Packing Cubes – Dicas para deixar sua mala organizada

Veja o que são e como usar packing cubes, os melhores organizadores de mala!

Mudei muito o meu estilo de fazer as malas ao longo dos anos.

Nas minhas primeiras viagens, levava tudo que era possível. Sabe aquelas pessoas que levam uma blusa que não foi usada nos últimos dois anos, só para garantir? Era eu!

Várias foram as vezes em que precisei abrir as malas no aeroporto e reorganizar meus pertences para que todas estivessem dentro do limite de peso. 32kg parece muita coisa mas não é bem assim, rs.

Felizmente, fui ficando mais velha e, além de diminuir a quantidade de itens no armário, também reduzi o número de peças que levo comigo durante as viagens. Percebi que no meu dia a dia acabo usando sempre as mesmas roupas, e são elas que acabam dentro da minha mala.

Ainda assim, até o começo desse ano, tinha muitas dificuldades em deixar tudo organizado. Na ida até que conseguia ajeitar tudo com uma mistura de rolinhos e saquinhos de sapatos, mas na volta não tinha jeito. Mesmo fazendo poucas compras, parecia que as coisas não cabiam e mais de uma vez precisei recorrer ao famoso truque de sentar em cima da mala para que ela fechasse (#quemnunca).

A solução para esse problema eu descobri na minha primeira viagem aos Estados Unidos em 2018: packing cubes! Nesse post vou falar sobre esses itens que eu considero um milagre da organização, quais as suas vantagens e onde você pode encontrá-los. Confesso que sou tão apaixonada pelos meus que gravei até um pequeno vídeo mostrando como eles facilitam na hora de montar a mala ou mochila!

O que são packing cubes?

Os Packing cubes nada mais são do que pequenas bolsas que você pode usar para organizar sua mala.

A maior parte deles é feito de nylon, um tecido leve para não pesar a sua bagagem. Os mais modernos possuem sistema de compressão com dois zíperes, fazendo com que você consiga levar mais peças sem ocupar tanto espaço.

Por serem feitos especificamente para viagens, um set de packing cubes costuma incluir diversos tamanhos. Algumas marcas também incluem em seus conjuntos cubos específicos para sapatos ou para roupa suja, mas esses você consegue improvisar facilmente com saquinhos ou sacolas plásticas.

Quais são as vantagens de usar packing cubes?

Como já mencionei, o grande benefício dos packing cubes é deixar a mala organizada. Utilizando um cubo distinto para uma cada categoria de roupas é fácil encontrar a peça que você está procurando, e não é preciso tirar tudo do lugar para encontrar uma blusa específica.

Devido ao seu sistema de compressão, também é possível levar mais itens do que só empilhando ou fazendo rolinhos com os mesmos. Na verdade essa é uma vantagem e desvantagem, pois mais coisas significam mais peso, rs.

Eles também são ótimos para quem gosta de tirar seus pertences da mala e colocá-los no guarda-roupa do hotel, pois os cubos podem ser facilmente acomodadas em gavetas.

Além disso tudo, o maior trunfo de usar os packing cubes é a facilidade para montar a mala. Depois que todas as roupas, sapatos e acessórios estiverem dentro de seus respectivos recipientes, é só resolver uma espécie de quebra-cabeças para encaixá-los na mochila ou mala e pronto!

Ao longo da viagem é só ir devolvendo as peças para seus cubos e, sem bagunça, não vai ter estresse na hora de fazer a mala para voltar para casa! Mágico, hahaha.

Como usar packing cubes?

Eu gosto de usar um packing cube diferente para cada tipo de roupa. Normalmente coloco blusas e vestidos em um, casacos em outro e depois separo entre calças e shorts, roupa íntimas e roupas de malhar dependendo da viagem.

Uma dica para conseguir colocar ainda mais peças em cada um deles é prestar atenção na hora de dobrar. Se uma blusa fica mais volumosa de um lado, eu coloco a parte mais volumosa da próxima peça do lado contrário. O ideal é tentar dobrar cada item de forma que ele tenha o mesmo tamanho do packing cube. Você também pode fazer rolinhos dentro dos cubos, mas eu sinto que essa maneira ocupa mais espaço.

Fiz um vídeo rápido mostrando como eu dobro, organizo as peças e coloco-as dentro da minha mochila. Lembrando que é apenas um exemplo e ficaram faltando alguns itens essenciais como sapatos!

Quais são as melhores marcas de packing cubes?

Aqui no Brasil eu ainda não encontrei packing cubes legais para vender. Procurei com diversos nomes, inclusive “organizadores de mala”, mas a maioria dos resultados são de plástico e não muito práticos.

A melhor solução, na minha opinião, é aproveitar uma viagem para os Estados Unidos ou para a Europa e comprar por lá. Você consegue encontrar diversos sets baratinhos na Amazon, com várias cores para tornar ainda mais fácil de identificar onde está cada peça. Já aproveitei para colocar os links aqui no post, e você pode mandar entregar no seu hotel ou usar o serviço Amazon Locker.

A marca mais famosa nos EUA é a Eagle Creek. Pioneira nesse tipo de organizador, ela oferece cubos de cinco tamanhos diferentes: extra small, small, slim, medium e large, que podem ser adquiridos com ou sem o sistema de compressão. Também existe um específico para roupa-suja, que possui dois compartimentos: um respirável e outro para manter roupas úmidas.

 

Outra empresa famosa e muito bem avaliada na Amazon é a Gonex. Com sets de três, quatro, cinco ou seis peças, os produtos da marca são feitos de nylon super resistente e possuem uma tela que torna possível ver o que está dentro de cada cubo, facilitando na hora de encontrar suas roupas. Assim como a Eagle Creek, a marca também oferece cubes com o sistema de compressão.

 

Similar em qualidade está a marca eBags, que oferece garantia ilimitada para suas peças, que são feitas com techlite diamond nylon e utilizando zíperes YKK. Um cube muito interessante que a empresa vende é o Ultralight Toiletry Cube na versão slim, perfeito para organizar itens de banheiro como escova e pasta de dente, desodorante, cremes e outros, e que pode ser pendurado atrás da porta ou no gancho para toalhas. Por ser leve e pequeno, serve até para levar na bolsa da academia!

 

Quem quiser economizar pode adquirir os sets da própria Amazon, que custam em média US$20 por quatro cubos. Feitos com um material de alta qualidade, eles também possuem uma tela para melhor visualização do conteúdo e para deixar os itens respirarem. Mesmo sendo parte da linha básica da empresa, a maioria dos conjuntos possui mil ou mais avaliações, com uma média de estrelas 4.5 de 5!

 

Packing cubes realmente foram uma revolução na minha vida, espero ter conseguido transparecer isso nesse post. 

E você, também utiliza os famosos cubos para organizar sua mala? Tem algum outro truque? Me conta nos comentários!

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Descubra o que são e como usar os Packing Cubes, milagre da organização para malas de viagem!

Os links da Amazon são afiliados.

Planeje a sua viagem com os parceiros do blog!

Compare o preço das passagens aéreas com o Voopter, ou veja as melhores ofertas na Submarino Viagens.

Reserve seu hotel através do Booking.com e garanta o menor preço.

Encontre a melhor oferta para o seu seguro viagem com a Seguros Promo, ou faça uma cotação com a World Nomads para turismo de aventura.

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em até 12x sem juros com a Rentcars.

Este post tem 2 comentários

  1. Aqui no Brasil tem os da Oceane, são bem nesse estilo, mas acho beeem caros!!!
    Acho que vale mais a pena comprar no Aliexpress!

    1. Oi, Anna!

      Obrigada por falar sobre a Oceane, não conhecia! São lindos mesmo, mas realmente o preço é um pouco elevado. Sabe que nem me ocorreu procurar no Ali? Vou dar uma olhadinha por lá também :)

      Beijos e obrigada pelo comentário!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Receba grátis
DICAS E OFERTAS DE VIAGEM
Faça parte da lista de e-mails do blog e receba descontos exclusivos e os nossos melhores posts diretamente na sua caixa de entrada!
EU QUERO!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link