Come from Away na Broadway – O que fazer em Nova York

Escrito em

Por Alyssa Prado

Descubra tudo sobre o espetáculo Come From Away na Broadway, o outro lado do onze de setembro!
Come from Away on Broadway (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Quando se fala em musicais da Broadway, é normal pensar em clássicos como Wicked: A história não contada das bruxas de Oz ou o Fantasma da Ópera.

Ambos os espetáculos estão em cartaz há anos, e já foram assistidos por pessoas de todas as partes do mundo. Os dois continuam sendo super populares mesmo depois de tanto tempo, prova definitiva da sua impressionante qualidade.

Se você já é um veterano na Big Apple, no entanto, é provável que já tenha assistido a essas apresentações. Para muitos, elas são a porta de entrada para os palcos mais famosos da América.

Mas isso não é problema, pois existe um novo musical que está sendo muito aclamado pela crítica. É o Come From Away, que fala sobre o outro lado da história do 11 de setembro.

Sua estreia é recente, e os primeiros shows na Broadway ocorreram apenas em 2017. Originalmente o espetáculo foi co-produzido pelo La Jolla Playhouse e pelo Seattle Repertory Theater em 2015, e também foi apresentado no Ford’s Theatre em 2016.

Apesar de parecer um tema triste ou pesado, o enredo trata das consequências desse trágico evento, focando em como a hospitalidade canadense conseguiu unir pessoas de diferentes nacionalidades em um momento tão difícil da história moderna.

Musical Come From Away na Broadway

Come from Away on Broadway (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Dificilmente você vai encontrar uma descrição tão positiva de uma situação traumática quanto nos palcos de Come From Away.

Em vez de se concentrar na catástrofe que estava acontecendo nos Estados Unidos, o musical foca no que aconteceu com os passageiros que estavam se dirigindo para o país naquele momento. Devido a frágil situação, o espaço aéreo americano foi fechado logo em seguida, e muitos aviões já em rota precisaram ser desviados.

Muitos deles foram para a ilha de Newfoundland, no Canadá. O espetáculo mostra especialmente as circunstâncias da cidade de Gander, que recebeu em torno de 38 aviões com um total de 6,579 passageiros. O extraordinário é que a cidade possui apenas 10 mil habitantes, e com certeza não estava preparada para receber um número tão grande de visitantes de uma vez só.

Em uma época em que ainda não existiam smartphones ou wi-fi em voos, muitas pessoas sequer sabiam o que estava acontecendo ou o porquê de não estarem indo para o seu destino original. Depois de pousar, elas ainda precisaram esperar aproximadamente 5 horas para desembarcar, o que causou medo e aflição na maioria.

Suas origens eram todas diferentes, e estima-se que mais de cem nacionalidades estavam presentes na pequena cidade de Gander na época. Muitos sequer falavam inglês, o que tornava a situação ainda mais complicada.

E é aí que o musical se torna brilhante, pois em vez de se concentrar nesses problemas, ele mostra a generosidade de uma população que tentou ajudar a todos.

Os passageiros foram levados para centros do Exército da Salvação, igrejas, escolas e cidades vizinhas. Apelidados de “Come from Aways” (aqueles que vem de longe) pelos nativos, eles receberam doações e toda assistência possível dos locais, que fizeram jus a famosa hospitalidade e educação canadense.

O que esperar do espetáculo

Come from Away on Broadway (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Como já deu para notar, apesar do tema ser triste, o espetáculo é cheio de narrativas emocionantes. O público sai do teatro se sentindo bem, e acreditando que ainda existem pessoas boas no mundo.

O melhor de tudo é saber que o enredo é baseado em uma história real, e que a cidade de Gander realmente ajudou aos estrangeiros, independente de raça, religião ou orientação sexual.

Outra curiosidade interessante é que os personagens são baseados nas pessoas que viveram a situação há tantos anos atrás. Os autores da história fizeram diversas entrevistas no aniversário de dez anos da tragédia, e usaram esses dados para criar as personalidades do show. Muitos tem o nome de um e sobrenome de outro, unindo suas histórias para que elas possam chegar ao público.

Apenas doze atores sobem no palco, junto com os nove integrantes da orquestra. Diferente dos espetáculos maiores, em Come From Away a banda muitas vezes está dentro do show, e atores e atrizes interpretam mais de um papel.

E não é só a história inspiradora que torna esse um show incrível, viu? No seu primeiro ano em cartaz, a produção foi indicada a sete Tony Awards, incluindo Melhor Musical. Levou para casa o prêmio de melhor diretor, com Christopher Ashley.

Em verdadeiro estilo canadense, Come From Away também fez duas apresentações em Gander, a cidade onde se passa a história, no Canadá. Todos os lucros foram destinados a instituições que ajudaram os passageiros na época, como o Exército da Salvação. Para 2019, é esperada a estreia nos teatros de Londres.

É uma ótima forma de experienciar uma das atrações mais populares da Big Apple sem estourar o orçamento, pois o preço é mais acessível que outros shows mais conhecidos.

O que você precisa saber para assistir Come from Away na Broadway

Como comprar

Por ser um espetáculo novo, e descrito pelo New York Post como “A maior e melhor surpresa da Broadway dessa temporada“, o recomendado é comprar os ingressos com antecedência.

A boa notícia é que por ser um teatro menor com apresentações mais intimistas, os preços não são tão caros como outros clássicos da Broadway. Com o dólar nas alturas, no entanto, o ideal é conseguir comprar sem se preocupar com variações na cotação.

Para isso, eu recomendo comprar os ingressos com a WePlann. Além de oferecer a melhor seleção de musicais, a empresa ainda faz a venda em reais, sem cobrança de IOF e sem surpresas na fatura do cartão no final do mês. Você ainda consegue pagar em 6x sem juros!

Você recebe o seu e-ticket assim que a compra é finalizada, e no dia é só apresentá-lo na bilheteria até 45 minutos antes do início do show, junto com um documento de identidade com foto.

Além de comprar com segurança e sem pagar taxas, o sistema da empresa ainda escolhe os melhores lugares disponíveis dentro da seção que você escolheu, fazendo com que você não tenha que se preocupar na hora de escolher seus assentos!

Outras informações

O teatro não permite entrada de crianças menores de quatro anos, e a peça é recomendada para maiores de 10 anos.

A apresentação é feita em inglês, e tem duração de uma hora e quarenta minutos. Não existem intervalos.

Os melhores meses para assistir são setembro e outubro, quando os ingressos são menos concorridos e consequentemente mais baratos. De acordo com o site oficial, quartas e quintas são os dias mais fáceis para conseguir entradas.

Como chegar

Come From Away é apresentado no Gerald Schoenfeld Theatre, e o endereço completo é 236 West 45th Street.

É super fácil de chegar pois fica do lado da Times Square, e as estações de metrô mais próximas são a 49 St., com as linhas N, R e W; e a 42 St., com as linhas A, C e E.

Como é uma área super turística, é um ótimo programa para incluir no roteiro no final do dia. Antes disso você pode aproveitar uma das ruas mais famosas do mundo, visitar a loja da M&M’s ou a gigantesca Forever XXI da região, ou até conhecer lugares como o Museu de Cera da Madame Tussaud ou o Rockefeller Center.

Descubra tudo sobre o musical Come From Away da Broadway nesse post
Come from Away on Broadway (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Já assistiu a Come From Away na Broadway? Ficou com vontade? Me conta nos comentários! 🙂

Esse post foi patrocinado pela WePlann e possui links afiliados.

Deixe um comentário