Não sabe como montar uma mala de viagem? Então confira dicas de organização para deixar sua mala arrumada!
Antigamente, eu levava o meu armário inteiro quando ia viajar.
Sempre fui a pessoa do “mas vai que preciso dessa peça que não uso há dois anos”, e não foram poucas as vezes em que precisei abrir a bagagem no meio do aeroporto para reorganizar meus pertences e não pagar pelo excesso de peso.
Você pode imaginar, então, a dificuldade que era para arrumar as malas.
No começo, quando minha mãe ainda me ajudava, acontecia algum tipo de mágica e não era preciso nem sentar em cima para fechá-la. Já quando eu tentava por conta própria… Nem abrindo a extensão e rezando muito, rs.
Felizmente, com o passar dos anos, além de aprender a viajar mais leve, também descobri alguns truques de organização que tornaram esse processo muito mais fácil. Hoje são raras (ok, menos frequentes) as vezes em que me desespero achando que dessa vez não vou conseguir fechar os zíperes.
Nesse post, vou compartilhar com você algumas das melhores dicas para te ajudar a montar uma mala de viagem sem estresse!
Dicas para montar uma mala de viagem
Viaje mais leve
Quanto menos itens para colocar dentro da bagagem, mais fácil vai ser para organizá-la.
A dica é separar com antecedência todas as peças que você pretende levar, e descobrir o que pode ficar de fora. Tente planejar os looks para cada dia, combinando o maior número de peças entre si. Se sua viagem vai durar uma semana, com certeza não é preciso levar sete calças, por exemplo.
Cores neutras que combinam entre si, tecidos mais leves e que não amassam são ótimas opções para montar uma mala de viagem inteligente. Se o clima do seu destino oscilar muito, opte por materiais próprios para aguentar o frio, e leve blusas e casacos que possam ser vestidos em camadas.
Para itens de higiene pessoal e maquiagem, o ideal é usar embalagens travel-size e evitar os líquidos. Tem várias outras sugestões e uma lista com o que levar no post sobre como montar uma necessaire de viagem.
Preste atenção, especialmente na ida, para não levar a mais do que o necessário apenas porque tem espaço sobrando. É melhor uma mala mais vazia do que uma transbordando!
Outra sugestão é usar suas peças mais pesadas, como casacos de inverno e botas, durante os voos! Além de garantir que a sua mala estará mais leve, você ainda evita passar frio no avião, hehe.
Escolha uma técnica para dobrar suas roupas
Existe um grande debate sobre qual é a maneira mais eficiente de colocar suas roupas dentro da mala: dobrar de forma tradicional, fazer rolinhos ou então fazer uma espécie de pacote com várias peças.
A maneira mais comumente usada no dia a dia tem suas vantagens, pois evita que os tecidos amassem. Ao mesmo tempo, ela ocupa mais espaço do que as outras, especialmente se as peças tiverem tamanhos diferentes.
O contrário ocorre com rolinhos. Apesar de serem menores, o que facilita para levar mais peças e para utilizar até os cantinhos da mala, quando feitos de forma incorreta podem criar vincos até nos tecidos mais resistentes.
Já o pacote, que também já vi ser descrito como origami de roupas, consiste em dobrá-las juntas, fazendo com que virem “uma peça só”. Essa técnica não é ideal para quem pretende viver da mala, pois é mais difícil de encontrar itens específicos, porém seu formato compacto ajuda a economizar espaço.
Não existe uma forma correta, e tudo vai depender do que você pretende levar e o tamanho da sua mala. O melhor é testar até encontrar sua favorita.
Utilize packing cubes
Packing cubes nada mais são do que pequenas bolsas feitas especialmente para montar uma mala de viagem. Normalmente são feitos de tecidos como nylon e vendidos em sets de diversos tamanhos e cores, para facilitar quando você estiver procurando por algum item específico.
Já tem um post completo aqui no blog falando mais sobre o que são os cubos, dicas de como utilizá-los e as melhores marcas. Caso queira comprar alguns, existem vários disponíveis na Amazon!
Eu gosto de usar um packing cube para cada categoria de roupa: maiores para casacos e partes de cima, médios para calças e shorts ou roupas de ginástica, e os menores para roupas íntimas e acessórios. Alguns kits também incluem cubes para sapatos, mas esses você pode improvisar com os saquinhos que vem quando você compra um novo par.
Eles não são a melhor forma de economizar espaço, pois seu formato muitas vezes limita como podem ser encaixados, mas evitam que a mala fique bagunçada. Os mais modernos também vem com um sistema de compressão, fazendo com que você consiga levar mais itens em um único cubo.
Monte sua mala em camadas
Na hora de montar uma mala de viagem, pense nela como um pequeno prédio com andares. O ideal é colocar os itens mais pesados, como os sapatos e casacos, no fundo (o térreo).
No primeiro andar vão as peças maiores, como jeans e outros casacos. No segundo peças mais leves, e na cobertura os itens que você vai precisar como chegar, como pijama, necessaire ou uma outra muda de roupas.
Para fazer esse tipo de arrumação, você pode tanto usar apenas uma técnica para guardar seus pertences (como rolinhos ou packing cubes), ou combiná-las para usar o espaço de forma ainda mais eficiente. Nesse caso continua valendo a mesma ordem: itens mais pesados depois dos sapatos, em seguida os mais leves, e no topo o que você for usar em uma primeira ocasião, preferencialmente em um único cubo ou em forma de pacote para facilitar.
Use o resto do espaço de forma estratégica
A técnica de montar uma mala de viagem em camadas é voltada para roupas e sapatos, mas normalmente também levamos itens de outras categorias. Nesse caso, é preciso pensar com cuidado onde colocá-los.
Os mais frágeis devem ir entre o primeiro e o segundo andar, de forma a ficarem protegidos quando sua bagagem for jogada nas esteiras de aeroportos. É o caso, por exemplo, de frascos de perfumes, bebidas, acessórios menores e lembrancinhas. Também gosto de fazer o mesmo com o meu secador de cabelo e chapinha, para garantir que não vão quebrar.
Objetos mais pesados e resistentes, como bolsas, livros (apesar de eu recomendar que você leve um kindle) ou acessórios maiores devem ser colocados nas laterais, para ajudar a deixar o resto do conteúdo da mala no lugar. Também sugiro colocar meias e roupas íntimas em alguns saquinhos para encaixar nos espaços que estiverem sobrando.
Tem alguma outra dica para montar uma mala de viagem? Me conta nos comentários!
Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!
Os links para a Amazon são afiliados.
1 comentário em “Como montar uma mala de viagem – Dicas de organização”