Nos últimos meses, compartilhei aqui no blog sobre musicais da Broadway que eu gostaria de assistir em uma próxima viagem para Nova York.
Falei de duas produções da Disney que me chamaram atenção: O Rei Leão e Aladdin; e de um dos maiores clássicos dos teatros nos últimos anos: Wicked: A História não contada das bruxas de Oz.
Percebi, no entanto, que eu ainda não havia escrito sobre o único espetáculo que eu já assisti: O Fantasma da Ópera na Broadway! Apesar de não conhecer muito da história na época, achei apropriado ter o meu primeiro contato com os palcos mais famosos do mundo através do show que está há mais tempo em cartaz. Em janeiro deste ano, a produção comemorou 30 anos de exibição!
Com mais de dez mil performances e visto por mais de 140 milhões de pessoas, muitas são as razões para assistir a uma das apresentações na sua próxima visita a Nova York.
Musical o Fantasma da Ópera na Broadway
Inspirada na obra de literária de Gaston Leroux, a adaptação para o teatro foi escrita por Andrew Lloyd Webber entre os anos de 1984 e 1986.
A história gira em torno de Christine, uma jovem soprano na Ópera Populaire. Sua beleza e talento despertam a atenção do Fantasma da Ópera, um músico brilhante que vive nas profundezas subterrâneas da ópera. Por ter nascido com o rosto deformado, ele foi maltratado durante toda sua vida, e foi exposto em uma jaula em um circo itinerante até conseguir escapar e encontrar refúgio embaixo dos palcos.
Apaixonado por sua nova musa, o Fantasma faz de tudo para que ela se torne a estrela principal, ameaçando outros artistas e até os donos da casa para que Christine fique com os melhores papéis nas produções. Além disso, ele gosta de compor novas músicas para que ela possa interpretar.
O enredo se complica quando Raoul entra na história, um antigo amigo da protagonista e agora interesse romântico. O ciúme do Fantasma atormenta essa possível relação, e transformam a história de amor em um drama digno de ser recontado por tantos anos.
Não quero entrar em muitos detalhes sobre o enredo para não contar o desfecho, mas confesso que não esperava tal final e me surpreendi positivamente com os plot twists. Também achei os figurinos e os cenários impressionantes (além das performances, claro), e consegui entender porque O Fantasma da Ópera na Broadway é tão bem recomendado.
Em cartaz no Majestic Theatre desde janeiro de 1988, mais de doze mil performances tornam essa a produção mais antiga em cartaz de toda a Broadway. No ano de estréia, o espetáculo foi indicado para dez Tony Awards – o “Oscar do teatro” –, em categorias como melhor ator principal em musical, melhor figurino e melhor direção. Levou para casa sete prêmios, incluindo o de melhor musical do ano.
Tanto sucesso não poderia ter outro resultado, e produções alternativas foram encenadas em mais de 28 países, incluindo Austrália, Canadá, China, Alemanha e Rússia. Além disso, também foi criado um show exclusivo em Las Vegas intitulado Phantom: The Las Vegas Spectacular, cujas apresentações aconteceram durante quase seis anos.
Com tantas provas de qualidade, é difícil não querer assistir ao espetáculo na cidade que nunca dorme.
O que você precisa saber para assistir O Fantasma da Ópera na Broadway
Como comprar
Apesar de ser tão popular, O Fantasma da Ópera na Broadway não é um dos espetáculos mais caros, e é possível encontrar ingressos com um ótimo preço para esse tipo de evento! Esse é um daqueles casos em que vale a pena investir em entradas para as melhores partes da platéia, pois o teatro é bem grande e as fileiras nos fundos (que costumam ser vendidas em quiosques de desconto) ficam distantes do palco.
Por ser um show super concorrido, os ingressos costumam esgotar com facilidade. Se for viajar na alta temporada, como dezembro ou julho, o recomendado é comprar com pelo menos dois meses de antecedência.
No site da WePlann você consegue comprar o seu ticket diretamente do Brasil, e ainda paga em reais, sem IOF e em até 6x sem juros ou por boleto bancário. Você recebe o seu e-ticket assim que a compra for finalizada, e no dia é só apresentá-lo na bilheteria até 45 minutos antes do início do show, junto com um documento de identidade com foto.
Além de comprar com segurança e sem pagar taxas, o sistema da empresa ainda escolhe os melhores lugares disponíveis dentro da seção que você escolheu, fazendo com que você não tenha que se preocupar na hora de escolher seus assentos!
Idioma
Mesmo que você não seja fluente em inglês, é possível aproveitar o espetáculo através de um sistema de audioguia. Não é uma tradução exata do que está sendo dito, mas um apoio que vai te ajudar a entender a história.
Ele está disponível em português diretamente no teatro e não necessita de reserva. O custo é de US$10.
Como chegar
O Majestic Theatre fica na 245 West 44 Street, próximo a minha região favorita da Times Square. As estações de metrô mais próximas são as da 42 St. (tanto Port Authority Bus Terminal quanto a da Times Square), por onde passam as linhas A, C, E, D, 1, 2 e 3.
Por ficar em uma área super turística, é um ótimo programa para incluir no final de um dos dias do seu roteiro. Antes disso você pode visitar outros pontos da Times Square, como a loja da M&M’s ou a Forever XXI gigante, ou museu de cera da Madame Tussauds. Pertinho do teatro também fica a famosa hamburgueria Shake Shack e o restaurante de frutos do mar Bubba Gump Shrimp Co.
Ficou com vontade de assistir ao Fantasma da Ópera na Broadway? Já assistiu esse ou outro espetáculo? Me conta como foi sua experiência nos comentários 🙂
Esse post foi patrocinado pela WePlann e possui links afiliados.