A tecnologia revolucionou a forma com que a maioria das pessoas viaja hoje em dia.
Em especial porque agora, em vez de precisar de um agente de viagens para cuidar de tudo, é possível comprar passagens, reservar hotéis e muito mais com poucos cliques.
Depois da criação do smartphone, a maneira de explorar um novo destino também mudou radicalmente. Mapas de papel foram aposentados, guias pararam de ser impressos e se tornaram digitais, e até acessórios como GPS e bússola foram substituídos por funções do próprio celular.
A maioria dos dispositivos, no entanto, não vem com aplicativos de viagem instalados. E com uma infinidade deles no mercado, é difícil decidir quais são essenciais, e quais vão apenas ocupar sua memória e acabar com o seu espaço para fotos.
Pensando nisso, resolvi compartilhar 10 apps de viagem incríveis que todo mundo deveria conhecer. Não é que os outros não sejam bons, mas é que esses eu considero fundamentais. Eles já me ajudaram a economizar em passagens aéreas, em encontrar hospedagem barata, a descobrir qual ônibus pegar, onde comer e muito mais.
Como usar esses apps durante a sua viagem?
Antes de mais nada, preciso explicar que muitos desses aplicativos servem para serem usados durante a sua viagem. A maioria deles precisa de internet (apesar de alguns terem opções de uso offline), então a minha sugestão é que você tenha conexão durante a sua aventura – principalmente se pretende usar algum app para se guiar ou fazer traduções.
Minha recomendação é comprar um chip de viagem, que funciona exclusivamente enquanto você estiver fora do país. Você paga um preço fixo, e tem acesso a internet e pode usar seu celular como GPS, para ver redes sociais e navegar a vontade. Aqui nessa página eu expliquei mais sobre esse serviço, como ele funciona, como te ajuda a economizar (juro!) e qual o chip ideal para a sua viagem!
10 apps de viagem incríveis que você precisa conhecer
1 – Google Maps
Já falei em diversos posts que eu nem sei como viajar sem o Google Maps, então não é surpresa que ele ocupe o primeiro lugar da lista.
Ele é um daqueles apps com várias funções, e pode te ajudar tanto na hora do planejamento, mostrando distâncias e quanto tempo leva de uma atração a outra, quanto na hora que você estiver andando pelas ruas do seu destino.
Além de indicar o caminho para fazer de carro, com informações em tempo real sobre o trânsito, ele também informa qual o trajeto a pé e utilizando o transporte público (se existir tal rota). Ônibus, metrô ou trem, ele te diz qual linha pegar, em qual sentido e em qual parada descer.
Escrevi um post bem completo aqui no blog explicando como usar as melhores funcionalidades.
2 – Foursquare
O Foursquare é meio old-school, tanto que foi um dos primeiros aplicativos que baixei na minha vida. Mesmo assim, ao trocar de smartphone eu sempre instalo novamente, pois é um dos meus favoritos.
Ele separa os estabelecimentos dos arredores em várias categorias, como almoço, jantar, vida noturna e entretenimento. Se você estiver em uma nova cidade e não souber onde ir, é só abrir o aplicativo, escolher o que quer fazer e ver as notas que as pessoas deram para os lugares.
Gosto também de ler as dicas, que muitas vezes incluem a senha do wifi, qual o melhor prato da casa, como economizar e por aí vai. Também adoro ver fotos dos pratos dos restaurantes, e muitas vezes o próprio app já disponibiliza o cardápio para consulta.
Se você usar com frequência, lembre de escrever as próprias reviews para ajudar outros viajantes!
3 – Converter+
Eu baixei o Converter+ para outra finalidade, mas ele se provou muito útil em viagens. Isso porque, além das conversões normais como distância ou área, ele também compara o preço de várias moedas!
É possível escolher favoritas ou ver a lista completa. Para facilitar, eu optei pelas mais populares como euro, libra, dólares americanos e reais. Para saber quanto vale 10 dólares, por exemplo, é só adicionar esse valor e a conversão é feita para todas as moedas escolhidas automaticamente.
O app também é especialmente útil para viagens para os Estados Unidos, já que lá eles usam um sistema diferente para distância, altura, peso e velocidade. Com ele você descobre rapidamente quantos km/h equivalem a 72 mph, e quanto de altura tem uma pessoa de 5’8″.
Além disso, ainda existe uma calculadora de gorjetas, para te ajudar quando você estiver em países que adotam essa prática.
4 – Translate
Eu falo inglês e sei me virar no espanhol, mas isso é o máximo das minhas habilidades linguísticas. Dessa forma, gosto de ter um aplicativo de tradução no meu smartphone, e meu favorito é o Google Translate.
Minha preferência por ele no lugar de outros apps de viagem que fazem a mesma coisa é a sua usabilidade. Além de super intuitivo, o layout é minimalista mas mostra tudo que você precisa saber, desde a tradução literal das palavras até exemplos de frases com contexto.
Para ler embalagens ou placas, o ideal é utilizar a função de imagem. É só tirar uma foto das palavras e, com poucos comandos, é feita a tradução na mesma hora. Perfeito para quem quer comprar algum produto no supermercado ou na farmácia mas não fala o idioma local. Também já usei muito em museus!
É possível utilizar sem conexão com a internet, desde que seja feito o download com antecedência das linguagens desejadas.
5 – Universal Doctor Speaker
Talvez um dos melhores apps de viagem, o Universal Doctor Speaker é uma espécie de dicionário de frases médicas.
Você escolhe o seu idioma, o do médico e depois entre diversas categorias como sintomas, acidente e até violência e doenças habituais. Apesar de ser sempre bom conhecer algumas palavras chaves na língua do seu destino, como “ajuda”, é melhor baixar o app para conseguir explicar a situação em detalhes.
Também existe uma ficha médica para ser preenchida, com informações como antecedentes e alergias. Ao escolher a linguagem do médico, os dados são traduzidos naquele idioma, para facilitar a compreensão do profissional.
Dessa lista é o único aplicativo pago, mas a empresa faz diversas promoções oferecendo o download grátis.
Se você gostou desse dica, aproveite para ver a seção de recursos para viagem aqui do blog! Além de dicas de apps, também tem vários sites para te ajudar a planejar sua próxima aventura e PDFs grátis!
6 – Detour
O Detour é o app perfeito para quem quer conhecer a história por trás dos principais pontos turísticos do destino sem contratar um guia. Com ele você consegue fazer download de tours da região, e usando o GPS do seu celular o aplicativo vai explicando o que você está vendo.
É muito legal pois cada tour de um narrador específico, conectado a aquele local de uma forma. O da Brooklyn Bridge em Nova York, por exemplo, conta com a presença de Ken Burns, que produziu um filme sobre a icônica ponte. Cada passeio desses tem um mapa mostrando o percurso, dicas e um vídeo de preview mostrando um pouco do que você vai encontrar naquela rota.
Atualmente ele está disponível apenas em inglês e para 17 cidades, como Los Angeles, New York, San Francisco, New Orleans, Paris, Roma, Barcelona e Londres.
7 – WiFi Anywhere
Eu não acreditava muito nas promessas do WiFi Anywhere, e achei que seria apenas mais um aplicativo que tentava encontrar redes de internet abertas. Errado!
Esse é um daqueles apps que tem mil e uma utilidades: verifica se a conexão é segura, otimiza as configurações de rede para ter um sinal melhor, testa a velocidade da conexão e o melhor, descobre as senhas das redes mais próximas a você.
Confesso que não sei como ele faz isso, mas encontrei diversas redes fechadas nas minhas viagens e o app apenas dizia qual era a senha. Realmente mágico.
Quem for usar um chip de celular com planos de dados também pode configurar um alerta para monitorar quanto da franquia já foi utilizada.
8 – Hopper
Passando para aplicativos de planejamento de viagem, não tenho como não mencionar o Hopper. Seu grande diferencial é que, ao buscar passagens para determinada data, ele te avisa se é melhor comprar agora ou esperar pois os preços devem baixar.
Se estiver buscando pela parte aérea com antecedência, vale a pena seguir as recomendações do aplicativo. Se cadastrando, você consegue criar alertas para viagens, e recebe um alerta a cada mudança de valores. Ele também cria uma previsão de preços, mostrando até quando eles devem variar, quando eles vão começar a aumentar e quanto deve custar se a compra ficar para última hora.
Ele também oferece descontos em hotéis, mas já achei ofertas melhores no Booking.com!
9 – Hotel Tonight
Quem não faz questão de saber onde vai dormir com antecedência pode aproveitar apps como o Hotel Tonight. Criado para oferecer diárias promocionais no dia, ele já evoluiu para conseguir descontos em diárias com antecedência, mas seu forte ainda são os preços mais baixos na noite em que o usuário faz a busca.
Existem “níveis” para cada usuário, e quanto mais reservas você fizer pelo aplicativo, melhores são seus descontos.
10 – Passagens Imperdíveis
Eu não poderia terminar essa lista sem incluir um dos apps de viagem que me fez economizar milhares de reais (ou gastar muito mais em aventuras que eu nem planejava, mas esse é o ponto de vista errado hehe).
O Passagens Imperdíveis, como o nome já diz, te avisa sobre descontos imperdíveis em bilhetes aéreos. O aplicativo nem é grande coisa, apenas links para o site oficial, mas a grande sacada é deixar as notificações ativadas. Dessa forma, assim que uma promoção for ao ar você recebe o alerta, e pode correr para comprar antes dos outros viajantes.
Muitas pessoas desconfiam da empresa e afirmam que os preços anunciados não existem, mas é porque realmente precisa comprar primeiro e pensar depois. Algumas passagens acabam em minutos! Já consegui viagens de ida e volta para o Chile saindo de Florianópolis por R$450 e para Nova York saindo de São Paulo por R$750 (!!!).
E esses são os 10 apps de viagem que todo mundo deveria conhecer! Você concorda? Acha que faltou algum na lista? Me conta nos comentários! 🙂
Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!
Alguns links nesse post são afiliados.