Como perder o medo de viajar sozinha – 5 Dicas Práticas

Descubra como perder o medo de viajar sozinha com essas 5 dicas práticas!

No começo de 2013, entrei em um avião para ir para o outro lado do mundo. Era a minha primeira vez viajando sozinha, eu não conhecia ninguém no meu destino e confesso que chorei durante quase todos os voos.

É impressionante pensar que considero essa viagem uma das melhores experiências da minha vida.

Mesmo assim, preciso admitir que continuo nervosa quando vou me aventurar sem companhia, mesmo que seja para o estado vizinho. Penso em tudo que pode dar errado, acho que vou me perder, passar vergonha, a ansiedade vai a mil e a vontade de desistir sempre aparece.

A parte boa é que, depois de passar por isso diversas vezes, acabei descobrindo o que me ajuda a relaxar nesses momentos de tensão. Como imagino que você pode passar pela mesma situação, resolvi compartilhar com você!

Se quiser perder o medo de viajar sozinha, tenho certeza que essas dicas vão te ajudar! Elas vão fazer com que você se sinta preparada e construir a sua confiança para visitar até os lugares mais distantes.

Esse post também está disponível em vídeo. Se gostar, aproveite para se inscrever no canal!

Como perder o medo de viajar sozinha – Dicas práticas

1. Comece visitando lugares próximos

Ninguém espera voltar para casa nas primeiras horas, mas é sempre reconfortante saber que você pode fazer isso caso tudo dê errado (improvável).

Começar visitando cidades ou até estados vizinhos é uma ótima opção para testar se viajar sozinha é seu estilo. É possível que você perceba que, na verdade, você prefere estar acompanhada de um grupo com guia ou de amigos. É melhor descobrir se o caso antes de ir muito longe.

Além disso, mesmo sendo perto, você já vai passar por alguns perrengues de viagem e vai ter que se virar para resolver. Na hora não parece, mas eles vão ajudar a construir sua confiança em si mesma, e vai ficar mais tranquila para se aventurar em outros países, até mesmo aqueles que você não domina o idioma!

Quer perder o medo de viajar sozinha? Que tal começar visitando lugares próximos? Assim você constrói confiança para ir para lugares distantes! Clique no link e confira outras dicas!
Visitando o Jardim Botânico de Curitiba, estado vizinho!

2. Pesquise muito, muito, muito mesmo!

Se tem algo que sempre acalma a minha ansiedade é pesquisar obsessivamente sobre o meu destino. Se eu acho que não vou saber pegar o metrô eu procuro sobre como ele funciona, quanto custa, se precisa de cartão e vejo os termos na língua local. O mesmo ocorre para atrações (vou gostar de tal coisa? é longe da minha hospedagem? quanto custa?), bairros (será que é seguro andar por lá sozinha?) e etc.

Com essa abordagem, você também garante que vai conhecer os melhores pontos turísticos. Pense sobre o seu tipo de passeio favorito (natureza, compras, museus) e pesquise em sites como TripAdvisor ou até no Quora.

Na seção de recursos para viagem do blog você encontra outros sites para te ajudar nessa parte do planejamento.

Se você pretende andar muito a pé, se familiarize com o Google Maps – expliquei como o app funciona nesse post. Ele mostra como chegar do ponto A ao B utilizando transporte público, informando desde qual ônibus pegar até qual o sentindo, em qual ponto saltar, quantas paradas, etc.

Para se familiarizar com a região, você também pode usar o Google Street View. Diminui a minha ansiedade quando estou no local, pois ele já é “familiar”. 

Aproveite e também monte um roteiro, assim você descobre o que precisa visitar a cada dia. Você não precisa necessariamente segui-lo a risca, mas é bom para se orientar. Ensinei como escolher os passeios e encaixá-los em cada dia da viagem nesse post.

Quer perder o medo de viajar sozinha? Então pesquise muuito o lugar que você quer visitar! Descubra os melhores passeios, onde comer e o que não dá para perder. Assim você se familiariza e se sente mais tranquila quando chegar. Clique no link e veja outras dicas!
Praia de Whitehaven na Austrália. Descobri sem querer lendo um blog. Imagina se eu não tivesse pesquisado e tivesse perdido esse passeio?

3. Leve todas as informações com você durante a viagem

Parece óbvio, mas não adianta pesquisar muito e deixar as informações em casa. Leve-as com você para consultar durante o dia a dia da viagem, assim você fica mais tranquila sobre seguir o roteiro e não se perder.

Minha sugestão é criar um documento no Google Docs, com seus planos, endereço do hotel, informações do ônibus ou voo, número do seus documentos e dados do seguro viagem. Além de ser fácil de consultar através do app, você pode compartilhar com sua família ou amigos, para que eles tenham acesso em qualquer emergência.

Falando em seguro viagem, recomendo demais que você contrate um caso vá sair do Brasil. Com ele você fica protegida em emergências médicas, e também em situações como perda de bagagem ou atraso de voo. No caso de precisar de atendimento, a maioria deles cobre as despesas de forma antecipada, assim você não precisa tirar nada do seu bolso! Sempre contrato com a Seguros Promo, e os preços para destinos internacionais começam em apenas R$9 por dia!

Lembre que algumas informações devem ser impressas, já que seu celular pode ficar sem bateria. Endereço do hotel e um telefone de uma cooperativa de táxi de confiança (caso esteja sem carro) são essenciais, para que você consiga voltar para sua hospedagem qualquer que seja a situação.

4. Fique hospedada em hostels

Apesar da má fama entre algumas pessoas, eu adoro me hospedar em hostels. Ok, as vezes é preciso dividir o quarto e o banheiro com pessoas estranhas, mas isso é bem mais tranquilo do que parece (na maioria das vezes), e as vantagens são imensas.

Como muitas pessoas que viajam sozinhas se hospedagem em hostels, é fácil fazer amizades e encontrar gente para explorar o destino junto com você. Ajuda muito a perder o medo de viajar sozinha, pois você percebe que só vai estar realmente  se quiser. 

Usei essa técnica em quase todas as minhas viagens sozinha e deu super certo. Conheci pessoas super legais e tenho certeza que as aventuras não seriam as mesmas se não tivesse ficado em hostel. Um dos meus favoritos até hoje é o Rado Boutique Hostel, em Santiago do Chile (um ótimo destino para primeiras viagens por conta própria).

Faça reserva do seu hostel pelo Booking para garantir o menor preço!

Ficar em hostels e fazer amizades é uma ótima maneira de perder o medo de viajar sozinha! Dessa forma você sabe que pode conseguir companhia para alguns passeios se quiser! Clique no link para ler outras dicas sobre esse tipo de viagem!
Na Sky Tower em Auckland com algumas amigas que fiz no hostel!

5. Pergunte aos locais

Por último, caso ainda esteja insegura para sair sozinha, pergunte aos locais. Infelizmente, é possível que as informações na internet estejam defasadas e é sempre bom conferir com quem entende do assunto. Normalmente as pessoas que trabalham na recepção do hostel ou hotel tem ótimas indicações.

Vale perguntar sobre locais, empresas de tour, se não tem problema andar por determinados lugares sozinha e tudo mais que você achar importante!

 

Por último, não é uma dica prática, mas uma recomendação: não escute o que as pessoas vão falar! Muitas pessoas ainda tem preconceito com viajar sozinha e vão te desencorajar, dizendo que você precisa de algum amigo para ir junto. Faça suas pesquisas e, se pessoas que já foram para o seu destino confirmarem que é seguro ir sozinha, aproveite a chance! 

Todas as mulheres que conheço que viajam por conta própria já escutaram que o destino era super perigoso, mesmo de pessoas que mal sabem onde tal lugar fica no mapa. A Angie do Apure Guria tem um post hilário com coisas que ninguém aguenta mais ouvir sobre viajar sozinha, vale a leitura para dar várias risadas!

Espero que essas dicas te ajudem a perder o medo de viajar sozinha! Que tal começar a planejar sua próxima aventura?

Já teve essa experiência? Conta como foi nos comentários para incentivar o pessoal! :)

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Descubra como perder o medo de viajar sozinha com essas 5 dicas práticas! #dicadeviagem #viajarsozinha #solotravel

Alguns links nesse post são afiliados.

Planeje a sua viagem com os parceiros do blog!

 Veja as melhores ofertas de passagens áreas com a Passagens Promo.

Reserve seu hotel através do Booking.com e garanta o menor preço.

Encontre a melhor oferta para o seu seguro viagem com a Seguros Promo, ou faça uma cotação com a World Nomads para turismo de aventura.

  Reserve seus passeios com a WePlann e descubra o seu destino pagando em reais, sem IOF e em até 6x sem juros!

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais, sem IOF e em até 12x com a Rentcars.

Este post tem 30 comentários

  1. Confesso que mesmo fazendo tudo isso ainda fico com um certo medinho ou insegurança. O máximo que faço é ir a São Paulo, cidade que adoro e lá me sinto bem.

    1. Eu também fico com medinho, mas tem que ir mesmo assim, né? SP amo também! :D <3

  2. Alyssa, viajar sozinho deve ser mesmo uma aventura incrível. Meu pai resolver embarcar nesta, em julho passou 30 dias conhecendo a Europa e amou! Foi a melhor experiência da vida dele. Eu é que fiquei daqui preocupada, mas me tranquilizei ao ver que estava feliz…

    1. Nossa, que legal que seu pai resolveu fazer isso, Ana! Imagino sua preocupação, mas que bom que deu tudo certo :D

  3. Muito boas dicas, Alyssa! Começar por perto é uma boa sugestão!

    1. Dá uma segurança extra, né?

  4. Já viajei algumas vezes sozinho e foram algumas das melhores viagens que fiz. As vezes é melhor do que viajar acompanhado, pois você não depende de ninguém pra fazer nada e faz o que tiver vontade de fazer, a hora que quiser e do jeito que quiser! Claro, em determinadas situações, uma companhia faz falta (pra tirar foto de você por exemplo), mas muitas vezes não, rsrsr… Excelentes dicas, acho que todo mundo deveria ir viajar pelo menos uma vez, pra sentir a experiência…

    1. Conseguir montar o roteiro da maneira que você quiser é com certeza um dos melhores pontos positivos! Todo mundo deveria tentar uma vez mesmo :D

  5. Sempre viajo com meu marido e as vezes com minha filha. Mas vezes as férias deles não batem com as minhas e dá aquela vontade de viajar sozinha. Só que acabo não indo, por medo mesmo. Fiquei animada após ler seu post. Quem sabe crio coragem!!!

    1. Alessandra, vai para algum lugar pertinho! Em pouco tempo você já consegue perder o medo :D

  6. Eu adoro descobrir o mundo sozinha e me descobrir também! É muito legal pra fazer tudo no seu tempo, do seu jeito, e aprender a se virar nas situações adversas. Eu adoro e super recomendo! Adorei e post e espero que ele encoraje outras pessoas a viajarem sozinhas!

    1. A gente se descobre muito, realmente! Vários passeios que achei que eu não ia gostar eu amei, fiz coisas que achei que jamais faria.. É uma experiência única!

  7. Ótimas dicas, muito legal o vídeo. Eu amo viajar sozinho, acho que dá muita liberdade assim, simplesmente seguir seu coração e fazer o que você quer hahaha. Nunca tinha pensado em usar o street view antes de ir, vou fazer isso da próxima vez

    1. Usa o street view, é muuito divertido! Dá até para você comparar o que mudou hahaha

  8. Já viajei sozinha há décadas, quando tinha uns 20 anos. Também adorava ficar em albergues (a gente chamava assim kkkk). Cada turma legal que eu fazia…

    1. Turma de albergue/hostel é a melhor de todas! <3

  9. Adoro viajar sozinha, sigo todas essas dicas.

    1. Que legal, Deisy! :D

  10. Muito boas dicas. Principalmente a de usar albergues no lugar de hotel tradicional. Quem não gosta de viajar sozinho, normalmente não gosta também de ficar sozinho. E dividir a hospedagem é uma boa solução.

    1. Hostels são ótimos mesmo, sempre dá para arranjar companhia por lá :D

  11. Eu sempre viajo sozinha dentro do Brasil. Já fui pra vários estados sozinha.si. As vezes bate aquela insegurança mas enfim da tudo certo. As vezes acho ruim por não ter com quem compartilhar algumas coisas, que a gente acha incrível aí não tem ninguém.

    1. Eu também sinto um pouco de medo todas as vezes, mas sempre vale a pena!!! E o whatsapp resolve o meu problema de compartilhar rs o resto vai de selfie de tick hahaha

  12. Meninas, existe algum grupo no whats que vocês compartilham experiencias? Se sim, tenho interessar em participar.

    1. Oi, Tatiane!

      Grupo do whats não tenho, mas mando várias dicas exclusivas pela lista de e-mails!! Se quiser fazer parte é só se inscrever em um dos formulários aqui no blog (tem um na barra lateral)

      Beijos e obrigada pela visita <3

  13. ótimas dicas
    estava morrendo de medo de viajar só, mas seu post me ajudou muitíssimo

    1. Oi, Martha!

      Quando a viagem se aproxima eu sempre fico nervosa, é normal! O importante é ir com medo mesmo, na hora você vê que não tem nada demais e sua própria companhia é ótima!!! Dê uma chance <3

  14. Ótimas dicas! Estou a pensar daqui a um ano ou dois (quando tiver tempo e recursos suficientes) passar um mês, sozinha, a viajar por Itália, que é um país que eu sempre quis conhecer. Vou ter estas dicas em conta :)

    1. Madalena, Itália é o meu sonho!!!! Deve ser incrível viajar por lá!

  15. Vou viajar sozinha esse fds, confesso que estou mais encorajada, amei as dicas e comentários <3

    1. Acabei de voltar de uma viagem sozinha e foi ótima!! Espero que a sua tenha ido bem, se tiver tempo me conta como foi a experiência! :)

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Receba grátis
DICAS E OFERTAS DE VIAGEM
Faça parte da lista de e-mails do blog e receba descontos exclusivos e os nossos melhores posts diretamente na sua caixa de entrada!
EU QUERO!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu nome e e-mail para fazer parte da lista e receber o PDF grátis!
ME INSCREVER!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu dados para fazer parte da minha lista de e-mails  e receber o PDF grátis!
QUERO O PDF!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu dados para fazer parte da minha lista de e-mails  e receber o PDF grátis!
QUERO O PDF!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu dados para fazer parte da minha lista de e-mails  e receber o PDF grátis!
QUERO O PDF!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu dados para fazer parte da minha lista de e-mails  e receber o PDF grátis!
QUERO O PDF!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu dados para fazer parte da minha lista de e-mails  e receber o PDF grátis!
QUERO O PDF!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu dados para fazer parte da minha lista de e-mails  e receber o PDF grátis!
QUERO O PDF!
close-link
QUASE LÁ...
Informe seu dados para fazer parte da minha lista de e-mails  e receber o PDF grátis!
QUERO O PDF!
close-link