O passeio pelo Hobbiton Movie Set era o único que eu tinha certeza que queria fazer quando eu fui para a Nova Zelândia. O tour consiste em passear pelo cenário do Condado, terra onde vivem os hobbit em O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Na época eu agendei com a agência de viagens que ficava na frente da escola de inglês que eu frequentava na Austrália, já que já tinha fechado outras viagens com eles. Mas quem quiser fechar por conta própria é só ir no site oficial e comprar por lá.
Para quem não estiver com carro, é possível combinar um transfer de onde você está hospedado até o local. Pra ser sincera passei tão pouco tempo na North Island que nem sei se compensa alugar carro, mas quem alugar pode só comprar o ingresso e aparecer na bilheteria 15 minutos antes do horário marcado.
O passeio é a pé e feito com um guia que vai explicando detalhes e curiosidades do cenário em inglês.
Lembro que um ponto que eu achei muito engraçado é que tinham tocas de hobbits que eram grandes e outras super pequenas. O guia explicou que na hora de gravar, os atores interpretando hobbits ficam na frente das tocas grandes, para parecerem menores, e o Gandalf na frente das tocas pequenas para parecer maior. Fofo, né?
No passeio você vai andando e passando por várias tocas, dá até para entrar em algumas, mas a maioria delas não tem nada dentro.
Quando chegamos em Bag End – a toca do Bilbo e do Frodo – não era permitido entrar. Não sei se sempre é assim ou se foi porque na época só o primeiro filme da trilogia de O Hobbit tinha sido gravado e eles queriam preservar para possíveis gravações. De qualquer jeito, era possível ver que o interior não estava completo que nem aparece no filme. 🙁
Depois das residências, o passeio pela vila dos hobbits na Nova Zelândia continua pela Party Tree (gente é uma árvore de verdade e é gigante mesmo) e termina no The Green Dragon Inn. Para quem não lembra, o Inn aparece tanto em O Senhor dos Anéis quanto em O Hobbit, e todo mundo no tour recebe uma bebida grátis.
Essa parte do cenário não foi a utilizada no filme (a do filme foi montada em estúdio), mas foi criada especialmente para Hobbiton. O Inn realmente funciona, tem cardápio e é possível almoçar por lá.
E claro, como não pode faltar, lá também tem uma lojinha!!! Não comprei nada porque achei tudo caro, mas lá tem os livros do Tolkien (em mil versões maravilhosas), mapas, bonecos colecionáveis, souvenirs do tour… Quem gosta desse tipo de coisa vai fazer a festa!
No geral, achei que o tour valeu super a pena, dá para tirar fotos ótimas, é divertido ver como tudo foi feito e você até se sente parte do filme por um momento. É muito bem detalhado e você vê como o pessoal trabalhou em partes que mal apareceram na tela na edição final.
O ingresso custa NZ$79 para adultos e NZ$39.50 para pessoas entre 9-16. Quem tiver 8 anos ou menos entra de graça com algum adulto pagando inteira. Para reservar ingressos é só ir até o site e escolher o dia e horário. Quem quiser um dos primeiros horários sugiro comprar com antecedência, já que tem chance de esgotar.
E aí, quem ficou com vontade de ir para a Nova Zelândia dar uma volta por um pedacinho da Terra Média? 😀
Hobbiton Movie Set
The Shire’s Rest, 501
Buckland Road, Hinuera
Matamata
+64 (07) 888-1505