Melhores praias de Florianópolis (indicações de quem mora na ilha)

Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!

Morando em Florianópolis a minha vida inteira, confesso que nunca dei muita importância às praias da ilha.

Não me entenda mal, passei verões inteiros no mar aproveitando a água salgada e trabalhando no meu bronze. Com quarenta e duas praias a disposição, no entanto, acabava sempre indo na mesma. Fácil de chegar de carro, várias vagas para estacionar, águas calmas… Para mim não havia problema em ser sempre o mesmo lugar.

Até que comecei a viajar, e a vontade de conhecer novos locais virou permanente. Como não dá para visitar outras cidades o tempo inteiro, resolvi conhecer melhor a ilha que eu chamo de casa. Começando, é claro, pelos seus maiores atrativos.

Com a ajuda das minhas amigas, nos últimos anos visitei inúmeras praias de Florianópolis, e separei as favoritas para escrever esse post. Claro que eu continuo explorando a ilha da magia, mas quando estou sem ideias para passeios novos, costumo ir em um destes lugares maravilhosos.

Como chegar nas praias de Florianópolis?

Você vai ver que na lista, existem locais que ficam na parte norte, sul e leste da ilha. É possível chegar em todos eles de ônibus (exceto no Matadeiro, mas porque é impossível chegar lá sem ser pela pequena trilha), mas eu não recomendo que você use esse meio de transporte se tiver orçamento para alugar um carro.

Do centro para o extremo norte de Floripa, por exemplo, onde está localizado uma das últimas praias dessa lista, é preciso pegar dois ônibus. A duração total de viagem é de quase duas horas, isso em um dia de semana fora de temporada. No verão, a ilha fica cheia de turistas e depois das nove da manhã o trânsito para qualquer um dos lados é caótico. De transporte público demora ainda mais.

Se você não tiver dinheiro para alugar um carro é só se planejar e ir cedo para os locais da lista. Mas, se couber no seu orçamento, eu ~super recomendo~ reservar um veículo próprio. Vai te poupar tempo e você vai, na pior das hipóteses, enfrentar o tráfego no ar condicionado.

Eu sempre alugo com a Rentcars nas minhas viagens. A empresa compara os preços entre as principais locadoras do mundo, e ainda oferece garantia de melhor preço (em 24 horas da reserva) caso você encontre um valor menor em outro site.

As melhores praias de Florianópolis

Campeche

No sul da ilha, a Praia do Campeche é a minha predileta, e só não visito com maior frequência pois o trânsito para essa parte de Floripa fica mais complicado no verão (eu não acordo cedo, hehe). Se for visitar, recomendo ir no começo da manhã! O mar na região é gelado, e se você estiver acostumado com as águas quentes da região nordeste do Brasil, é melhor se preparar.

Com ótimas ondas, essa é a escolha de muitos surfistas, porém banhistas também se divertem nas partes mais rasas. É uma das poucas, na minha opinião, que os dois tipos de visitantes podem aproveitar.

Da praia é possível ver a famosa Ilha do Campeche, onde a cor da água é comparada aos tons do Caribe. É possível chegar lá nadando (mas só recomendo para quem tiver experiência) ou de barco. Os preços na temporada para fazer a travessia giram em torno de R$80 a R$120, ida e volta.

Quando cansar do sol, recomendo experimentar uma das opções gastronômicas na Av. Pequeno Príncipe. Eu gosto muito do Mercado Sahat, que serve pratos da culinária tailandesa durante o período do almoço.

Praia do Campeche. Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
Olha a ilha do Campeche lá no fundo!

Jurerê

Talvez a mais famosa das praias de Florianópolis, Jurerê é dividida entre as partes tradicional e internacional. É nessa segunda que se encontram os famigerados beach clubs P12 e Cafe de La Musique, e onde artistas e outras personalidades vem passar as férias.

Foi nesse local que eu passei a maior parte das minhas férias ao longo da vida, já que é fácil de chegar por ficar no norte da ilha, e o mar é bem tranquilo. Em dias sem vento é possível fazer até stand up paddle!

Não existe uma divisão natural entre as duas partes da praia, mas o consenso é que se você quiser relaxar, aproveitar em família e gastar menos, a região Tradicional é mais recomendada. Quem gosta de badalação, festas e casas de luxo vai se encontrar na parte mais à esquerda da praia, no internacional.

Perto do Cafe de la Musique existe o Jurerê Open Shopping, um centro comercial a céu aberto cheio de lojas, food trucks e restaurantes. É uma boa opção de passeio durante o final do dia, e nos finais de semana da temporada é fácil encontrar apresentações de música ao vivo por lá. Quem quiser almoçar em um lugar diferente, pode aproveitar o Restaurante Ponto, dentro do Jurerê Sports Center, ou se deliciar com os crepes do Cine Café.

Você também pode gostar: O que fazer em Florianópolis no Inverno.

Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
Praia de Jurerê. A faixa de areia é pequena e cercada por vegetação. No verão não sobra um espacinho (a foto é do meio do inverno).

Matadeiro

Essa foi uma das que menos visitei, pois o acesso é ainda mais difícil do que as outras praias tradicionais do sul da ilha. Ao chegar na praia da Armação, é preciso percorrer toda a faixa de areia até a ponta direita, atravessar uma ponte (ou ir pela água, se a maré estiver baixa) e então fazer uma pequena trilha de cinco minutos.

A dificuldade de chegar no Matadeiro compensa, no entanto, pelo menor número de turistas e paisagem estonteante. É um daqueles locais para quem realmente curte natureza. Como o mar da parte sul é mais agitado, é normal encontrar surfistas na região, mas no geral também é possível entrar na água e se banhar.

É a menor das praias de Florianópolis aqui na lista, e também a mais intocada. Fora alguns bares não existem locais para comprar comida ou bebidas, o ideal é levar de casa. Se quiser almoçar em algum lugar, é melhor voltar para a parte da Armação e escolher um dos restaurantes por lá.

No Matadeiro também começa um dos caminhos para a Lagoinha do Leste, uma das trilhas mais famosas de Floripa. Esse é, no entanto, o percurso mais longo, e recomendo começar pelo Pântano do Sul.

Praia do Matadeiro. Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
Praia do Matadeiro vista do mirante da Praia da Armação. Não tem filtro ou edição, a cor da água é assim mesmo!

Joaquina

A Joaquina, também chamada carinhosamente de Joaca pelos locais, é uma das praias que fica no leste da ilha. Seu acesso é feito através da Lagoa da Conceição, e o ideal também é ir cedo pois o trânsito para a região costuma ser pesado durante a temporada.

Seu grande diferencial em relação às demais são suas dunas, uma atração à parte para quem gosta de aventura e quer encarar o sandboard. Na parte esquerda da praia (para quem está olhando para o mar) também existem algumas pedras, e é normal ver o pessoal em cima tirando fotos ou mesmo pegando sol por lá. Tome cuidado pois quando a maré está um pouco alta pode ficar difícil para retornar a praia.

Apesar do mar ser agitado e muito frequentado por turistas, nunca senti dificuldade em entrar na água (eu tenho pavor quando está forte). Acho muito mais tranquilo que a vizinha Praia Mole. Nessas duas a temperatura do mar é gelada, mas acho mais tranquilo do que no sul.

Compensa passar o final do dia explorando a Lagoa da Conceição. Assista ao pôr do sol, caminhe pelo centrinho e se delicie com as inúmeras opções gastronômicas na área. Quem gosta de comida peruana pode se deliciar no Sabor Perú, e também gosto muito de lanchar no Café Cultura (onde tem brunch e pão na chapa com requeijão, amém).

Praia da Joaquina. Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
As pedras na parte esquerda da Praia da Joaquina. Foto tirada no meio da semana no inverno, e mesmo assim tem gente lá curtindo o sol!

Praia Brava

Um pouco mais ao norte do que Jurerê, a Praia Brava conta com uma ótima infra-estrutura para quem quer aproveitar o dia na areia. São quiosques vendendo petiscos, bebidas e tocando música, o que torna a atmosfera bem animada.

Como o nome indica, o mar não é do mais calmos, por isso é outra praia bem frequentada pelos surfistas. Recentemente também caiu no gosto do pessoal mais jovem da ilha (eu e minhas amigas frequentamos várias vezes no último verão), e agora é possível encontrar diversas festas e baladas, sendo o local mais conhecido o Le BarBaron.

Do lado esquerdo (para quem está olhando para o mar) existe uma pequena trilha, de onde é possível ter uma vista impressionante da praia.

Praia Brava. Descubra as melhores praias de Florianópolis nesse post!
Brava vista da trilha a esquerda da praia.

Essas são algumas das minhas praias em Florianópolis preferidas. Se já visitou todas essas, recomendo ainda a Barra da Lagoa e suas piscinas naturais e a Praia do Forte (vá a pé).

Conhece alguma dessas ou outras? Como foi sua experiência? Me conta nos comentários!

Agradecimento especial a Camila e a Ana Luci que me ajudaram muito com essa lista!

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Vai visitar Florianópolis e não sabe quais praias incluir no roteiro? Então veja essa lista com as favoritas dos moradores locais, com dicas de quem conhece tudo sobre a ilha da magia! #florianopolis #floripa #praias #brasil #viagem

Os links para a Rentcars são afiliados.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Receba grátis
DICAS E OFERTAS DE VIAGEM
Além de um PDF com 20+ recursos para ajudar a planejar sua próxima viagem!
EU QUERO!
close-link