Onde fazer compras em Madrid – Melhores ruas, shoppings e lojas

Escrito em

Por Alyssa Prado

Veja os melhores locais onde fazer compras em Madrid e adiciona essas ruas, lojas e shoppings no seu roteiro pela cidade!

Eu nunca pensei na Espanha como um bom destino para fazer compras na Europa.

Porém, depois de me mudar para Portugal, percebi que o país vizinho oferece muitos atrativos para quem quer fazer uma viagem cultural, e ainda aproveitar para fazer umas comprinhas.

Primeiro que é um destino barato se comparado a outros como França e Londres. Os preços dos produtos até podem ser tabelados dentro da União Europeia, mas o preço das acomodações e restaurantes, com certeza, não é.

Hotéis na Espanha são muito mais baratos, e é fácil encontrar restaurantes com pratos feitos por menos de €10 por pessoas (até menos, caso você se contente com algumas tapas).

Sendo assim, quem quer economizar na viagem para gastar nas compras, tem na Espanha uma excelente opção de destino. E em Madrid, a capital, é onde você encontra várias lojas famosas e oportunidades para comprinhas.

Nesse post, eu te mostro onde fazer compras em Madrid, com dicas das melhores lojas, ruas, shoppings e marcas.

Onde fazer compras em Madrid – Melhores ruas, shoppings e lojas

Normalmente, nesse tipo de post de “onde fazer compras em…” eu começo indicando um shopping center. Em Madrid, porém, os melhores locais para fazer compras são a céu aberto. São ruas extremamente famosas e que costumam ser incluídas em qualquer roteiro de quem vai visitar a cidade pela primeira vez.

Gran Vía

A Gran Vía é provavelmente o mais perto que a Espanha tem de uma Times Square. Com exceção das luzes néon, o ambiente é muito parecido, com inúmeras lojas por todos os lados, e uma multidão de pessoas que faz você se perguntar se todo o mundo resolveu viajar para Madrid.

Lá você encontra lojas como Zara, Uniqlo, H&M, Bershka, Pull&Bear, Primor, Adidas, Oysho, Sketchers e, mais importante, uma das maiores (se não a maior) Primark que você vai ver na vida. A loja é enorme, com três andares de todo tipo de produto que você pode imaginar, desde roupas masculinas, femininas e infantis, até acessórios, sapatos e decoração para casa. Vale a visita, nem que seja para ver o prédio por dentro!

Se uma parte do grupo for impaciente para compras, minha recomendação é deixá-los no Montaditos, perto do McDonalds. É um restaurante de sevilha de tapas espanholas, e a caneca de cerveja custa apenas €1,50.

Salamanca

Nas calles Serrano e Claudio Coello você vai encontrar as principais lojas de luxo e high-end da cidade, como Prada, Louis Vuitton, lululemon, & Other Stories, Longchamp, Dior, Hermés, Tiffany & Co., COS e derivadas.

É um local maravilhoso para passear, pois o bairro é muito agradável, e ao longo das lojas também é possível encontrar inúmeros restaurantes para fazer uma pausa para o almoço ou jantar. Ao final da Calle Serrano também está a Puerta de Alcalá, e a entrada para o parque El Retiro. 

É muito fácil de encaixar o bairro em qualquer roteiro, especialmente nos dias que passam pelo parque ou até mesmo no dia da visita ao Museo del Prado.

Calle Fuencarral

Muito próxima da Gran Vía está a Calle Fuencarral, que poderia ser só mais uma rua cheia de lojas que eu poderia mencionar de passagem. Porém, eu faço questão de adicioná-la ao post, pois nessa rua, na altura da estação de metrô Tribunal, você vai encontrar inúmeras lojas incríveis de segunda mão.

Se você gosta de brechós, não pode deixar de visitar a Flamingos Vintage Kilo, onde você paga por peso, e não por peças, a Retro City, Templo Susu, Columbus… Não tem como errar, porque qualquer rua que você entra pela região vai ter várias lojas desse tipo. 

Feira El Rastro

Com mais de 1000 vendedores participando, a feira El Rastro é uma das maiores feiras de ruas do país, ocorrendo em todos os domingos e feriados. Para chegar, basta descer na estação de metrô La Latina por volta das nove da manhã, e se preparar para explorar. A feira funciona até às três da tarde.

Lá você encontra de tudo, desde roupas e acessórios até pinturas, decoração para casa, papelaria, brinquedos antigos, quadrinhos e revistinhas, brinquedos, antiguidades, sapatos, eletrônicos antigos, e o que mais você conseguir imaginar.

Acho que é a segunda maior feira de rua que já fui, perdendo apenas para a Tristan Narvaja em Montevideo.

Principe Pío

Se você prefere shoppings tradicionais, não se preocupe pois é fácil de encontrá-los em Madrid. O Príncipe Pío é provavelmente o mais conveniente para chegar, pois fica perto do Palácio Real e da Plaza de España.

É um shopping bem comum com algumas lojas populares, como Mango, Stradivarius, Bershka, Rituals, Sfera, Springfield, The Body Shop, Levi’s e Calzedonia. Tem também uma praça de alimentação com restaurantes populares como McDonald’s, KFC, La Tagliatella e 100 Montaditos.

Caso queira visitar um shopping maior, você pode pegar a linha 1 até a estação Las Suertes e visitar o shopping La Gavia. A seleção de lojas é um pouco maior por lá!

As ruas Gran Vía e Serrano são ótimos locais onde fazer compras em Madrid. Na foto a Gran Vía na altura do metro Callao.

El Corte Inglés

O El Corte Inglés é a maior loja de departamento espanhola. Aqui você encontra diversos andares de marcas de nome e de muita qualidade, como por exemplo Maje, Max Mara Weekend, Jimmy Choo, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, entre outras. 

Também é um local excelente para comprar produtos de beleza ou perfumes, com marcas que não são fáceis de encontrar em lojas como Sephora ou mesmo Primor. Caso você faça muitas compras nos Estados Unidos, essa loja seria o equivalente a uma Macy’s ou Nordstrom.

Existem inúmeras unidades do El Corte Inglés pela capital do país, mas a que você provavelmente vai visitar é a de Callao, perto da Gran Vía. Caso queira comer algo diferente, vale a pena também dar uma olhada na praça de alimentação da loja, que costuma contar com restaurantes um pouco mais sofisticados e descolados.

Primor

E falando em compras de beleza e perfumes, eu já mencionei a Primor duas vezes aqui no post, mas ela merece uma seção à parte. Conheci a loja pela primeira vez quando fui para Málaga, e o que mais me chamou atenção foram os preços – tudo era muito barato!

Nas lojas espalhadas pela cidade você encontra marcas como Moroccanoil, L’Oreal, Kerastase, Olaplex, Maybelline, essence, Catrice, NYX, Revlon, The Ordinary, La Roche-Posay, Clinique e até mesmo cosméticos coreanos. Além de máscaras faciais, bronzeadores, pincéis de maquiagem, cacarecos… É uma perdição para quem gosta de fazer comprinhas de cosméticos, sem dúvidas uma das melhores lojas onde fazer compras em Madrid.

A minha impressão é que existe uma a cada esquina, e você pode encontrar uma Primor na Gran Vía, na Calle Fuencarral e até mesmo perto da Puerta del Sol. 

Marcas espanholas para comprar em Madrid

Além de várias marcas internacionais, em Madrid você também encontra marcas espanholas  fantásticas, com produtos incríveis. Aqui estão algumas delas:

  • Loewe: Uma marca de luxo não tão conhecida pelas brasileiras, mas de excelente qualidade. Vende desde bolsas e sapatos até roupas e perfumes, e as peças são verdadeiras obras de arte. No momento, a bolsa mais famosa é a Puzzle, com seu design super moderno e único.
  • Bimba y Lola: Uma explosão de cores, estampas e texturas que definem a personalidade única da Bimba y Lola. Acessórios divertidos e coloridos, como bolsas, sapatos, casacos e chapéus. Essa loja tem um estilo super característico, e é fácil de identificar as peças de longe.
  • Desigual: Para quem busca roupas de qualidade com um design único, a Desigual é uma ótima pedida. As peças têm cores vibrantes, estampas marcantes e texturas super divertidas. É uma marca que você ama ou odeia, e é fácil saber qual é o seu sentimento por ela já olhando a vitrine.
  • Oysho: Uma das minhas favoritas, que faz desde roupas para ginástica, lingerie e loungewear. Os tecidos são uma delícia, as cores são super elegantes e eu adoro os cortes e os preços, que são até baixos para o que a marca entrega. Tenho um conjunto de moletom que uso o tempo inteiro e amo. Os biquínis também são lindos, mas na minha experiência não são feitos para quem tem peito.
  • Mango: Prima da Zara com peças elegantes e acessíveis. A Mango oferece uma ampla variedade de looks para todas as ocasiões, desde o trabalho até uma festa na sexta à noite. Gosto muito das peças mas é preciso saber escolher bem os tecidos para ver o que vale a pena. Os casacos de inverno são excelentes e tem vários feitos de lã ao invés de acrílico.
  • Massimo Dutti: Sofisticação e qualidade definem a Massimo Dutti. A marca oferece roupas clássicas e atemporais para homens e mulheres que apreciam o bom gosto e a elegância. É como se fosse uma moda de alfaiataria impecável, porém acessível.

Lembrando também que se você não sabe o que comprar, aqui no blog tem um post com tudo o que vale a pena comprar na Europa!

Roteiro de compras por Madrid

Honestamente, é muito fácil de encaixar os principais locais onde fazer compras em Madrid em um roteiro. Até porque, na maior parte das vezes, eles já fazem parte das atrações de algum dia.

Quando for conhecer o centro da cidade e passar pela Plaza Mayor, Puerta del Sol e pelo Palácio Real de Madrid, você inevitavelmente irá acabar na Gran Vía, com todas as suas lojas. Sugiro deixar essa parte para o final, e só se jogar na compra depois de visitar todos os pontos turísticos. Até porque, só a Primark de três andares vai ocupar umas boas horas do seu tempo.

Já no dia que for visitar o parque El Retiro e o Museo del Prado, você consegue encaixar fácil uma passada na Calle Serrano e arredores, com as lojas de luxo e de marcas famosas. Nesse caso eu sugiro fazer as compras primeiro e parar para almoçar na região, já que considero museus mais cansativos do que compras. Mas, logisticamente, tanto faz fazer parque e museu primeiro ou depois.

No geral, eu diria que essas duas paradas são mais que o suficiente para você conseguir fazer excelentes compras em Madrid sem precisar sair muito de um roteiro tradicional. Se tiver um dia extra, vale a pena visitar a região da Calle Fuencarral e suas lojas de segunda-mão. Lá perto fica o Mercado de San Ildefonso, uma ótima parada para tomar uma cerveja ou comer algumas tapas.

Se seu dia extra for um domingo, porém, você pode preferir visitar a feira El Rastro. Vá cedo, já que a feira só funciona entre as nove da manhã e três da tarde.

Aqui no blog tem um roteiro completo para quem vai visitar Madrid pela primeira vez!

Como funciona o tax free na Espanha

Os países da União Europeia contam com um sistema de tax-free para turistas. Isso quer dizer que, ao fazer compras, você pode receber um reembolso pelos impostos pagos, já que você não mora no local. 

Muitas lojas participam desse programa, por isso, ele é excelente para economizar nas suas compras. E o melhor é que é muito fácil participar em Madrid:

  • Ao fazer compras em lojas participantes, quando for pagar, peça pelo documento referente ao tax-free no caixa. Os funcionários vão anotar alguns detalhes sobre você e sua compra, e te dar um número de referência.
  • Quando chegar no aeroporto para sair da União Europeia, antes do embarque, passe em um quiosque de tax-free e valide suas compras. Esses quiosques estão disponíveis no aeroporto de Madrid.
  • Depois disso, na área de embarque, dirija-se ao quiosque da empresa responsável pelo seu reembolso. O nome estará escrito nos documentos que você validou no quiosque.
  • A maior parte dos reembolsos é feito na hora, e você já volta para casa com o dinheiro!

Aqui no blog tem um post completo sobre como funciona o tax-free na Europa, respondendo várias dúvidas sobre o processo.

Conclusão

Como você pode ver, existem vários locais onde fazer compras em Madrid. O bom é que eles são super bem localizados, perto das atrações turísticas e fáceis de encaixar em qualquer roteiro tradicional pela capital espanhola.

E você, já visitou Madrid? Conseguiu fazer umas comprinhas? Me conta nos comentários!

Deixe um comentário