Aproveitei o último feriado para fazer mais uma visita rápida a Curitiba, acompanhando uma amiga que ia fazer uma prova na cidade.
Como o local exato só saiu poucos dias antes da viagem, a maioria dos hotéis e hostels já estavam lotados, com pouquíssimos quartos disponíveis. Fiz uma pesquisa rápida no Booking e descobri o Curitiba Casa Hostel, com ótimas avaliações e a 5 minutos de carro de onde minha amiga precisaria ir.
Fizemos uma reserva para duas noites em um quarto misto com banheiro privativo, onde a diária sai por R$50 por cama.
Nesse post eu conto todas as minhas impressões com detalhes, mas já posso adiantar que é um dos melhores hotels que já me hospedei até hoje!
Lembrando que eu já fiz resenha de um outro hostel incrível em Curitiba, o Social Hostel Café & Bar.
O Curitiba Casa Hostel
De acordo com a página do Booking, o check-in pode ser feito a partir das 14hrs, mas não existe horário limite. Liguei para lá, já que não sabia que horas iriamos para o hostel, e me informaram que a recepção funciona 24 horas e que poderíamos chegar até de madrugada.
Foi muito tranquilo de chegar usando o Waze, e mais fácil ainda de encontrar o lugar de noite, já que eles tem escrito bem grande no muro “Curitiba Casa Hostel”. A fachada inteira tem inúmeros desenhos lindos de pontos de Curitiba, como o Jardim Botânico.
Fomos recepcionadas pelo Luciano, que prontamente já nos explicou como tudo funcionava enquanto preenchíamos nosso cadastro. Descobrimos que, além de ser feriado, a grande procura por hospedagem do final de semana era devido a realização de três outras provas na cidade, e por isso o hostel estava cheio.
Estavamos de carro e de acordo com a página não seria necessária reserva para o estacionamento, que é dentro da propriedade e custa R$8 a diária. Na hora ele nos informou que precisa sim de reserva, mas que por sorte ainda havia uma vaga disponível. Mostrei para ele a página do Booking com os dizeres “não necessita reserva” e ele nos pediu desculpas e anotou na mesma hora para mudar. Consultei hoje a alteração já foi feita.
Seguimos para o nosso quarto sem qualquer problema e fomos conhecer o resto das instalações.
Acomodações
Como já citei, ficamos hospedadas em um quarto misto com 8 camas e um banheiro privativo. Para quem não curte esse tipo de acomodação, eles também tem um no mesmo esquema porém apenas feminino. Todos os quartos são nomeados de acordo com os pontos turísticos da cidade, e ficamos no “Jardim Botânico”. A decoração era em verde e tinha um desenho lindo na parede, bem de frente a minha cama.
Eu sou o tipo de pessoa que lê 300 reviews no Booking antes de reservar uma hospedagem, mesmo que a nota seja altíssima. No caso, o Curitiba Casa Hostel tem uma pontuação incrível de 9.3, e o que eu mais li foi sobre como as camas eram confortáveis.
Depois de conhecer, eu já acho que os comentários não enfatizam essa parte o suficiente. O colchão é super gostoso, o travesseiro não é nem muito alto nem baixo, e eles fornecem lençol e depois cobertores, suficientes para enfrentar o frio da cidade.
O quarto tem quatro bicamas, cada uma delas com duas gavetas para que os hóspedes possam guardar seus pertences. Parece pouco, mas elas são enormes e tem espaço mais que suficiente para um mochilão ou até uma mala. Elas são trancadas a chave, e cada pessoa fica responsável pela sua e precisa devolve-la na hora do check-out.
O banheiro é grande, mas o que mais me chamou atenção é que ele estava muito limpo. Chegamos depois das dez da noite e parecia que alguém tinha acabado de arrumar. A pia tem uma bancada bem grande e o chuveiro funciona bem e é quente, ótimo para a temperatura baixa do dia.
Um detalhe que me chamou atenção é que a lixeira é daquelas altas e grandes, o que faz muito sentido já que era um banheiro dividido entre 8 pessoas. Se tem uma coisa que acho sem noção é deixar uma lixeirinha daquelas que temos em casa para poucas pessoas em um ambiente que vai ser dividido e usado com frequência.
Outro ponto positivo é que eles possuem sabonete líquido e papel para secar a mão que nem banheiros públicos, algo que não costumo ver em outros hotels.
Além do nosso próprio, eles ainda nos mostraram outros dois banheiros que poderíamos usar ao longo do corredor de quartos.
Você também pode gostar: 5 Tipos de Hospedagem para usar na sua próxima Viagem.
Áreas Comuns
A maior parte do pessoal se reunia na sala de estar, que é cheia de sofás e tem uma televisão, computadores e estante de livros. O hostel oferece WiFi grátis em todos os pontos da casa, e achei que o sinal pegou bem na maioria dos momentos.
Ao lado da sala e de frente para a porta de entrada fica a recepção, que além dos folhetos de turismo, possui um quadro negro com a programação de festas e lugares legais da semana. Eles também tem um pequeno “mercado”, que na verdade é um armário, com itens que podem ser comprados, como escova de dente, miojo e sabonete.
Como não são permitidas bebidas alcoólicas de fora, eles também vendem cervejas a um ótimo preço.
Do outro lado da sala fica a entrada para a sala de jantar, cheia de mesas redondas e onde é servido o café da manhã, e então a cozinha. Essa última é bem equipada, com fogão, microondas e geladeira, além de talheres, copos e pratos. Eles ainda fornecem etiquetas e pedem para que quem for guardar comida identifique a quem pertence.
Falando em café, preciso comentar o quanto ele é variado! Nos dois dias tiveram vários tipos de bolo, pães, frios, frutas, geléias e até doce de leite. Não esperava de um hostel e com certeza acho um diferencial. Inclusive, como ele é servido até as 10hrs da manhã, dá para comer bem e deixar o almoço para bem mais tarde. Hahaha
No Booking tem uma foto de uma área com churrasqueira e mesa de sinuca, mas como passamos pouco tempo no hostel não chegamos a ver essa parte.
Minha Experiência
Bem, como fui com amigas, passamos a maior parte do tempo passeando e voltamos ao Curitiba Casa Hostel mais para dormir e tomar banho.
Com exceção do “problema” do estacionamento, que foi resolvido na mesma hora e não causou nenhum estresse, nossa estadia não teve surpresas. Tudo era conforme descrito no Booking e o pessoal que trabalha lá foi super simpático e prestativo.
Mais de uma vez passaram no nosso quarto para trocar o lixo e o tapete do banheiro, e em todos os ambientes senti que era um lugar muito limpo e agradável.
Destaque para o Luciano, que foi quem estava presente em quase todos os momentos que estávamos por lá, e que sempre nos perguntava se precisávamos de algo. Um dos dias, inclusive, ele chegou a tirar o carro da minha amiga da garagem porque estava em uma vaga difícil de manobrar.
Quando saímos no domingo a noite ele recomendou alguns bares no Batel e outros na rua Itupava, que de Uber dava uns 5 minutos do hostel. Fomos conferir um deles e realmente o lugar era muito legal, com música ao vivo e bom preço.
Chegamos por volta da 1:30 da manhã, e assim que entramos a menina que estava trabalhando na recepção já nos pediu para fazer silêncio, já que tinha muita gente dormindo. Vale lembrar que não é um hostel de festa 24/7, e a partir das 23hrs eles já pedem para o pessoal baixar a voz.
Eu achei a estadia incrível, me surpreendi muito positivamente com a qualidade do Curitiba Casa Hostel e com certeza ficaria lá de novo. Quem mais já se hospedou por lá?
Eles aparecem em inúmeras listas de “melhores hostels em Curitiba”, inclusive a do TripAdvisor, e eu não poderia concordar mais.
Curitiba Casa Hostel
Rua Brasílio Itiberê, 73
80210-060
(41) 3044-7313
Alguns links nesse post são afiliados. Isso quer dizer que, ao fazer uma reserva através deles, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Esse post não foi pago, eu não recebi nenhum tipo de desconto ou compensação monetária para escrever a resenha e todas as opiniões são realmente minhas! 🙂
Cara, que hostel legal!!! Que pena que nunca soube dele! Mas agora vou ficar mais atenta! Amo seus posts!
Na próxima você já sabe onde ficar <3
Adorei, Alyssa! Num hostel assim seria tranquilo se hospedar, super limpo, com essa decoração legal e com todos os outros prós fica fácil 🙂
Parabéns e obrigada pela dica!
Oi, Paula! Lá é muito legal mesmo, a decoração e as pessoas são super legais, recomendo! <3