e mesmo assim achei muito legal. 

Caso só uma parte do grupo queira fazer o tour, na região existem várias praças, um centro comercial, lojas… Dá para se entreter bem esperando pelo pessoal, rs.

De lá, pegue o metrô até a estação Nuñez de Balboa para visitar a região de Salamanca. É um bairro super bonitinho, com construções lindas e que dá vontade de tirar foto de tudo. Você pode descer toda a Calle Serrano para ter uma visão geral, especialmente porque se estiver com fome, já que lá existem vários restaurantes deliciosos com bons preços, como o VIPS.

No final da Calle Serrano está a Puerta de Alcalá, que merece algumas fotos. Do lado fica a entrada para o Parque del Retiro, uma das maiores áreas verdes da cidade. É enorme, e por lá estão vários quiosques, praças escondidas, e até mesmo um lago para você andar de barquinho! A visita ao parque vai ocupar algumas horas do seu dia, especialmente se você combinar com o Real Jardim Botânico, que fica ao lado.

Para encerrar as atrações do dia, do lado do parque fica o Museo Nacional del Prado, museu mais conhecido da cidade e com uma das coleções de arte europeia mais famosa do mundo! Se você seguiu o roteiro à risca até aqui (foi no estádio, almoçou por Salamanca e passeou um pouco no parque) provavelmente ainda tem algumas horas para apreciar as obras de arte, o que é perfeito já que o museu é grande. Na minha última visita não consegui ingressos, por isso recomendo comprar com antecedência. Lembrando que para a visitação grátis (que acontece todos os dias nas últimas duas horas de abertura) também é necessário reservar ingresso através do site oficial.

Depois de tanto caminhar, você provavelmente estará exausto e pronto para comer algo. Por sorte (ou posso dizer, por bom planejamento) você está em uma região cheia de ótimos restaurantes e bares, como o La Malontina e o La Sanabresa. Esse local é conhecido como Barrio de Las Letras, e é um dos melhores lugares para aproveitar a noite na cidade, caso você ainda tenha forças para dar uma esticadinha em algum bar.

A Puerta de Alcalá fica pertinho da entrada do parque El Retiro.
Puerta de Alcalá

Dia 3 – El Rastro, Malasaña (domingo)

  • Feira El Rastro
  • La Latina
  • Malasaña
  • Mercado de San Ildefonso
  • Chueca

É importante que esse dia do roteiro seja feito em um domingo, pois é o único dia da semana em que acontece a feira El Rastro, uma das maiores feiras de rua da Europa.

A primeira parada do dia é justamente na feira, já que ela só fica aberta até o meio da tarde, e porque quando mais tarde você for, mais cheia ela estará. Para chegar, é só pegar o metrô até a estação La Latina, onde você já sairá na entrada da feira. Você pode encontrar de tudo por lá, e vi ótimos preços em casacos, lembrancinhas e acessórios. Nas ruas onde estão as barracas da feira também ficam alguns brechós e outlets, onde você também consegue encontrar valores bem baixos.

A feira é realmente enorme, e você consegue perder horas lá dentro. Quando estiver com fome e pronto para ir embora, volte para a estação La Latina, onde você vai encontrar os melhores restaurantes de tapas para o almoço, como a Cervecería San Millan, Juana La Loca e o Mercado de la Cebada.

Depois de comer, a sugestão é passear no bairro de Malasaña, que é super descolado e cheio de lojinhas, restaurantes e ruas interessantes. Pessoalmente, foi um dos meus locais favoritos durante a minha última visita a cidade, e só me arrependi de não ter ficado mais tempo por lá. Desça na estação Tribunal e ande pelas ruazinhas até o Palacio de Liria, Plaza da España e não deixe de passar no Temple of Debod, templo egípcio perfeito para assistir ao pôr-do-sol. 

Existem inúmeros restaurantes na região, mas a minha sugestão é que você volte na mesma direção de onde veio, para a estação Tribunal, e tome umas cervejas ou experimente um dos pratos do Mercado de San Ildefonso. Não deixe de subir aos últimos andares, onde você vai encontrar um rooftop super legal! 

Se quiser passear um pouco mais depois disso, aproveite e dê uma esticadinha até Chueca, bairro LGBTQI+ friendly com ótima vida noturna e bares. 

Se quiser aproveitar a feira El Rastro, em Madrid, o melhor é chegar cedo! Essa feira de rua é cheia de oportunidades, como roupas de segunda mão e acessórios!
Feira El Rastro por volta das 11 da manhã. Chegue cedo!

Mais dias na cidade?

Os principais pontos turísticos de Madrid já foram incluídos nos três dias de roteiro acima, porém se você tiver mais uma manhã ou meio-dia na cidade, eu recomendo visitar um dos outros museus, como o Museo Reina Sofía e o Thyssen-Bornemisza

Agora, se você tem mais um dia cheio, a minha sugestão é que você aproveite para fazer um bate e volta em Toledo. A cidade não só tem construções pitorescas como também atrações super interessantes, como a sua famosa catedral, e fica há apenas uma hora da capital da Espanha. 

Para facilitar, eu recomendo que você faça um dos tours guiados da Get Your Guide, como o tour para Toledo, ou até mesmo o tour que também passa por Segovia e Alcázar. Você já pode comprar seu ingresso antes mesmo de começar a viagem, assim não precisa ter todo o estresse de encontrar uma empresa de tours em outro país.

Gostou desse roteiro com as dicas de o que fazer em Madrid? Acha que faltou alguma coisa? Me conta nos comentários!

Deixe um comentário