O que fazer em Santiago do Chile – Dicas dos melhores passeios

Descubra o que fazer em Santiago do Chile nesse post!

Se você faz parte da minha lista de e-mails, provavelmente já sabe que a viagem que fiz para Santiago do Chile foi um uma experiência diferente do que estou acostumada.

Inúmeros fatores contribuíram para isso, mas um dos mais importantes foi que eu não montei um roteiro para os meus dias na cidade. Para ser sincera, pesquisei apenas o que fazer no primeiro dia, como onde trocar dinheiro ou almoçar barato, e nada mais.

Cheguei com baixas expectativas, e fui surpreendida por uma metrópole vibrante, ensolarada e com inúmeras atrações interessantes. Mesmo aquelas que eram visivelmente voltadas para turistas, com o mirante dentro do shopping ou os “restaurantes tradicionais”, me conquistaram.

Passei mais tempo do que o recomendado na cidade, e tive tempo até de repetir os meus passeios favoritos.

Gostei muito de viajar sem roteiro, mas acho que esse plano só é ideal para quem vai se hospedar em um local por vários dias, e assim ter tempo de descobrir tudo com calma. Em uma viagem mais curta, considero essencial fazer uma pesquisa prévia para garantir que você vai visitar pelo menos os pontos turísticos “imperdíveis“. Uma das coisas que eu mais detesto é voltar para casa e só então descobrir um lugar super legal no meu destino, hehe.

Para que você não passe por isso, escrevi esse post com dicas sobre o que fazer em Santiago do Chile. Inclui os meus passeios favoritos, e no final ainda dei dicas de alguns outros que você também pode gostar.

Se ainda não sabe onde se hospedar, recomendo ler o post falando sobre o Rado Boutique Hostel.

O que fazer em Santiago do Chile – Melhores Passeios

Centro histórico

Confesso que eu não sou muito chegada a centros históricos – especialmente aqueles que os principais atrativos são igrejas – mas o de Santiago me encantou com sua história e prédios que são verdadeiras obras de arte da arquitetura.

O ponto principal é a Plaza de Armas, onde fica a Catedral Metropolitana. A partir desse local, é possível chegar a pé em outros marcos como o Palacio La Moneda, o Teatro Municipal e o Antiguo Congreso. Uma sugestão é andar pela Paseo Ahumada, rua super charmosa com diversas lojas e restaurantes.

Se precisar trocar dinheiro, o centro histórico também costuma ter a melhor cotação, especialmente na quadra da Rua Agustinas com a Paseo Ahumada.

Outra dica para quem quiser saber a história por trás dos prédios e museus é fazer um walking tour grátis. Existem vários oferecidos pela cidade, e a maioria deles inicia seu percurso na Plaza de Armas.

Descubra o que fazer em Santiago do Chile nesse post! Dicas dos melhores passeios da cidade e bate e voltas!
Um dos prédios que achei mais bonitos.

Mercado Central & Mercado de Abastos

Próximo ao centro histórico também fica o Mercado Central, típico mercado municipal com restaurantes, souvenirs e preços exorbitantes para turistas. Achei o local pequeno e só recomendo para quem for comer mesmo, pois oferece inúmeros pratos típicos como o caranguejo gigante.

Quis mencioná-lo no post pois, além de ser um dos principais pontos turísticos da cidade, logo ao lado fica o Emporio Zunino, casa de empanadas tradicional da região e com preço super amigável – de Pino (carne, cebola, azeitona e ovo) por 1000 pesos e de queijo por 1200 pesos. Recomendo caso você queira fazer apenas um lanche em vez de uma refeição nos restaurantes do mercado.

Para quem está ficando em Airbnb, hostel ou qualquer outro lugar com cozinha, também sugiro o passeio no Mercado de Abastos, no outro lado da rua. Queijos, carnes e frutas com preços bem melhores que nos supermercados (compramos morango por kilo!). Por lá também são vendidos alguns pratos famosos da culinária chilena, como Pastel de Choclo.


Para os meus leitores, eu sempre recomendo comprar um seguro viagem! É a maneira mais barata de estar protegido em qualquer emergência no exterior, seja ela médica, atraso e cancelamento de voos ou até extravio de bagagem.

As principais empresas do Brasil resolvem tudo por você e cobrem todas as despesas dentro do valor de cobertura, e você não precisa desembolsar um centavo em hospitais ou pronto-atendimentos!

Eu gosto de comprar com a Seguros Promo, empresa que compara os planos das principais seguradoras do Brasil, e oferece preços imbatíveis. Você pode parcelar sua compra em até 12x, e ainda conta com atendimento de profissionais preparados para tirar todas as suas dúvidas. Os seguros internacionais começam em 9 reais por dia!

Os leitores do blog ainda podem usar o código “ALYSSAPRADO5” e conseguir um desconto especial!

Se você não tem certeza sobre como um seguro viagem funciona, ou não sabe como escolher o ideal, tem um post no blog explicando em detalhes o assunto, e contando como foi a minha experiência ao usar algumas das seguradoras mais populares!


Chile


Sky Costanera

Mirante mais alto de toda a América Latina, o Sky Costanera permite que você veja Santiago do Chile de uma nova perspectiva.

Vou ser bem sincera e dizer que é igual a todos os outros mirantes que fui, como o Sydney Tower Eye ou a CN Tower em Toronto. Você pega um elevador até um andar super alto do shopping, e as paredes de vidro te proporcionam uma visão de 360º da cidade.

O que realmente diferencia o Sky Costanera é justamente isso: a vista da cidade. Além de ser deslumbrante por suas inúmeras áreas verdes como Centro San Cristóbal, o mirante também é um ponto de vista privilegiado para observar a Cordilheira dos Andes.

Tente fazer sua visita próximo ao pôr do sol, pois os tons de laranja deixam o cenário ainda mais espetacular.

Funciona das dez da manhã até às dez da noite, e a última subida é às nove. O preço do ingresso é de 15 mil pesos por adulto.

Descubra o que fazer em Santiago do Chile nesse post! Dicas dos melhores passeios, mirantes e bate e voltas!
Vista do Sky Costanera no final da tarde.

Cerro San Cristóbal

Outra alternativa para ver a cidade do alto, dessa vez pagando pouco ou até nada, é o Cerro San Cristóbal.

Parte do Parque Metropolitano de Santiago, a maneira mais fácil de chegar ao topo é utilizando o funicular, uma espécie de carrinho que se desloca por trilhos. O custo por pessoa para ida e volta é de aproximadamente quatro mil pesos, e ainda para no ponto do zoológico (o qual não visitei pois não gosto desse tipo de atração). A estação fica na entrada da Rua Pío Nono, próximo ao Patio Bellavista.

Também é possível subir a pé, mas pelo que pesquisei a caminhada leva em torno de duas horas, e as trilhas não tem muita estrutura.

Lá em cima a vista é de tirar o fôlego, e também é onde está localizado o Santuário da Imaculada Conceição.

Quem quiser voltar por um caminho diferente, pode pegar o teleférico e descer na estação Oasis, próxima ao Jardim Japonês. O próprio Parque Metropolitano oferece inúmeras outras atrações além do cerro, como piscinas, áreas de piquenique e até um centro de educação ambiental.

Descubra o que fazer em Santiago do Chile nesse post! Dicas dos melhores passeios da cidade e bate e voltas!
Vista do Cerro San Cristóbal!

Cerro Santa Lucía e Centro Artesanal

Próximo ao centro da cidade, o Cerro Santa Lucía é outra opção para quem quer observar a paisagem local por outro ângulo.

Inicialmente transformado em um forte e cemitério para o exército espanhol, ainda é possível ver influências dessa época nas construções dentro do parque. Além disso, há uma tradição de disparar um dos canhões que lá existem todos os dias, ao meio-dia. Não se assuste se estiver passando pela região e ouvir um estrondo nesse horário.

O parque tem uma atmosfera bem tranquila, e vi muitos nativos almoçando nos banquinhos ou até sentados na grama. Lá, além do mirante, também se encontra o Castillo Hidalgo, antiga fortaleza que hoje serve como casa de festas, e o Fuerte Neptuno.

Saindo pela avenida Libertador Bernardo O’Higgins, ao atravessar a rua, existe o Centro Artesanal Santa Lucía, que vende roupas, sapatos, souvenirs e outros artigos feitos a mão. Mesmo sendo turístico, achei os preços acessíveis e com muita variedade, especialmente de peças de couro e lã.

Descubra o que fazer em Santiago do Chile nesse post! Dicas dos melhores passeios e bate e voltas!
Alguns dos itens vendidos no centro de artesanato.

Lastarria

Misturando o melhor da cultura e gastronomia local, Lastarria é ideal para quem gosta de bons restaurantes, museus e feirinhas de rua.

Fiquei surpresa quando visitei o bairro pela primeira vez pois, mesmo próximo ao centro, a atmosfera é completamente diferente. Arrisco a dizer que as ruas da região lembram às de pequenas cidades européias.

Para conhecer o melhor que Lastarria tem a oferecer a dica é visitar o Centro Cultural Gabriela Mistral e o Museo Nacional de Bellas Artes, o mais famoso do Chile. Também gostei muito de explorar algumas galerias e lojas de produção independente. Entrei na Ulises Librería para pedir informações e fiquei encantada com a coleção de livros ali exposta.

Para comer o restaurante Casa Lastarria é bem recomendado, mas onde vi fila mesmo foi no José Ramón 277: Chopería & Sanguchería, cervejaria com sanduíches e outros petiscos. Para sobremesa indico a sorveteria Emporio La Rosa, considerada a melhor da cidade.

Descubra o que fazer em Santiago do Chile nesse post. Dicas dos melhores passeios da cidade.
Até tenho fotos do bairro mas preciso usar esse espaço para enaltecer o sorvete, rs.

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Não sou a melhor companhia em museus: entendo pouquíssimo de arte e depois de um tempo fico tão cansada que não consigo mais distinguir os quadros e seus autores. O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, no entanto, não tenta retratar beleza através de telas, e sim contar a história da ditadura militar do Chile.

Não foi uma atração que me interessou quando pesquisei por o que fazer em Santiago, mas felizmente os amigos que fiz no hostel me convenceram a dar uma chance. Posso afirmar que foi um dos museus mais interessantes que já fui, e os acontecimentos são mostrados de uma forma que é impossível não se emocionar.

Composta por vídeos, documentos, imagens e entrevistas, a mostra é super interativa e leva o visitante em uma jornada dolorosa, mas necessária para compreender as atrocidades que aconteceram durante esse período da história chilena.

A entrada é grátis e funciona até nos feriados.

Descubra o que fazer em Santiago do Chile! Dicas do melhores passeios e bate e voltas partindo da cidade!

Rua Pío Nono e Patio Bellavista

No bairro Bellavista fica a famosa rua Pío Nono, praticamente uma atração turística por si só. Nela estão concentrados inúmeros bares, baladas e restaurantes, ideal para quem curte a vida noturna e quer conhecer alguns dos lugares frequentados pelos locais.

Os preços são dentro do padrão para Santiago, e enquanto você está decidindo onde vai se divertir pode ter certeza que vão te abordar oferecendo descontos e até drinks grátis. Não se assuste se todos os estabelecimentos parecerem vazios, pois a noite começa um pouco mais tarde do que no Brasil.

Também é na Pío Nono que fica o Patio Bellavista, uma concentração um pouco mais elegante de restaurantes e lojas (o que é refletido nos valores). Uma ótima escolha para quem procura algo mais romântico e tranquilo na região. Se precisar trocar dinheiro e não for até o centro, lá também existe uma casa de câmbio, porém os valores são piores que na rua Agustinas.

O Rado Boutique Hostel fica do lado do Patio Bellavista. É uma hospedagem excelente, com ótimo custo-benefício e super bem localizada.

Descubra o que fazer em Santiago do Chile nesse post! Dicas dos melhores passeios da cidade.
Só falei da vida noturna, mas o único momento que fui curtir o Patio Bellavista foi para comer café da manhã no feriado, rs.

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

Na hora de montar o seu roteiro, é importante procurar não apenas por o que fazer em Santiago, mas também por passeios nos arredores. O passeio para Cajón del Maipo e a represa Embalse el Yeso é um dos mais populares bate e voltas para fazer a partir da cidade atualmente. É fácil entender o porquê apenas olhando para as fotos do local.

Os tours costumam sair de manhã cedo e passar a manhã na represa, enquanto os destinos da tarde podem ser as termas ou outros pontos do próprio Cajón del Maipo. No meu caso, como queria gastar pouco, escolhi visitar apenas Embalse el Yeso e achei excelente, o cenário é deslumbrante!

Recomendo fechar com uma agência em vez de tentar fazer por conta própria, pois a estrada é complicada e até se locomover por lá é difícil. Vi inúmeros motoristas trancando a passagem sem querer e estacionando em locais inconvenientes.

Não anotei muitos detalhes do meu passeio como agência e preço (era uma viagem de férias, vai), mas a Débora do blog Foco no Mundo tem um post bem completo sobre a visita dela ao Cajón del Maipo. Recomendo a leitura!

Descubra o que fazer em Santiago do Chile. Dicas dos melhores passeios na cidade e e bate e voltas!
Olha essa paisagem!

 

Outros passeios interessantes são o bate e volta para Valparaíso e Viña del Mar, e visitar alguma vinícola. Acabei não fazendo nenhum deles, mas recomendo pesquisar para saber se fazem o seu estilo e estão dentro do seu orçamento.

Tem outras sugestões sobre o que fazer em Santiago do Chile? Conhece algum lugar especial na cidade? Me conta nos comentários! :)

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Descubra o que fazer em Santiago do Chile! Dicas dos melhores passeios e bate e voltas para fazer a partir da cidade! #chile #santiago #dicadeviagem #americadosul

Os links para a Seguros Promo e para o Booking são afiliados.

Planeje a sua viagem com os parceiros do blog!

 Veja as melhores ofertas de passagens áreas com a Passagens Promo.

Reserve seu hotel através do Booking.com e garanta o menor preço.

Encontre a melhor oferta para o seu seguro viagem com a Seguros Promo, ou faça uma cotação com a World Nomads para turismo de aventura.

  Reserve seus passeios com a WePlann e descubra o seu destino pagando em reais, sem IOF e em até 6x sem juros!

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais, sem IOF e em até 12x com a Rentcars.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Receba grátis
DICAS E OFERTAS DE VIAGEM
Faça parte da lista de e-mails do blog e receba descontos exclusivos e os nossos melhores posts diretamente na sua caixa de entrada!
EU QUERO!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link