Dicas

Como se hospedar em hotéis de graça usando pontos Multiplus ou Smiles

6 de julho de 2016

No meu primeiro intercâmbio na Austrália, eu me hospedei no Ibis de Darling Harbour de graça.

E não era qualquer quarto não, viu? Olha a vista da minha janela.

E se eu te contasse que você também pode se hospedar em hotéis de graça? Ou melhor: em qualquer hotel da rede Accor, incluindo aqueles no Brasil?

É aí que entra o Le Club AccorHotels, programa de fidelidade da rede Accor.

Com ele você acumula pontos cada vez que se hospeda em um hotel da rede ou usa um dos serviços como estacionamento, restaurantes…

E o melhor: Sabe aqueles pontos que você tem na Multiplus que foram quase o suficiente para a sua passagem mas faltou um pouquinho? Eles vão servir para pagar as suas diárias!

Quando eu estava lá na terra dos cangurus <3 minha mãe me falou sobre essa opção e disse para eu fazer reserva em um Ibis, e tentar usar os pontos da rede Accor.

O único problema é que, para fazer uma reserva com pontos, o dono da conta deveria se hospedar também.

Mas, procurando no site, descobri que existem maravilhas chamadas vouchers. Esses vouchers são tipo cupons, não nominais, que você usa para pagar na hora do check in (ou checkout, dependendo do hotel e se você consumir algo).

Como eles não tem nome, é só gerar, imprimir, e qualquer pessoa pode usar.

Confesso que eu não estava muito firme, e super nervosa de algo dar errado. E se esse hotel não aceitasse os vouchers? E se tivesse que ter o dono da conta de qualquer jeito? E se eu não tivesse onde imprimir tudo?

Por sorte deu tudo certo, ninguém perguntou sobre nada e a minha estadia saiu de graça.

E depois dessa (e outras) experiência de sucesso, resolvi compartilhar como vocês podem fazer a mesma coisa!

Como se hospedar em hotéis de graça

Como se Hospedar em Hotéi de Graça com Le Club Accor - Cartão

Olha o meu cartão do Le Club Accor status Classic! Os outos status tem cores diferentes na borda e no logo.

Primeiramente é preciso se cadastrar no Le Club AccorHotels. É grátis e você só precisa preencher o formulário no site oficial.

Existem quatro “status” do programa: Classic (assim que você se cadastra), Silver (2500 pontos), Gold (10000 pontos), Platinum (25000 pontos).

Até 2017 os pontos que você transfere de programas como Multiplus e Smiles ajudam a mudar seu status. Depois disso, apenas pontos “qualificáveis”, provenientes de hospedagens em hotéis da rede, contribuem para sua ascensão no programa.

Você pode adquirir pontos da maneira tradicional, se hospedando nos hotéis da rede, ou transferindo de outros programas. A cada 10EUROS gastos se ganha um número x de pontos, que dependem do seu status e do hotel frequentado. 10EUROS em um Ibis com status Classic, por exemplo, valem 12.5 pontos.

Despesas dentro do estabelecimento, como refeições, canais pagos e mini-bar também acumulam pontos.

Para transferências de pontos Multiplus ou Smiles a taxa é um pouco alta: 3000 pontos Multiplus valem 1000 pontos Le Club AccorHotels, enquanto 4000 Smiles valem 2000 no Accor.

A partir de 2017 os pontos serão dividos em duas categorias: Rewards e Status. Os pontos de status serão aqueles que fazem você mudar de nível, enquanto os pontos rewards são os que você troca por vouchers ou usa para reservas. Quando entrar em vigor essa classificação, 10EUROS em um Ibis com status Classic dá direito a 12.5 pontos rewards e 12.5 pontos status.

Todas as mudanças que vão ser implementadas a partir do ano que vem estão disponíveis no site do Le Club AccorHotels.

E não é só através dos programas de fidelidade populares brasileiros que você pode transferir pontos, viu? Alugar carro na Hertz, por exemplo, também pode te render recompensas dentro da rede Accor.

Como se hospedar em hotéis de graça com o Le Club Accor - Ibis Darling Harbor

Olha o Ibis de Darling Harbour! Dá para acreditar que eu fiquei lá sem pagar nada?

A partir do seu cadastro você já pode fazer reservas utilizando seus pontos diretamente, “pagando” antes da viagem, ou usando vouchers para acertar a conta na hora do check in/check out. E é assim que você consegue se hospedar em hotéis de graça!

Vai da sua preferência qual método utilizar. Os pontos só servem para hospedagem, mas os vouchers podem ser utilizados para pagar outros serviços, como estacionamento, restaurante, etc. Cada voucher vale 40 euros, e para pagamentos em outras moedas vale a conversão do dia.

Como eu já disse, os vouchers que você gera na sua conta não tem nome, e podem ser usados por qualquer pessoa, seja ela membro ou não do programa. Alguns hotéis não podem ser pagos nesse esquema, com os da linha Ibis Budget.

O site Meu Milhão de Milhas tem um post bem completo com vários comentários sobre as vantagens e desvantagens de cada método, além de relatos de vários viajantes que já usaram algum deles.

Outras vantagens do Le Club AccorHotels

Se você se hospeda nos hotéis da rede com frequência, vale a pena baixar o aplicativo “Places by Le Club AccorHotels”, onde você faz check-in cada vez que está hospedado. A partir de uma quantidade de check-ins, você vai ganhando medalhas, e essas medalhas valem pontos.

É como se fosse o antigo Foursquare mas com recompensas, e das grandes! Tem medalha que quando conquistada vale 3000 pontos, mais de 40 Euros!

Outra vantagem de participar do Le Club AccorHotels é que você tem direito a uma tarifa de associados, um valor especial na diária só por fazer parte de um clube que a inscrição é grátis!! É sério, você não precisa nem ter tido pontos alguma vez, é só se cadastrar para receber os descontos.

Essa tarifa vale apenas para destinos na América do Sul, e é de 10% para todos os status em dias de semana. Para reservas de finais de semana, os associados Classic tem 30% de desconto, enquanto os de níveis mais elevados ganham 50%.

 

Depois de aprender isso tudo, eu já usei esse esquema de pagar a estadia com pontos outras duas vezes, ambas no Ibis Paulista. Só não uso mais vezes porque já gastei todos os meus pontos em todos os programas hahaha hora de acumular mais!

Quem ficou convencido e já vai se cadastrar no Le Club AccorHotels e se hospedar em hotéis de graça? Ou melhor ainda: quem já teve alguma experiência com esse ou outro programa de pontos de hospedagem? Comentem suas experiências! =)

Gostou desse post e tá programando a sua viagem?

Então que tal ajudar o blog? É só fazer as suas reservas através dos nossos links! Você não paga nada a mais por isso e a gente ganha uma pequena comissão pela indicação! Olha quantos serviços legais você pode encontrar por aqui:

Compare os preços das passagens no Voopter ou veja as ofertas do Decolar.com.

Reserve o seu hotel através do Booking, com garantia de melhor preço. Ou use o Hoteis.com, onde você acumula pontos e pode trocar por diárias grátis.

Compre o seu seguro viagem no World Nomads e tenha cobertura para mais de 150 atividades de aventura.

Compare o preço entre as melhores locadoras de carro e pague em reais em até 12x sem juros na Rentcars.com.

Você também pode gostar

9 Comentários

  • Responder Guilherme 6 de julho de 2016 as 11:58 pm

    Alyssa!!!!! Que post maravilhoso você escreveu!

    Bem completo, recheado de informações… didático! Com certeza, vale a pena conhecer os “meandros” do programa Le Club, a fim de tirar o máximo de proveito de benefícios que ele oferece.

    E obrigado pela honrosa citação do meu blog!

    Forte abraço!

    • Responder Alyssa 7 de julho de 2016 as 12:29 am

      Obrigada, Guilherme! Seu post também é ótimo, me fez pensar sobre se valia mais a pena usar os vouchers ou pontos! Eu sempre usei vouchers rs Vou ficar de olho nas suas próximas publicações =)

  • Responder Dayana 11 de julho de 2016 as 5:40 pm

    Oiii! Adorei a dica! Com certeza vou usar e abusar. haha
    Queria saber se dava também para usar outros programas de pontuação, tipo o Flying Blue. Sabe dizer? Queria ver se dava para usar as milhas que estão para vencer de algum jeito… rsrs
    Beijinhos,
    Day

    • Responder Alyssa 13 de julho de 2016 as 6:12 pm

      Oi, Dayana!
      O Flying Blue especialmente eu não sei, mas no site do Le Club Accor tem uma relação com todos os programas de milhas que eles aceitam! Dá uma olhada por lá, quem sabe você não descobre outros que também podem ser úteis para usar todas as suas milhas? Obrigada pela visita =)

  • Responder Roberto Guedes 20 de julho de 2016 as 9:40 pm

    Olá! Possuo 6.000 mil pontos na rede.
    Mas não sei como faço pra resgatar, digo, na parte prática, após logar no site, escolher o hotel e concluir a “compra”.
    Você poderia me dizer, em que momento aparece a opção de “pagar com pontos”. hahaha
    Ainda não vi nenhuma opção similar.

    Grato pelo apoio e parabéns pelas dicas. ;)

    • Responder Alyssa 23 de julho de 2016 as 7:21 pm

      Oi, Roberto! Se você quiser usar seus pontos para deixar toda/parte da reserva paga, é só fazer a reserva através do site da Accor logado na sua conta! No final, antes de fechar a reserva, vai aparecer a opção de pagar por pontos :) Se quiser também, pode só fazer a reserva, imprimir os vouchers atráves do site do Le Club AccorHotels e pagar na hora no seu check in ou checkout com eles!

      Obrigada pela visita :D

  • Responder Passagens aéreas baratas: 8 sites para encontrar os melhores preços! 4 de novembro de 2016 as 2:43 pm

    […] Quer economizar ainda mais na acomodação? Dê uma olhada nesse post onde eu msotro como se hospedar em hotéis de graça utilizando o Le Club AccorHotels! […]

  • Responder Fernando 20 de maio de 2017 as 12:02 pm

    Você sabe a relação entre valor da diária e pontuação necessária? Quero me hospedar em Santiago, CHI, totalizando R$ 2.200,00. Quantos pontos Accor serão necessários?

    Quero saber com antecedência se valerá transferir meus pontos Multiplus para esse programa.

    • Responder Alyssa Prado 28 de maio de 2017 as 12:32 pm

      Oi, Fernando! Tem que conferir no site do Club Accor quantos pontos vão ser necessários, pode variar de acordo com a data :)

    Deixe uma resposta