planeje a sua próxima viagem por conta própria

Junte-se a minha lista de e-mails e receba grátis um PDF com 22 recursos que podem te ajudar nessa aventura.

Viagem para praia – O que levar na mala e dicas essenciais

Não importa se é sua primeira ou milésima viagem para praia, as dicas nesse post vão te ajudar a aproveitar melhor os seus dias na areia!

Veja todas as dicas para fazer uma viagem para praia e o que você não pode esquecer de levar na mala!

Sendo uma pessoa que viveu quase a vida inteira em uma ilha, eu nunca pensei muito sobre fazer uma viagem para a praia. Primeiro porque para ir a praia eu nunca precisei fazer uma viagem, só dirigir por alguns minutos ou pegar no máximo dois ônibus. Segundo que, justamente por já viver em um ambiente super verão, sempre dei preferência por destinos para cidade grande ou com outros atrativos além do mar.

Pois bem, o tempo passou, eu mudei para um lugar maior e, apesar de amar as inúmeras coisas para fazer na minha nova casa, preciso admitir que só penso em viajar para praia. E olha que eu moro em Lisboa, onde pegando um comboio em 25 minutinhos já estou na areia e pronta para curtir. 

De qualquer jeito, depois de planejar inúmeras aventuras sempre pensando em onde vai estar sol e qual a praia mais próxima, percebi que sempre me preparo para viagens do tipo da mesma maneira: levando as mesmas coisas na mala e sempre pensando em um truque ou outro que vão facilitar a vida. E sim, muito disso eu aprendi no meu dia a dia no verão em Florianópolis, mas um truque ou outro veio de outros destinos.

Hoje eu estou às vésperas de outra viagem para a praia e, começando a arrumar minha mala, finalmente pensei que nem todo mundo está acostumado a ir para praia sempre (eu sei que é óbvio, mas juro que demorou para cair a ficha, desculpa!) e que essas dicas podem ajudar você e outros leitores! 

Por isso, aqui está um post com uma lista completa com o que levar na mala para praia, e dicas que podem tornar os seus dias na areia mais fáceis! Desde aqueles itens que você não pode esquecer até como passar protetor solar em si mesmo! Hahahah 

O que levar na mala para uma viagem para praia

Aqui vai uma lista detalhada com o que você deve colocar na sua mala para uma viagem para praia. Vale lembrar que esses são apenas os itens que se referem a esse tipo de atividade, se for turistar, sair a noite ou fazer algum outro programa, lembre de levar outros itens. Aqui no blog já tem uma lista completa com o que levar na mala.

  • Roupa de banho: começando pelo obvio, leve roupas que vão te deixar confortável para entrar na água. Vale biquini, maiô, calção, camiseta e short… a escolha é sua. Lembre-se que, dependendo da umidade ou do tempo, pode ser que você não consiga secar a roupa de um dia para o outro, por isso leve pelo menos duas peças (ou conjuntos) dessa categoria para ir alternando.
  • Protetor solar: a sugestão é levar dois protetores diferentes, um para o corpo e um para o rosto, esse último se possível fator 50 ou mais. Para o corpo, caso queira bronzear, leve também um bronzeador ou um protetor com bronzeador, como o Nivea Protect + Bronze. Dica: se você tem lábios grossos, tipo eu, passe um pouco de protetor nos lábios ou leve um lip balm com proteção UV. Confie em mim, você não quer queimar a boca.
  • Havaianas: Outros calçados podem parecer uma boa ideia, mas nada ganha das famosas Havaianas. Esse é um item super fácil de esquecer na hora de fazer a mala, por isso preste atenção! 
  • Toalha e canga: Tem quem goste de levar os dois, tem que prefira levar apenas um deles para usar tanto para deitar na areia quanto para se secar. É questão de preferência, eu pessoalmente sou do tipo que leva só a canga e tento molhá-la o mínimo possível, deixo o sol me secar.
  • Óculos escuros: Mesmo que você não tenha costume de usar esse acessório no dia a dia, na praia com a areia refletindo o sol ele se torna essencial, tanto para você conseguir enxergar quanto para proteger seus olhos. 
  • Saída de praia: Normalmente uma roupa fácil de colocar e que possa molhar, para sair da praia e ir para casa. Tem quem prefira sair da praia com a roupa que veio, tem quem já vai para a praia com a saída de praia… Novamente, não tem certo ou errado, mas se você gosta de usar esse item não esqueça de colocar na mala.
  • Creme para pentear: Se você gosta de cuidar do cabelo, minha sugestão é levar um creme para passar depois de entrar no mar, para evitar que ele resseque ou até mesmo desbote. Vale levar uma escova também para ajudar a tirar a areia e o sal, e ajudar a espalhar o creme.
  • Livro ou outras fontes de entretenimento: Tem que vá para praia com os amigos ficar conversando, mas também quem gosta de levar livros, revistas ou até mesmo assistir seriados debaixo do guarda-sol. Eu sempre levo meu Kindle, já que a tela não reflete a luz do sol e dá para ler tranquilamente. Tudo é válido, MENOS LEVAR CAIXINHA DE SOM. Não quer ser chata, mas se você quer escutar música leve seu fone e seja feliz. Sério, ninguém que me vê na praia sabe que eu tô ouvindo High School Musical no repeat além de mim.
  • Cadeira e guarda-sol: Esses itens obviamente não entram na mala, mas caso você vá para a praia de carro e queira economizar, vale a pena levar suas próprias cadeiras e guarda-sol. É muito mais barato que alugar na praia, especialmente se você for usar todos os dias.
  • Pós sol e água termal: A grande probabilidade caso você vá passar vários dias pegando sol e se divertindo no mar é que você vai se queimar. Fato. Para não sofrer tanto, a sugestão é levar um produto pós-sol para aliviar a pele, ou pelo menos uma água termal. Eu gosto muito de cremes a base de aloe vera (babosa). 
Prainha em Arraial do Cabo. Leia esse post para ver todas as dicas essenciais sobre fazer uma viagem para praia, com sugestões do que levar na mala!

Dicas essenciais para uma viagem para praia

Agora algumas dicas que podem fazer os seus dias na praia mais tranquilos. Muitas dessas dicas a gente acaba aprendendo rapidinho na prática (como, por exemplo, para qual lado colocar o guarda-sol), mas outras a gente se amaldiçoa por não ter pensado antes.

1. Tá sozinho? Passe protetor solar com as costas da mão

Uma das maiores dificuldades de quem viaja sozinho é como passar protetor em si mesmo, especialmente nas costas onde é difícil de alcançar. Pois bem, o truque para fazer isso dar certo é passar o protetor nessa área usando as costas da mão em vez das palma. Super simples, mas algo que as vezes a gente demora para pensar por conta própria, né? 

2. Onde deixar suas coisas para dar um mergulho

Uma questão simples em grupo, mas que pode ser um pouco complicada quando se está sozinho. Aqui você tem várias opções: se outras pessoas estiverem ao seu redor, pode pedir para elas darem uma olhada enquanto você mergulha. Caso a praia esteja meio deserta, vale a pena pedir para deixar em um dos quiosques próximos.

Em último caso, você pode levar uma bolsa a prova d’água (como essa que tem várias cores e litros) e levar seus pertences mais importantes para a água com você.

De maneira nenhuma enterre seus pertences. Acredite, você não vai encontrá-los novamente.

3. Quer uma sombra? Fique próximo das árvores

Essa dica não serve para praias onde as árvores ficam muito longe da água, como por exemplo em Copacabana. Em outros lugares porém, como a Praia do Forno em Arraial do Cabo, existem árvores que ficam no começo da areia e super perto da água, então você consegue colocar sua toalha ou canga em lugares que estão (ou estarão em algumas horas) na sombra sem precisar pagar por um guarda-sol. 

4. Leve dinheiro trocado

Caso queira comer petiscos ou beber alguma coisa na praia (alô biscoito globo e mate limão), leve dinheiro trocado. Muitos vendedores e quiosques não possuem troco, especialmente no começo do dia, por isso se levar apenas notas altas pode ser que você não consiga fazer a compra. 

5. Quer economizar? Leve lanchinhos

Sério, não existe nenhuma vergonha em levar comida para praia, e quem quer economizar já leva logo aqueles coolers de isopor com bebida, sanduíches, salgadinhos e o que mais você conseguir pensar. 

Comer na praia pode sair caro, mesmo sendo apenas petiscos (em alta temporada eles custam de R$5 para cima) e restaurantes costumam ter preço mais elevado já que estão em uma região turística. 

Ah, mesmo que você não vá levar comida, LEVE ÁGUA. Assim você não passa sede (obvio) e não precisa comprar garrafinhas plásticas que só serão utilizadas uma vez. Vale deixar a garrafinha no congelador no dia anterior para ela ir descongelando quando você chegar na areia e aí até dar sede ela já vai estar pronta para beber e geladinha! 

6. Leve uma sacolinha para recolher seu lixo

Levar lanchinhos ou comprar comida na praia, não importa, todas as opções acabam produzindo lixo. Lembre-se que você é responsável por tudo que consumiu e leve uma sacolinha para recolher seu lixo, não deixe-o na praia. 

Dicas para fazer uma viagem para praia inesquecível! Descubra o que você precisa levar na mala e truques para deixar os seus dias na areia ainda melhores!

7. Não tem ducha no local? Leve um baldinho ou garrafinha da água

Muitas praias não possuem duchas para que você possa lavar a areia antes de ir embora, ou as vezes elas até existem mas não são gratuitas. Para resolver esse problema (e não sujar seu carro ou quarto de hotel), leve um baldinho ou use a sua garrafinha da água para limpar pelo menos os pés antes de ir embora. 

Super simples e você vai agradecer depois por não ter areia em todo lugar (eu nunca sigo essa dica, por isso da última vez que fui lavar meu carro tinha praticamente uma DUNA dentro dele, rs).

8. Coloque seu guarda-sol CONTRA o vento

Se você já passou um tempo na praia, provavelmente já presenciou um guarda-sol voando e acertando diversas pessoas. Isso acontece por alguns motivos, mas o principal é porque ele foi colocado a favor do vento. E o truque para resolver isso, como você já pode imaginar, não é um buraco mais fundo ou colocar mais areia tentando impedi-lo de voar, e sim colocá-lo contra o vento desde o começo.

9. Reaplique o protetor solar

Última dica, e provavelmente uma das mais importantes: não esqueça de reaplicar o protetor solar. Eu sei que a gente quer bronzear mais rápido ou acha que só porque mergulhou por alguns minutos não precisa passar novamente, mas precisa

Depois de um dia inteiro na praia, pode ter certeza que a reaplicar ou não o protetor vai ser a diferença entre ter ou não conforto para tomar banho e até mesmo para dormir (já tentou dormir depois de um torrão? DÓI!). Não esqueça também de aplicar um hidratante, pós-sol ou até mesmo água termal para acalmar a pele se necessário.

E aí estão, todas as dicas para fazer uma viagem para praia memorável! Acha que faltou alguma dica? Me conta nos comentários!

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Se prepare para uma viagem para praia com esse post! O que você precisa levar na mala e dicas essenciais para tornar os seus dias na areia ainda melhores! #praia #viagem #brasil #ferias #verao #calor

Deixe uma resposta

Fechar Menu