Eu usei o Booking.com pela primeira vez no começo de 2014.
Estava no meio do meu intercâmbio na Disney e, depois de acabar o período de trabalho, ia com algumas amigas para Nova York e Los Angeles.
Até hoje eu não sei qual foi o meu critério para escolher os hotéis. Eu ainda não conhecia as cidades, não sabia sobre as regiões e, muito menos, como usar o site para encontrar o melhor custo-benefício.
Acabei reservando o The Crowne Plaza em NY e acertei em cheio. Achei que ele era perto da Times Square, mas a verdade é que ele ficava na rua em si.
Já em LA, ficamos no Best Western PLUS Hollywood Hills. O hotel em si era ótimo, com um restaurante para café da manhã que eu sinto saudades até hoje! Eu recomendo, mas a localização podia ser um pouco melhor. Curtimos a proximidade da Calçada da Fama e fizemos tudo a pé, mas dava medo de andar nos arredores de noite.
Hoje, depois de usar o site para inúmeras viagens, eu já aprendi que não posso levar em consideração só as fotos. Leio resenhas em português, em inglês, vejo o mapa, pesquiso sobre a região, uso filtros, descarto hotéis pelas condições da reserva e vários outros detalhes que só se aprende com o tempo.
Escolher o hotel errado pode arruinar uma viagem. E como eu sei que você não tem tempo para isso, resolvi mostrar todos os truques de como usar o Booking. Desde o passo-a-passo ensinando como se cadastrar, até as dicas que só os mais experientes conhecem para conseguir os melhores preços.
Vamos começar 🙂
Como usar o Booking – um guia
Cadastro
“Preciso fazer o cadastro para pesquisar por hotéis?”
Não. Mas existem algumas vantagens em realizar uma busca logado. Por exemplo:
- Tarifas exclusivas para membros;
- Receber emails relacionados a sua última busca, aviso de possíveis queda de preço;
- Ter um histórico de buscas, para continuá-las depois;
Por isso eu recomendo se cadastrar antes de qualquer outra coisa.
É grátis e, para começar, é só clicar no botão “Cadastre-se”, no canto superior direito do site. As informações necessárias em um primeiro momento são email e senha. Em seguida, é preciso informar seu nome e qual o tipo preferido de hotel (3 estrelas? De luxo?).
O resto do perfil é opcional, e não é preciso preenchê-lo para fazer reservas. No entanto, responder a seção “Sua maneira de viajar” ajuda o site a personalizar os resultados de acordo com as suas preferências.
Para saber se está logado é só observar o canto superior direito, que deve exibir o seu nome de usuário. É clicando no nome que se tem acesso as configurações da conta, reservas, avaliações, últimas buscas e etc.
Procurando por um hotel
Para fazer uma pesquisa é só usar o formulário da página inicial. É preciso escolher o destino, datas e a quantidade de pessoas e quartos.
Ao clicar “Pesquisar e Reservar” é que surge o primeiro problema: a página de resultados tem uma quantidade esmagadora de opções. São filtros, formulários, hotéis, notas, estrelas, palavras como “promoção” e “últimos quartos” em vermelho, badges de “oferta especial” e por aí vai.
É normal sentir que são opções demais e não saber o que olhar.
Por isso, vamos analisar essa página com calma.
Na esquerda existe uma caixa de busca, igualzinha a de antes. Caso queira alterar detalhes da busca, como cidade ou datas, é só atualizar esse formulário e clicar novamente em “pesquisar”.
Logo abaixo estão os filtros. Com eles é possível selecionar faixa de preço, categoria, comodidades, localização, tipos de reserva e outras opções. Eles impedem que você perca tempo olhando hotéis que não se encaixam no seu orçamento ou que não atendam às suas necessidades, mas não é obrigatório utilizá-los. Eu quase nunca uso.
No resto da página estão os hotéis que satisfazem os critérios da busca.
Por padrão, eles aparecem na ordem “Nossas principais escolhas”, com as recomendações do Booking. É possível alterar para preço mais baixo, avaliações e preço (que eu considero como uma opção custo-benefício), estrelas, distância até o centro, ofertas e avaliações.
Eu gosto de alternar entre as escolhas do Booking e notas e preço.
Agora, resta analisar a lista de hotéis e clicar nos que parecem bons.
Cada anúncio contém uma ou mais fotos do hotel, seu nome, quantidade de estrelas, média de avaliações, preço, condições da reserva mais barata e diferentes badges, de acordo com o preço, comodidades oferecidas e o status do hotel no site.
Algumas observações interessantes nos anúncios:
Caso os preços estejam em moeda estrangeira, é possível mudar para Reais no menu principal da página.
Às vezes, além da nota geral da propriedade, também é exibida a nota da localização. Isso é possível pois os clientes avaliam diferentes aspectos em suas resenhas, não apenas a estadia de modo geral. Pode ocorrer de um hotel não ser muito confortável mas ficar do lado do metrô, e aí cada um coloca na balança o que vale mais a pena para a sua viagem.
As badges são quadradinhos coloridos que podem ter diversos significados. Em laranja com uma lâmpada, significa que é uma oferta especial do dia. Quando o símbolo é uma pessoa que aparenta guardar um segredo, quer dizer que esse preço é oferecido apenas para usuários logados.
As azul-claras costumam indicar amenidades do local, e mostram restaurantes, piscina, academia e etc. Não necessariamente elas mostram todos os benefícios do hotel, então não é porque não existe uma badge que o local não dispõe de spa ou campo de golfe, por exemplo.
Abaixo do preço estão escritas as condições da reserva se elas forem benéficas para o usuário, como café da manhã ou cancelamento grátis. Se for preciso um pré-pagamento ou existir uma taxa de cancelamento, isso não estará escrito na página de resultados.
Ao encontrar opções interessantes, é só clicar no nome do hotel para ler mais detalhes sobre.
Analisar um hotel
Arrisco dizer que a página de informações de um hotel é ainda mais complexa que a de resultado das buscas.
Mas isso é bom! Todos esses dados te ajudam a escolher a hospedagem ideal, e evitam que você tenha surpresas desagradáveis como localização ruim ou falta de internet.
Por onde começar a ler?
A parte central é a mais importante. Nela estão descritos o endereço, uma visão geral da propriedade, as principais comodidades e as fotos. É claro que o próprio hotel é responsável por preencher essa parte, e é possível que eles tenham usado ângulos para os cômodos parecerem maiores, ou tenham exagerado em uma frase ou outra.
A parte final da descrição é adicionada pelo Booking, com curiosidades relevantes para quem está considerando fazer uma reserva. Algumas delas são “Esse hotel está listado desde 2009” ou “Essa área é a favorita dos hóspedes na cidade”.
Para uma noção geral da localização, recomendo olhar a coluna esquerda. Nela existe um mapa, que mostra onde fica o hotel e quais outros estão nos arredores, além de instruções para chegar a partir do aeroporto mais próximo. Também é nessa área que ficam as perguntas mais frequentes.
Para saber ainda mais sobre o ambiente, é possível clicar no menu acima das fotos, ou ir descendo a página. É possível ver uma lista com todas as comodidades, regras como horário de check-in ou check-out, preço para camas extras, cartões aceitos e outros pormenores. Recomendo ler muito bem todas as áreas, para evitar imprevistos.
E, talvez tão interessante quanto ler o que o hotel tem a dizer de si mesmo, é descobrir o que outros hóspedes acharam das suas estadias. É ali que você descobre se as fotos não fazem jus a vida real, se o atendimento é bom, se os funcionários são prestativos e o que mais for relevante.
Não deixe de ler as reviews.
Caso decida fazer uma reserva, é hora de checar a parte de disponibilidade. É ali que estão descritos os tipos de quarto, o que cada um deles oferece, seus preços e condições, e onde muita gente se confunde em como usar o Booking.
É importante reparar que na parte “categorias de quarto” está detalhado se o preço inclui ou não os impostos. Se negativo, as porcentagens estarão informadas.
Na parte “opções” estão expostas as regras da reserva. Elas podem ser:
- “Cancelamento grátis até o dia X” onde X costuma ser o dia anterior a chegada do hóspede.
- “NÃO REQUER PRÉ-PAGAMENTO – pague na acomodação”, que significa que, mesmo informando o número do seu cartão, você só vai pagar na hora de fazer check-in.
- “Café da manhã incluído”.
- “Preço mais baixo – sem reembolso”, quando o valor total da reserva será cobrado caso ela seja cancelada.
- “Pagar antecipadamente”, que exige pagamento antes da data do check-in.
- “Não fumantes”.
- “Você quase conseguiu! Reserva feita por R$X”, quando o quarto já está esgotado para aquela data.
Se você ainda não tem certeza do seu roteiro ou datas, reserve um hotel com cancelamento grátis. Eles não abrem exceções quando dizem que não fazem reembolsos.
Quando me hospedei na Pousada Sunset, na Praia da Rosa, o pré-pagamento foi metade da reserva, e deveria ser feito por transferência bancário. Não acredito que seja a norma, e foi a única vez que reservei onde era preciso pagar antecipadamente.
A maioria das reservas precisa de cartão de crédito, mesmo as que você só vai pagar no check-in. Isso é feito só para garantir o seu lugar e, se a regra é “pague na acomodação”, não é preciso se preocupar pois o cartão não será debitado.
Fazendo uma reserva
Escolheu o hotel e quarto? Então é só clicar em “reservar” e preencher os seus dados.
Na parte esquerda são apresentadas as datas escolhidas, tipo de quarto, informações da hospedagem, e o preço total. As taxas a parte também estão detalhadas, assim como a moeda em que o pagamento deverá ser feito. O valor que aparece em reais é apenas uma estimativa do câmbio no dia da reserva.
O resto da página serve para você informar seus dados, nome de outros hóspedes caso não esteja viajando sozinho e o horário previsto de chegada para check-in. Essa última parte não é obrigatória, e é possível marcar “não sei”.
Ao continuar, é preciso confirmar o endereço de residência e detalhes do cartão de crédito. Como já falei, essa parte é necessária mesmo que a sua reserva seja para pagar na hora. Se for o caso, o Booking.com mostra um aviso: “Não haverá cobranças no seu cartão — ele só é necessário para garantir sua reserva.”
Para quem não tem cartão de crédito, existem duas opções: escolher propriedades que não exigem um para reserva, ou usar o de outra pessoa. No caso da segunda, é preciso informar nos “pedidos especiais”, na página anterior, o nome do titular conforme consta no cartão.
Após preencher todos os dados, é só clicar em “Concluir minha reserva”, e fim! Agora você é uma pessoa com hotel garantido! Uma confirmação é enviada para o seu e-mail, e também é possível adicioná-la ao app Wallet e similares no celular.
Lembrando que o preço é para todas as pessoas da reserva, e não individual.
Cancelando uma reserva
Todas as reservas aparecem no seu perfil. É lá que você confere as informações, cancela, altera data ou até pede reembolso caso encontre um preço menor em outro site.
A página da reserva é bem intuitiva, provavelmente a parte mais fácil de como usar o Booking! Só é preciso clicar em um botão para desistir ou atualizar a data ou dados do cartão de crédito.
Se for permitido o cancelamento gratuito, um aviso com o número de dias restantes para tal ação é exibido em verde.
Como usar o Booking para encontrar os melhores preços
Como eu mencionei, existem alguns truques para achar as tarifas mais baratas:
- Faça buscas logado: Algumas promoções estão disponíveis apenas para usuários cadastrados.
- Use a extensão do Chrome: Ao fazer a busca através da extensão do Chrome, aparecem promoções ainda melhores! O hotel que usei de exemplo nesse post estava com 20% de desconto (R$787) quando fiz a busca diretamente pelo site, logada. Com a extensão, o mesmo hotel, na mesma data, estava por R$550, 44% de desconto.
- Se cadastre na lista de promoções: Existe uma página de ofertas dentro do Booking! Não deixe de conferir se o seu próximo destino está por lá.
- Abra os e-mails que o Booking te manda: Depois de fazer uma pesquisa logado, é comum receber por semanas ofertas sobre aquele destino por e-mail. Apesar de serem chatos, de vez em quando eles chegam com promoções que não existiam na época da busca.
- Seja um membro Genius: Essa é mais difícil, pois é preciso se hospedar através do site pelo menos 5 vezes no período de um ano. Depois disso, você adquiri o status de “Genius”, com descontos exclusivos em hotéis selecionados e brindes como transfer para o aeroporto ou drinks. É possível testar a conta Genius por uma semana, então se você for reservar vários hotéis, vale a pena fazer o teste grátis para conseguir um maior número de descontos.
E, uma última dica que não garante tarifas melhores, mas te faz pagar menos: convide seus amigos! Ao se cadastrarem através da sua indicação, eles ganham R$50 para usar em uma próxima viagem, e você também! É possível economizar até R$500 com esse truque.
Espero que você tenha aprendido como usar o Booking, ou pelo menos algumas dicas novas!
Caso esse post tenha te ajudado, considere reservar seus hotéis através do blog! É só clicar nos meus links do Booking e fazer a pesquisa através deles. Você não paga nada a mais por isso, e eu ganho uma pequena comissão, que me ajuda a manter os posts no ar! Também dá para salvar nos favoritos e fazer as buscas depois!
Lembrando também que aqui no blog tem uma seção de recursos para a sua viagem, com vários outros sites para te ajudar no planejamento e no dia a dia no seu destino.
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários 🙂
O q eu posso dizer desse post? Vc ARRASOU!!!! Até eu q me achava fera nas reservas aprendi coisas novas (estou atrás desse extensão do chrome!).
post maravilhoso! perfeito!!!
Muito feliz que gostou, Aline! A extensão eu também aprendi a pouco tempo! <3
Sempre faço as minhas reservas pelo Booking e adorei esse guia mega detalhado!
Feliz que gostou <3
Não achei o link de desconto na minha conta do booking, onde eu encontro?
Oi, Elvis! De qual link de desconto você está falando?
Se for o para compartilhar com seus amigos, é só clicar no seu nome no canto superior direito do site que vai aparecer a opção “Ganhar dinheiro”. Beijos
Muito bom o seu post, parabéns! Fiquei com uma dúvida, o preço que aparece e o total de todas as diárias ou de cada uma?
Oi, Andressa! O valor que aparece é o total de todas as diárias! Se quiser faça um teste procurando por apenas uma diária e depois o número de diárias que você realmente quer! beijos
olá, tenho duvidas a respeito do valor que aparece a hora que vamos finalizar, por exemplo, escolhi um quarto que acomoda duas pessoas e o resort é all inclusive.
aquele valor que aparece na hora de finalizar, vamos supor que seja 7 dias e o valor ficou em R$ 7.500,00, esse valor ja está incluso as duas pessoas all inclusive ou seria R$ 7.500,00 por pessoa ?
Oi, Gabriela!
Na hora de fazer a busca escolher e um quarto, você já selecionou duas pessoas, certo? Se sim, o valor final que aparece é para os dois, não é por pessoa! Boa viagem 🙂