Recentemente eu fiz um post ensinando como montar um roteiro de viagem.
Ensinei todos os meus truques, desde como encontrar programas legais até como encaixar as atividades em cada dia. Não é um processo difícil, mas pode ser bem trabalhoso, especialmente se você ainda não tem ideia do que fazer no seu destino.
Ainda pior é quando você não sabe onde escrever o roteiro. Em um documento no Word separado por dias, para levar impresso? Em uma planilha no Google Drive para conseguir acessar de qualquer lugar? Escrever tudo à mão old style mesmo?
Por sorte, eu encontrei um site que resolve todos esses problemas.
Não apenas ele te mostra as principais atrações na cidade, mas calcula o tempo entre elas, quanto tempo você vai gastar para visitá-las, deixa você criar o seu próprio roteiro e ainda mostra tudo um mapa interativo!
Hoje eu vou te mostrar como usar o Sygic Travel, um site para montar roteiros de viagem.
Sygic Travel – Site para montar roteiros de viagem
Criando uma viagem
Para exemplificar esse post, eu vou fingir que estou planejando uma visita a New York (bem que eu queria, rs). Todos os passeios, hotéis e recomendações dos prints serão sobre a Big Apple, mas as opções vão variar de acordo com o seu destino.
Para começar, é preciso responder a pergunta “Para onde você vai?”. O próprio Sygic já oferece diversas opções, mas é possível buscar por uma cidade específica.
Em seguida é preciso informar detalhes como data, duração da viagem, onde você vai se hospedar e onde vai chegar. Tudo bem se ainda não tiver definido essa parte, é só deixar em branco.
Eu coloquei o hotel Crowne Plaza Times Square como acomodação, pois já me hospedei lá e a localização é excelente.
Você também pode gostar: Como descobrir se a localização de um hotel é confiável
Antes de começar a montar o roteiro, existe a possibilidade de fazer login. Eu recomendo criar uma conta ou logar com o Facebook, pois dessa maneira sua viagem fica salva, e você pode acessá-la de outros computadores a qualquer momento. Se prosseguir sem se cadastrar, você vai perder todo o trabalho assim que sair do site.
Depois disso tudo é finalmente possível ter acesso a tela principal. Seu conteúdo consiste em:
- Menu principal, no topo da página, onde está escrito o destino da viagem, o dia que está sendo planejado, o campo de busca, a moeda em que os valores serão exibidos e uma bandeira indicando o idioma em que as informações serão mostradas;
- Mapa interativo, onde o roteiro é criado de forma visual de acordo com os passeios selecionados;
- Aba principal com as opções “Plano Diário, Lugares, Passeios, Hotéis, Passagens Aéreas, Aluguel de Carros, Subway Map, Sobre e Transfers”. A aba lugares está escolhida por padrão no começo do planejamento;
- Aba inferior e menu à esquerda, cujo conteúdo varia de acordo com a aba principal selecionada.
A primeira vista parece um site para montar roteiros de viagem complicado, mas confie em mim, só precisa de um pouco de prática.
Vamos planejar o meu primeiro dia em New York.
Planejando um dia
A minha viagem começará no dia 19 de Outubro, que é o dia exibido no menu principal.
Selecionando a aba “Plano Diário”, eu vejo que duas atividades já foram adicionadas automaticamente ao meu roteiro: chegar no aeroporto JFK, e ir de lá até o hotel. A estimativa é que eu demore 30 minutos para passar pela imigração e pegar um táxi (imagina que sonho se fosse só isso!!).
Como eu sei que vou passar mais tempo no aeroporto, e não quero ter um erro de cálculo logo ao chegar, vou arrumar essa parte.
É só clicar na atividade e, quando mais informações sobre ela forem exibidas, clicar na pequena engrenagem do lado do tempo estimado. Lá é possível determinar manualmente o tempo de duração e até quando ela vai começar! Nesse caso, vou fingir que meu voo chega às oito da manhã, para ter o resto do dia livre.
Entre as atividades aeroporto e hotel está exibido quanto tempo vai levar de carro entre os dois lugares. Se eu quiser, posso mudar essa opção para ir caminhando, o que demoraria quatro horas e meia. Acho que de carro está bom hahaha.
Uma enorme desvantagem é que não existe a estimativa do tempo entre as paradas utilizando o transporte público. Pessoalmente, em Nova York eu só uso o metrô, algo impossível de incluir no roteiro.
Agora vou adicionar alguns passeios populares que ficam perto do Crowne Plaza, afinal estarei cansada depois do longo voo e vou querer fazer apenas programas leves (tá sentindo o toque de realidade nesse roteiro, né?).
Uma voltinha na Times Square e pelo Strawberry Fields, passando pela Forever XXI gigante da Broadway está de bom tamanho.
Como adicionar atividades
Agora usaremos a aba “Lugares”. Ao clicar nela, o menu à esquerda exibe alguns pontos de interesse. Quanto mais populares eles forem, mais próximos do começo da lista. É uma ótima maneira para descobrir o que fazer no seu destino.
No caso de Nova York, a Times Square ocupa o primeiro lugar, coincidindo com a minha ideia para o dia. Para saber mais sobre o programa, é só clicar no seu nome, e uma descrição em português, opiniões de outros viajantes e passeios guiados são exibidos.
Como eu já sei é o que eu quero fazer, posso apenas clicar no símbolo de “+” que aparece no lado da foto. Ao fazer isso, a Times Square é adicionada ao meu roteiro, que é exibido na aba “Plano Diário”.
Uma coisa chata que não consegui descobrir como fazer é colocar o hotel depois do aeroporto e antes do primeiro passeio. Ele só aceita que a acomodação seja o início de um dia ou o final, mas não uma paradinha no meio.
No caso eu vou continuar assim mesmo, já que o Crowne Plaza fica literalmente na Times Square e não vai influenciar muito, mas gostaria que existisse a opção de colocar um stop para fazer check-in e deixar as malas.
Arrumo a duração da minha caminhada pela rua tão badalada e volto para a aba “Lugares” para procurar a Forever XXI. Para achá-la mais facilmente, eu uso o menu de abas inferior e seleciono a opção “Compras”. Interessante é que, pela estimativa do site, eu demoraria mais tempo dentro da loja do que para andar pela Times Square. #VERDADES
Repito o mesmo processo para adicionar o Strawberry Fields, e meu dia está completo.
Para começar a planejar o dia seguinte, é só trocar a data no menu principal, no topo da página.
Importante: A aba “Passeios” na verdade é para venda de passeios, como tours guiados, transfers, esse tipo de coisa. Normalmente eu só ignoro essa parte, mas existem alguns que podem ser do seu interesse, como o ônibus hop-on hop-off ou até voo de helicóptero sobre a cidade.
A aba “Hotéis” é conectada ao Booking.com e a de passagens ao Kiwi.com. A parte de aluguel de carro é fornecida pela própria Sygic, que é originalmente uma empresa de GPS para veículos, celulares e tablets.
Você também pode gostar: GUIA – Como usar o Booking e conseguir os melhores preços
Como levar o roteiro na viagem
Não adianta montar um roteiro e não levá-lo na viagem.
No final do menu à esquerda, na aba “Plano Diário” existe a opção de imprimir os planos dia. É gerado um PDF com o caminho traçado no mapa e cada atividade, com uma pequena descrição, telefones e endereços quando apropriado.
Nesse caso, eu achei o mapa difícil de ler e não confiaria apenas nele para me guiar. Recomendo combinar com o Google Maps para descobrir como chegar no próximo ponto utilizando carro, transporte público ou até andando.
Se você não sabe como usar o Google Maps em viagens, dá uma olhada nesse post!
Existe também um app oficial, disponível tanto para Android quanto para iOS, mas sinceramente não recomendo. Ele serve apenas para olhar a sua programação do dia, e não é possível ver mais detalhes sobre os locais nem adicionar novos. Essas opções só estão disponíveis para quem assina a versão premium, que atualmente custa US$9.99.
Como eu levo o notebook nas minhas viagens, olho o roteiro antes de sair de casa, tiro uma fotinho e, se ainda assim precisar fazer uma consulta, entro no site através do navegador do celular. Funciona super, é bem otimizado para mobile, tem todas as funções da versão para desktop e totalmente grátis.
Demonstração em vídeo
Como o Sygic Travel é um pouco complicado no início, eu resolvi gravar um vídeo montando esse roteiro para New York que usei de exemplo. É bem rapidinho, e você vai perceber que, com prática, essa parte do planejamento fica muito fácil.
E aí está, uma visão geral de como usar o Sygic Travel, um site para montar roteiros de viagem. É possível ainda incluir múltiplos destinos, restaurantes, contratar serviços e até convidar outras pessoas para fazer os planos com você.
Espero que seja útil para planejar a sua próxima aventura!
Conhece algum outro site ou app no mesmo estilo? Me conta nos comentários!
Super amei essa dica!! ????
Sempre ameeeei fazer roteiros de viagens, mas confesso que dá um bocado de trabalho mesmo!! Então essa dica é demais, já vou usar na minha próxima viagem!!
Feliz que gostou, Flávia! <3
Menina! Qdo me interessei em abrir o post pensei: nossa, pra q? deve ser mais uma daquelas bobiças que vc lê e no fim perdeu tempo pq não serve pra nada.
Mas, Que surpresa! Além d vc escrever muito bem, com uma didática fabulosa, tuas dicas são totalmente aproveitáveis! Muito boas msm. Obrigada e continue ai escrevendo pra ajudar os marinheiros de primeira viagem como eu.
Oi, Mirela! Que felicidade ler o seu comentário, fico muito feliz que as dicas tenham sido úteis!! Obrigada pela visita e boa primeira viagem (de muitas!) <3
Eu instalei e fic a aparecendo msg pra pagar uma taxa. Tem que pagar ou consigo usar o free com bastante coisa ?
Tudo que eu mostrei aqui no post é grátis 🙂
Oi, Alyssa. To adorando tuas dicas e links, muitos úteis, mas tentei usar esse app Sygic aih e não atinei. Não se apresentou do mesmo jeito que tu mostrou aih. Uma confusão.
Que pena, parecia bem útil. Acho que sou eu que sou muito tansa. Hehehheh
Oi, Saiô! Eu tentei agora de novo e parece estar funcionando normalmente, o que será que aconteceu? 🙁