Melhores praias de Florianópolis (indicações de quem mora na ilha)

Atualizado em

Por Alyssa Prado

Descubra as melhores praias de Florianópolis, a Ilha da Magia em Santa Catarina. Explore praias de Floripa para curtir sozinha, com amigos, crianças, para praticar surf ou fazer stand up paddle.

Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!

Morando em Florianópolis a minha vida inteira, confesso que nunca dei muita importância às praias da ilha.

Não me entenda mal, passei verões inteiros no mar aproveitando a água salgada e trabalhando no meu bronze. Com quarenta e duas praias a disposição, no entanto, acabava sempre indo na mesma. Fácil de chegar de carro, várias vagas para estacionar, águas calmas… Para mim não havia problema em ser sempre o mesmo lugar.

Até que comecei a viajar, e a vontade de conhecer novos locais virou permanente. Como não dá para visitar outras cidades o tempo inteiro, resolvi conhecer melhor a ilha que eu chamo de casa. Começando, é claro, pelos seus maiores atrativos.

Com a ajuda das minhas amigas, nos últimos anos visitei inúmeras praias de Florianópolis, e separei as favoritas para escrever esse post. Claro que eu continuo explorando a ilha da magia, mas quando estou sem ideias para passeios novos, costumo ir em um destes lugares maravilhosos.

Como chegar nas praias de Florianópolis?

Nessa lista inclui praias que ficam no norte, sul e leste da ilha. É possível chegar em todos elas de ônibus, mas eu não recomendo esse meio de transporte se você tiver orçamento para alugar um carro.

Do centro para o extremo norte de Floripa, por exemplo, onde está localizado uma das últimas praias dessa lista, é preciso pegar dois ônibus. A duração total de viagem é de quase duas horas, isso em um dia de semana fora de temporada. No verão, a ilha fica cheia de turistas e depois das nove da manhã o trânsito para qualquer um dos lados é caótico. De transporte público demora ainda mais.

Se você quiser fugir do trânsito e curtir a viagem sem muito estresse, então o ideal é estar de carroEu recomendo alugar com a Rentcars, empresa super confiável que compara os preços entre as principais locadoras do mundo. Eu uso sempre e recomendo para todos os leitores, especialmente pela garantia de melhor preço e por poder pagar parcelado.

Se não tiver dinheiro para alugar um carro é só se planejar e ir cedo para os locais da lista. 

Onde se hospedar em Floripa

Se você quer fugir do trânsito e curtir uma viagem sem estresse, então eu sugiro que você se hospede em um dos bairros com praia. O centro da cidade até é uma ótima localização mas, como falei acima, para chegar no norte ou sul da ilha pode ficar complicado dependendo do horário.

No norte as melhores regiões são Jurerê, Canasvieiras e Lagoa da Conceição, enquanto no sul o Campeche é onde fica a maioria das acomodações.

As melhores opções de hospedagem são:

Selina Lagoa da Conceição Florianópolis Onde se Hospedar

Selina Floripa (Lagoa da Conceição)

O Selina é uma rede de acomodações para nômades digitais, e é a mistura perfeita de hotel para quem precisa relaxar e fazer amigos e para quem quer trabalhar por algumas horas. O Selina Floripa tem quartos compartilhados e quartos privativos, além de um espaço para coworking, piscina e vários eventos como aulas de surf! O local também possui bar e cozinha compartilhada para quem quiser preparar as próprias refeições.

IL Campanario Villaggio Resort (Jurerê)

Este resort fica a 2 minutos a pé da praia de Jurerê e todas as suítes de luxo tem uma varanda, muitas com vista panorâmica para o mar. Além da praia em frente, no Il Campanario Villagio Resort você poderá desfrutar de piscina, spa, sauna e academia.

Veja os melhores hotéis, pousadas e hostels onde se hospedar em Florianópolis nesse post!

Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge (Campeche)

No Campeche, a Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge fica a poucos minutos a pé da praia. O local oferece um jardim com redes para os hóspedes relaxarem, piscina com espreguiçadeiras, aulas de yoga e serviços de spa, além de internet grátis e estacionamento. Um café da manhã é servido todos os dias, com diversas opções de pães, bolos e doces.

Aqui no blog também tem um post com as melhores opções de hospedagem na ilha, com dicas de bairros, hotéis, pousadas e hostels!

As melhores praias de Florianópolis

As 5 melhores praias de Florianópolis são:

  • Campeche
  • Jurerê
  • Matadeiro
  • Joaquina
  • Praia Brava

Praia do Campeche

No sul da ilha, a Praia do Campeche é a minha predileta, e só não visito com maior frequência pois o trânsito para essa parte de Floripa fica mais complicado no verão (eu não acordo cedo, hehe). Se for visitar, recomendo ir no começo da manhã! O mar na região é gelado, e se você estiver acostumado com as águas quentes da região nordeste do Brasil, é melhor se preparar.

Com ótimas ondas, essa é a escolha de muitos surfistas, porém banhistas também se divertem nas partes mais rasas. É uma das poucas, na minha opinião, que os dois tipos de visitantes podem aproveitar.

Da praia é possível ver a famosa Ilha do Campeche, onde a cor da água é comparada aos tons do Caribe. É possível chegar lá nadando (mas só recomendo para quem tiver experiência) ou de barco. Os preços na temporada para fazer a travessia giram em torno de R$80 a R$120, ida e volta.

Quando cansar do sol, recomendo experimentar uma das opções gastronômicas na Av. Pequeno Príncipe. Eu gosto muito do Mercado Sahat, que serve pratos da culinária tailandesa durante o período do almoço.

Praia do Campeche. Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
Olha a ilha do Campeche lá no fundo!

Praia de Jurerê

Talvez a mais famosa das praias de Florianópolis, Jurerê é dividida entre as partes Jurerê tradicional e Jurerê Internacional. É nessa segunda que se encontram os famigerados beach clubs P12 e Cafe de La Musique, e onde artistas e outras personalidades vem passar as férias.

Foi nesse local que eu passei a maior parte das minhas férias ao longo da vida, já que é fácil de chegar por ficar no norte da ilha, e o mar é bem tranquilo. Em dias sem vento é possível fazer até stand up paddle!

Não existe uma divisão natural entre as duas partes da praia, mas o consenso é que se você quiser relaxar, aproveitar em família e gastar menos, a região Tradicional é mais recomendada. Quem gosta de badalação, festas e casas de luxo vai se encontrar na parte mais à esquerda da praia, no internacional.

Perto do Cafe de la Musique existe o Jurerê Open Shopping, um centro comercial a céu aberto cheio de lojas, food trucks e restaurantes. É uma boa opção de passeio durante o final do dia, e nos finais de semana da temporada é fácil encontrar apresentações de música ao vivo por lá. Quem quiser almoçar em um lugar diferente, pode aproveitar o Restaurante Ponto, dentro do Jurerê Sports Center, ou se deliciar com os crepes do Cine Café.

Você também pode gostar: O que fazer em Florianópolis no Inverno.

Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
Praia de Jurerê. A faixa de areia é pequena e cercada por vegetação. No verão não sobra um espacinho (a foto é do meio do inverno).

Praia do Matadeiro

Essa foi uma das que menos visitei, pois o acesso é ainda mais difícil do que as outras praias tradicionais do sul da ilha. Ao chegar na praia da Armação, é preciso percorrer toda a faixa de areia até a ponta direita, atravessar uma ponte (ou ir pela água, se a maré estiver baixa) e então fazer uma pequena trilha de cinco minutos.

A dificuldade de chegar no Matadeiro compensa, no entanto, pelo menor número de turistas e paisagem estonteante. É um daqueles locais para quem realmente curte natureza. Como o mar da parte sul é mais agitado, é normal encontrar surfistas na região, mas no geral também é possível entrar na água e se banhar.

É a menor das praias de Florianópolis aqui na lista, e também a mais intocada. Fora alguns bares não existem locais para comprar comida ou bebidas, o ideal é levar de casa. Se quiser almoçar em algum lugar, é melhor voltar para a parte da Armação e escolher um dos restaurantes por lá.

No Matadeiro também começa um dos caminhos para a Lagoinha do Leste, uma das trilhas mais famosas de Floripa. Esse é, no entanto, o percurso mais longo, e recomendo começar pelo Pântano do Sul.

Praia do Matadeiro. Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
Praia do Matadeiro vista do mirante da Praia da Armação. Não tem filtro ou edição, a cor da água é assim mesmo!

Praia da Joaquina

A praia da Joaquina, também chamada carinhosamente de Joaca pelos locais, é uma das praias que fica no leste da ilha. Seu acesso é feito através da Lagoa da Conceição, e o ideal também é ir cedo pois o trânsito para a região costuma ser pesado durante a temporada.

Seu grande diferencial em relação às demais são suas dunas, uma atração à parte para quem gosta de aventura e quer encarar o sandboard. Na parte esquerda da praia (para quem está olhando para o mar) também existem algumas pedras, e é normal ver o pessoal em cima tirando fotos ou mesmo pegando sol por lá. Tome cuidado pois quando a maré está um pouco alta pode ficar difícil para retornar a praia.

Apesar do mar ser agitado e muito frequentado por turistas, nunca senti dificuldade em entrar na água (eu tenho pavor quando está forte). Acho muito mais tranquilo que a vizinha Praia Mole. Nessas duas a temperatura do mar é gelada, mas acho mais tranquilo do que no sul.

Compensa passar o final do dia explorando a Lagoa da Conceição. Assista ao pôr do sol, caminhe pelo centrinho e se delicie com as inúmeras opções gastronômicas na área. Quem gosta de comida peruana pode se deliciar no Sabor Perú, e também gosto muito de lanchar no Café Cultura (onde tem brunch e pão na chapa com requeijão, amém).

Praia da Joaquina. Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
As pedras na parte esquerda da Praia da Joaquina. Foto tirada no meio da semana no inverno, e mesmo assim tem gente lá curtindo o sol!

Praia Brava

Um pouco mais ao norte do que Jurerê, a Praia Brava conta com uma ótima infra-estrutura para quem quer aproveitar o dia na areia. São quiosques vendendo petiscos, bebidas e tocando música, o que torna a atmosfera bem animada.

Como o nome indica, o mar não é do mais calmos, por isso é outra praia bem frequentada pelos surfistas. Recentemente também caiu no gosto do pessoal mais jovem da ilha (eu e minhas amigas frequentamos várias vezes no último verão), e agora é possível encontrar diversas festas e baladas, sendo o local mais conhecido o Le BarBaron.

Do lado esquerdo (para quem está olhando para o mar) existe uma pequena trilha, de onde é possível ter uma vista impressionante da praia.

Praia Brava. Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
Brava vista da trilha a esquerda da praia.

Procurando uma experiência diferente?

Selecionamos abaixo 3 experiências para você aproveitar ainda mais as praias de Florianópolis. São passeios com guias especializados, e você pode reservar com antecedência através da Viator, uma das maiores plataformas do mundo na venda de passeios e atividades. E o melhor: você pode pagar em reais, e na maior parte das vezes recebe reembolso completo caso o cancelamento seja feito até 24 horas antes do passeio!

A Ilha do Campeche é um dos melhores passeios em Florianópolis, e a cor da água é comparada com a do Caribe!

Quais as melhores praias para…

Quais as melhores praias de Florianópolis para ir com a família?

Uma das melhore praias para famílias com crianças é a Daniela pois não é tão cheia e as águas são bem calmas. Outra opção é Jurerê, que apesar de ser mais badalada possui um mar bem tranquilo e muitos restaurantes próximos.

Quais as melhores praias de Floripa para stand up paddle?

Se você procura uma praia para curtir o stand up paddle, sugerimos Jurerê. Você pode fazer uma travessia em cima da prancha de Stand Up Paddle até a Ilha do Francês (em frente as praias de Canasvieiras e Jurerê).

Quais as melhores praias para surf em Florianópolis?

Entre as melhores praias para surfar temos a Praia Brava e a praia do Santinho (no norte da Ilha); a praia da Joaquina e a praia Mole (no leste).

Quais as praias mais calmas de Florianópolis?

Entre as praias de Floripa com mar pouco agitado temos a Daniela e a Praia do Forte. Ambas são no norte da Ilha e possuem ótima infraestrutura.

Essas são algumas das minhas praias em Florianópolis preferidas. Se já visitou todas essas, recomendo ainda a Barra da Lagoa e suas piscinas naturais e a Praia do Forte (vá a pé).

Conhece alguma dessas ou outras? Como foi sua experiência? Me conta nos comentários!

Agradecimento especial a Camila e a Ana Luci que me ajudaram muito com essa lista!

Os links para o Booking e Rentcars são afiliados.

4 comentários em “Melhores praias de Florianópolis (indicações de quem mora na ilha)”

  1. Oi Alyssa!!

    Estarei indo em dezembro para Floripa! Estamos indo em dois casais de amigos, jovens e sem crianças heheh; estávamos procurando uma praia bem movimentada e curtir a noite também… estávamos pensando na Praia Brava… Nos de uma sugestão hahah obrigado!!

    Responder
    • Pra curtir a noite eu ficaria em Jurerê (tem várias baldas por lá) ou Canasvieiras que tem vários restaurantes e dá pra chegar fácil em Jurerê de carro! 🙂

      Responder

Deixe um comentário